Problemáticos ou invisíveis: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Natália Del Ponte de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15918
Resumo: Objetivamos, na presente pesquisa, que se insere no contexto dos estudos sobre relações intergeracionais e sobre preconceitos contra adolescentes, investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes dos dias de hoje. Entrevistamos, individualmente, seis idosos, utilizando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Registramos tais encontros de memória, em momento posterior, por meio da elaboração de narrativas transferenciais. A consideração psicanalítica do conjunto das narrativas, dos desenhos e das histórias permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional, ou inconscientes relativos: Seres Problemáticos e Seres Negados . O quadro geral indica que os participantes tendem a imaginar os adolescentes como pessoas problemáticas, seja vendo-os como vítimas da falta de apoio dos adultos, seja considerando-os como seres intrinsecamente negativos. Ou, então, negam a adolescência, no sentido de não reconhecerem os adolescentes como coletivo social passível de ser identificado. Concluímos que prevalece, portanto, uma visão que pode ser considerada preconceituosa, justificando a realização de novas investigações.
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description Objetivamos, na presente pesquisa, que se insere no contexto dos estudos sobre relações intergeracionais e sobre preconceitos contra adolescentes, investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes dos dias de hoje. Entrevistamos, individualmente, seis idosos, utilizando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Registramos tais encontros de memória, em momento posterior, por meio da elaboração de narrativas transferenciais. A consideração psicanalítica do conjunto das narrativas, dos desenhos e das histórias permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional, ou inconscientes relativos: Seres Problemáticos e Seres Negados . O quadro geral indica que os participantes tendem a imaginar os adolescentes como pessoas problemáticas, seja vendo-os como vítimas da falta de apoio dos adultos, seja considerando-os como seres intrinsecamente negativos. Ou, então, negam a adolescência, no sentido de não reconhecerem os adolescentes como coletivo social passível de ser identificado. Concluímos que prevalece, portanto, uma visão que pode ser considerada preconceituosa, justificando a realização de novas investigações.
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