Avaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Elisabete de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16788
Resumo: Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil, com o objetivo de mapear e analisar as tendências da produção científica brasileira no período de 1993 a 2021. A Educação Infantil conquistou relevância após a Constituição Federal de 1988 e legislações subsequentes. Para averiguar se as diretrizes estabelecidas em lei estavam sendo cumpridas e desta forma garantir os padrões de qualidade da educação, foi determinada a realização de avaliações em todos os níveis de ensino, inclusive na educação das crianças pequenas. Dessa forma, começa a ser delineada a trajetória deste novo campo de estudos, a avaliação na Educação Infantil, que ganha impulso a partir do final da década de 1990, despertando o interesse de pesquisadores e da comunidade acadêmica. Para possibilitar a compreensão dessa trajetória, foi realizado um breve levantamento da história da Educação Infantil no Brasil, seguido de uma meta-análise de três trabalhos pioneiros do tipo estado da arte que compreendem juntos o período de 1993 a 2012, com o objetivo de interpretar como vinha se delineando o tema da avaliação da Educação Infantil. Em seguida, foi realizada a análise dos artigos científicos inventariados nas principais bases de dados que compreendem o período de 2013 a 2021, complementando dessa forma, os achados referentes ao período de 1993 a 2012. Esta modalidade de análise denominada estado da arte tem como objetivo reunir as conclusões de diversos estudos, apontando tendências e lacunas no campo de conhecimento, e permitiu, no escopo da presente dissertação, identificar um movimento de mudança: se no início o foco da avaliação se detinha na análise das práticas e significados da avaliação da aprendizagem, esse foco se deslocou passando a investigar outros objetos, além da sala de aula, como a avaliação institucional, avaliação de sistemas e avaliação de projetos, políticas e programas. A pesquisa aponta uma mudança de paradigma em que a avaliação deixou de ser vista pela maioria dos pesquisadores como cerceadora ou controladora, passando a ser reconhecida como um instrumento capaz de fornecer dados com o potencial de contribuir para uma melhoria na qualidade da educação das crianças pequenas.
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spelling Garcia, Elisabete de OliveiraPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Flores, Adolfo Ignacio Calderón2023-04-12T11:33:57Z2023-04-12T11:33:57Z2023-02-14http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167883309448160842310Esta dissertação realiza um estudo do tipo estado da arte que visa identificar o que apontam os trabalhos científicos brasileiros sobre avaliação da Educação Infantil, com o objetivo de mapear e analisar as tendências da produção científica brasileira no período de 1993 a 2021. A Educação Infantil conquistou relevância após a Constituição Federal de 1988 e legislações subsequentes. Para averiguar se as diretrizes estabelecidas em lei estavam sendo cumpridas e desta forma garantir os padrões de qualidade da educação, foi determinada a realização de avaliações em todos os níveis de ensino, inclusive na educação das crianças pequenas. Dessa forma, começa a ser delineada a trajetória deste novo campo de estudos, a avaliação na Educação Infantil, que ganha impulso a partir do final da década de 1990, despertando o interesse de pesquisadores e da comunidade acadêmica. Para possibilitar a compreensão dessa trajetória, foi realizado um breve levantamento da história da Educação Infantil no Brasil, seguido de uma meta-análise de três trabalhos pioneiros do tipo estado da arte que compreendem juntos o período de 1993 a 2012, com o objetivo de interpretar como vinha se delineando o tema da avaliação da Educação Infantil. Em seguida, foi realizada a análise dos artigos científicos inventariados nas principais bases de dados que compreendem o período de 2013 a 2021, complementando dessa forma, os achados referentes ao período de 1993 a 2012. Esta modalidade de análise denominada estado da arte tem como objetivo reunir as conclusões de diversos estudos, apontando tendências e lacunas no campo de conhecimento, e permitiu, no escopo da presente dissertação, identificar um movimento de mudança: se no início o foco da avaliação se detinha na análise das práticas e significados da avaliação da aprendizagem, esse foco se deslocou passando a investigar outros objetos, além da sala de aula, como a avaliação institucional, avaliação de sistemas e avaliação de projetos, políticas e programas. A pesquisa aponta uma mudança de paradigma em que a avaliação deixou de ser vista pela maioria dos pesquisadores como cerceadora ou controladora, passando a ser reconhecida como um instrumento capaz de fornecer dados com o potencial de contribuir para uma melhoria na qualidade da educação das crianças pequenas.This dissertation carries out a state-of-the-art study that aims to identify what Brazilian scientific works on evaluation of Early Childhood Education point to, with the objective of mapping and analyzing the trends of Brazilian scientific production in the period from 1993 to 2021. Early Childhood Education gained relevance after the Federal Constitution of 1988 and subsequent legislation. In order to verify whether the guidelines established by law were being complied with and thus guarantee the quality standards of education, evaluations were determined at all levels of education, including in the education of young children. Thus, the trajectory of this new field of studies, the evaluation in Early Childhood Education, begins to be outlined, which gains momentum from the end of the 1990s, arousing the interest of researchers and the academic community. To enable the understanding of this trajectory, a brief survey of the history of Early Childhood Education in Brazil was carried out, followed by a meta-analysis of three state-of-the-art pioneering works that together comprise the period from 1993 to 2012, with the objective of interpreting how the theme of the evaluation of Early Childhood Education had been delineated. Then, the analysis of the scientific articles inventoried in the main databases that comprise the period from 2013 to 2021 was carried out, thus complementing the findings referring to the period from 1993 to 2012. This modality of analysis called state of the art aims to gather the conclusions of several studies, pointing out trends and gaps in the field of knowledge, and allowed, in the scope of this dissertation, to identify a movement of change: if at the beginning the focus of the evaluation was on the analysis of the practices and meanings of learning evaluation, this focus shifted to investigate other objects, besides the classroom, such as institutional evaluation, systems evaluation and evaluation of projects, policies and programs. The research points to a paradigm shift in which evaluation is no longer seen by most researchers as limiting or controlling, but is recognized as an instrument capable of providing data with the potential to contribute to an improvement in the quality of education of young children.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Avaliação EducacionalEducação InfantilInfânciaEducational EvaluationEarly Childhood EducationChildhoodAvaliação da educação infantil: Meta-análise e análise da produção do conhecimento no campo da avaliação da Educação Infantil (1993-2021)Evaluation of early childhood education: Meta-analysis and analysis of the production of the knowledge in the field of evaluation of Early Childhood Education (1993-2021)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4931639185143968Rios, Monica Piccione GomesBorges, Regilson Maciel87945654841001514262613256144204Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)EducaçãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16788/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgedu_dissertação_garcia_eo.pdfcchsa_ppgedu_dissertação_garcia_eo.pdfapplication/pdf1227108http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16788/1/cchsa_ppgedu_disserta%c3%a7%c3%a3o_garcia_eo.pdf4905eb6f71735dd5c89a1a8384919074MD51Trabalho Indisponível (Termo de publicação).pdfTrabalho Indisponível (Termo de publicação).pdfapplication/pdf86170http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16788/3/Trabalho%20Indispon%c3%advel%20%28Termo%20de%20publica%c3%a7%c3%a3o%29.pdfd551927ae6ab84784d05be826c4b168aMD53123456789/167882023-04-12 08:33:57.901oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-04-12T11:33:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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