Problemáticos ou invisíveis: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15918 |
Resumo: | Objetivamos, na presente pesquisa, que se insere no contexto dos estudos sobre relações intergeracionais e sobre preconceitos contra adolescentes, investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes dos dias de hoje. Entrevistamos, individualmente, seis idosos, utilizando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Registramos tais encontros de memória, em momento posterior, por meio da elaboração de narrativas transferenciais. A consideração psicanalítica do conjunto das narrativas, dos desenhos e das histórias permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional, ou inconscientes relativos: Seres Problemáticos e Seres Negados . O quadro geral indica que os participantes tendem a imaginar os adolescentes como pessoas problemáticas, seja vendo-os como vítimas da falta de apoio dos adultos, seja considerando-os como seres intrinsecamente negativos. Ou, então, negam a adolescência, no sentido de não reconhecerem os adolescentes como coletivo social passível de ser identificado. Concluímos que prevalece, portanto, uma visão que pode ser considerada preconceituosa, justificando a realização de novas investigações. |
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Problemáticos ou invisíveis: o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentesTroublemakers or invisibles: the collective imaginary of elderly about teenagersadolescentesidososimaginários coletivosrelações intergeracionaisteenagerselderlycollective imaginaryintergenerational relationsObjetivamos, na presente pesquisa, que se insere no contexto dos estudos sobre relações intergeracionais e sobre preconceitos contra adolescentes, investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes dos dias de hoje. Entrevistamos, individualmente, seis idosos, utilizando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Registramos tais encontros de memória, em momento posterior, por meio da elaboração de narrativas transferenciais. A consideração psicanalítica do conjunto das narrativas, dos desenhos e das histórias permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional, ou inconscientes relativos: Seres Problemáticos e Seres Negados . O quadro geral indica que os participantes tendem a imaginar os adolescentes como pessoas problemáticas, seja vendo-os como vítimas da falta de apoio dos adultos, seja considerando-os como seres intrinsecamente negativos. Ou, então, negam a adolescência, no sentido de não reconhecerem os adolescentes como coletivo social passível de ser identificado. Concluímos que prevalece, portanto, uma visão que pode ser considerada preconceituosa, justificando a realização de novas investigações.The present essay is included in the studies about intergenerational relationships and discriminations against teenagers. It aimed to investigate, in a psychoanalytic view, the collective imaginary of elderly people about the nowadays teenagers . The methodology consisted of individual interviews, performed with six elderly persons, using the Procedure Drawings-Story with Theme as a dialogue mediator. After each interview, psychoanalytic narratives were written and considered together with the drawings-stories made by the participants. We created/found two affective-emotional sense fields, or relative unconscious, named The Troublemakers and The Denied Beings . The results indicated that the participants tended to imagine the teenagers as complicated people, sometimes seeing them as victims due to the missing support they didn t receive from the adults or, because they see the teenagers as intrinsically bad people. They also tended to deny the adolescence, not recognizing the teenagers as a social collective group. The conclusion indicated a prejudiced point of view that justifies additional investigations.PUC-CampinasVaisberg, Tania Maria Jose AielloPontifícia Universidade Católica de CampinasAssis, Natália Del Ponte de2022-02-16T18:58:56Z2022-02-16T18:58:56Z2014-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/159185628492845879944porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:16Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15918Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:16Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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Objetivamos, na presente pesquisa, que se insere no contexto dos estudos sobre relações intergeracionais e sobre preconceitos contra adolescentes, investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de idosos sobre adolescentes dos dias de hoje. Entrevistamos, individualmente, seis idosos, utilizando o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Registramos tais encontros de memória, em momento posterior, por meio da elaboração de narrativas transferenciais. A consideração psicanalítica do conjunto das narrativas, dos desenhos e das histórias permitiu a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional, ou inconscientes relativos: Seres Problemáticos e Seres Negados . O quadro geral indica que os participantes tendem a imaginar os adolescentes como pessoas problemáticas, seja vendo-os como vítimas da falta de apoio dos adultos, seja considerando-os como seres intrinsecamente negativos. Ou, então, negam a adolescência, no sentido de não reconhecerem os adolescentes como coletivo social passível de ser identificado. Concluímos que prevalece, portanto, uma visão que pode ser considerada preconceituosa, justificando a realização de novas investigações. |
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