Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16671 |
Resumo: | A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e são fatores importantes para a nossa sobrevivência. Segundo a pesquisa realizada através do Instituto Pró-Livro (IPL) com execução do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística Inteligência (IBOPE), no ano de 2015 o Brasil teve 56% da população se declarando como leitora. Esse resultado ainda é longe de ser o ideal, mas é um avanço significativo em comparação ao ano anterior com 6 % a menos (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). O resultado conta com seu maior peso nas crianças e adolescentes em fase escolar devido ao papel da escola em mediar a introdução à leitura. Com base nessa problemática e utilizando-se do método de Design Thinking, desenvolvemos o "Leiturê", no qual buscamos por meio do design digital incentivar a leitura de um forma didática e saudável em crianças e pré-adolescentes. |
id |
PUC_CAMP-5_129770e639937a32f8e22a0f5a965371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16671 |
network_acronym_str |
PUC_CAMP-5 |
network_name_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository_id_str |
|
spelling |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiroDesignInfantojuvenilLeituraA leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e são fatores importantes para a nossa sobrevivência. Segundo a pesquisa realizada através do Instituto Pró-Livro (IPL) com execução do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística Inteligência (IBOPE), no ano de 2015 o Brasil teve 56% da população se declarando como leitora. Esse resultado ainda é longe de ser o ideal, mas é um avanço significativo em comparação ao ano anterior com 6 % a menos (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). O resultado conta com seu maior peso nas crianças e adolescentes em fase escolar devido ao papel da escola em mediar a introdução à leitura. Com base nessa problemática e utilizando-se do método de Design Thinking, desenvolvemos o "Leiturê", no qual buscamos por meio do design digital incentivar a leitura de um forma didática e saudável em crianças e pré-adolescentes.Reading is responsible for all human beings and only emotions that are the most important banal gestures of experience, characteristics that move our existence to the noise of connection with everything and with ourselves and are factors for our survival. According to research carried out by the Instituto Pró-Livro (IPL) with the execution of the Brazilian Institute of Public Opinion and Statistics Intelligence (IBOPE), in 2015 Brazil had 56% of the population declaring itself as a reader. This result is still longer than ideal, but it is a significant advance compared to the previous year with 6% less (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). The result has its greatest weight in school children and adolescents due to the school's role in mediating the introduction to reading. Based on this problem and using the thinking method of thinking, we developed Leiturê, in which we seek through digital design to encourage reading in a didactic and healthy way in children and pre-teens.Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Vasconcelos, André Luiz OlzonPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Batista, Bruno Luiz SancadolaraAlmeida, Gabrielle Davi deShimabukuro, Juliane Maria Bortoleto2022-11-03T13:25:17Z2022-11-03T13:25:17Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16671NAporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2023-05-02T13:08:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16671Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2023-05-02T13:08:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro |
title |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro |
spellingShingle |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro Batista, Bruno Luiz Sancadolara Design Infantojuvenil Leitura |
title_short |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro |
title_full |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro |
title_fullStr |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro |
title_full_unstemmed |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro |
title_sort |
Leiturê: o design digital como ferramenta de incentivo a leitura para o público infantojuvenil brasileiro |
author |
Batista, Bruno Luiz Sancadolara |
author_facet |
Batista, Bruno Luiz Sancadolara Almeida, Gabrielle Davi de Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Gabrielle Davi de Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vasconcelos, André Luiz Olzon Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Bruno Luiz Sancadolara Almeida, Gabrielle Davi de Shimabukuro, Juliane Maria Bortoleto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Infantojuvenil Leitura |
topic |
Design Infantojuvenil Leitura |
description |
A leitura é responsável por desencadear ações e emoções que são mais do que apenas meros gestos banais da vivência humana, são características que movem a nossa existência ao rumo da conexão com o todo e consigo mesmo e são fatores importantes para a nossa sobrevivência. Segundo a pesquisa realizada através do Instituto Pró-Livro (IPL) com execução do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística Inteligência (IBOPE), no ano de 2015 o Brasil teve 56% da população se declarando como leitora. Esse resultado ainda é longe de ser o ideal, mas é um avanço significativo em comparação ao ano anterior com 6 % a menos (INSTITUTO PRÓ LIVRO, 2016). O resultado conta com seu maior peso nas crianças e adolescentes em fase escolar devido ao papel da escola em mediar a introdução à leitura. Com base nessa problemática e utilizando-se do método de Design Thinking, desenvolvemos o "Leiturê", no qual buscamos por meio do design digital incentivar a leitura de um forma didática e saudável em crianças e pré-adolescentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-10 2022-11-03T13:25:17Z 2022-11-03T13:25:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16671 NA |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16671 |
identifier_str_mv |
NA |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
collection |
Repositório Institucional PUC-Campinas |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1798415794375229440 |