Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Bruno Luiz Sancadolara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Gabrielle Davi de, Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16671
Resumo: A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e são fatores importantes para a nossa sobrevivência. Segundo a pesquisa realizada através do Instituto Pró-Livro (IPL) com execução do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística Inteligência (IBOPE), no ano de 2015 o Brasil teve 56% da população se declarando como leitora. Esse resultado ainda é longe de ser o ideal, mas é um avanço significativo em comparação ao ano anterior com 6 % a menos (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). O resultado conta com seu maior peso nas crianças e adolescentes em fase escolar devido ao papel da escola em mediar a introdução à leitura. Com base nessa problemática e utilizando-se do método de Design Thinking, desenvolvemos o "Leiturê", no qual buscamos por meio do design digital incentivar a leitura de um forma didática e saudável em crianças e pré-adolescentes.
id PCAM_129770e639937a32f8e22a0f5a965371
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16671
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Batista, Bruno Luiz SancadolaraAlmeida, Gabrielle Davi deShimabukuro, Juliane Maria BortoletoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Vasconcelos, André Luiz Olzon2022-11-03T13:25:17Z2022-11-03T13:25:17Z2021-12-10http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16671NAA leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e são fatores importantes para a nossa sobrevivência. Segundo a pesquisa realizada através do Instituto Pró-Livro (IPL) com execução do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística Inteligência (IBOPE), no ano de 2015 o Brasil teve 56% da população se declarando como leitora. Esse resultado ainda é longe de ser o ideal, mas é um avanço significativo em comparação ao ano anterior com 6 % a menos (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). O resultado conta com seu maior peso nas crianças e adolescentes em fase escolar devido ao papel da escola em mediar a introdução à leitura. Com base nessa problemática e utilizando-se do método de Design Thinking, desenvolvemos o "Leiturê", no qual buscamos por meio do design digital incentivar a leitura de um forma didática e saudável em crianças e pré-adolescentes.Reading is responsible for all human beings and only emotions that are the most important banal gestures of experience, characteristics that move our existence to the noise of connection with everything and with ourselves and are factors for our survival. According to research carried out by the Instituto Pró-Livro (IPL) with the execution of the Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics Intelligence (IBOPE), in 2015 Brazil had 56% of the population declaring itself as a reader. This result is still longer than ideal, but it is a significant advance compared to the previous year with 6% less (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). The result has its greatest weight in school children and adolescents due to the school's role in mediating the introduction to reading. Based on this problem and using the thinking method of thinking, we developed Leiturê, in which we seek through digital design to encourage reading in a didactic and healthy way in children and pre-teens.porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)DesignInfantojuvenilLeituraLeiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMPNANACentro de Linguagem e Comunicação (CLC)Não se aplicaOnlineDesign DigitalLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16671/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALclc_designdigital_tcc_batista_bls.pdfclc_designdigital_tcc_batista_bls.pdfapplication/pdf51778194http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16671/1/clc_designdigital_tcc_batista_bls.pdfabca1f3e84db152eaff5545579cb4ca1MD51123456789/166712023-05-02 10:08:29.374oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-05-02T13:08:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
title Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
spellingShingle Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
Batista, Bruno Luiz Sancadolara
Design
Infantojuvenil
Leitura
title_short Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
title_full Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
title_fullStr Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
title_full_unstemmed Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
title_sort Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
author Batista, Bruno Luiz Sancadolara
author_facet Batista, Bruno Luiz Sancadolara
Almeida, Gabrielle Davi de
Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto
author_role author
author2 Almeida, Gabrielle Davi de
Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto
author2_role author
author
dc.contributor.institution.pt_BR.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Bruno Luiz Sancadolara
Almeida, Gabrielle Davi de
Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, André Luiz Olzon
contributor_str_mv Vasconcelos, André Luiz Olzon
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Infantojuvenil
Leitura
topic Design
Infantojuvenil
Leitura
description A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e são fatores importantes para a nossa sobrevivência. Segundo a pesquisa realizada através do Instituto Pró-Livro (IPL) com execução do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística Inteligência (IBOPE), no ano de 2015 o Brasil teve 56% da população se declarando como leitora. Esse resultado ainda é longe de ser o ideal, mas é um avanço significativo em comparação ao ano anterior com 6 % a menos (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). O resultado conta com seu maior peso nas crianças e adolescentes em fase escolar devido ao papel da escola em mediar a introdução à leitura. Com base nessa problemática e utilizando-se do método de Design Thinking, desenvolvemos o "Leiturê", no qual buscamos por meio do design digital incentivar a leitura de um forma didática e saudável em crianças e pré-adolescentes.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-03T13:25:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-03T13:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16671
dc.identifier.lattes.pt_BR.fl_str_mv NA
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16671
identifier_str_mv NA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16671/2/license.txt
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16671/1/clc_designdigital_tcc_batista_bls.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
abca1f3e84db152eaff5545579cb4ca1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790736397533184