Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15381 |
Resumo: | O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da formação do professor e do perfil do idoso na sociedade moderna, bem como analisar o aumento da população idosa no Brasil e suas repercussões para os campos sociais. Aos idosos desfavorecidos economicamente somam-se decorrências sociais da vida não produtiva que, muitas vezes, os impedem de encontrarem maior espaço de valorização social. Essas mudanças já estão repercutindo nas políticas públicas. Nesta pesquisa abordam-se a presença dos idosos nas salas de alfabetização de Educação de jovens e Adultos, bem como o papel fundamental do pedagogo nesse processo de reflexão e o paradigma que excluí a participação dos educandos mais velhos no setor produtivo. O levantamento bibliográfico e análise documental das legislações referente aos idosos apresentados propiciam ao pedagogo desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem, conhecendo a realidade social, psicológica e biológica dos educandos. Para isso é necessário atualizar-se constantemente em outros campos científicos. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente, no curso de Pedagogia, que vise o educador social e que possibilite a construção de conhecimentos para o desenvolvimento do educador consciente dos desafios impostos à educação, no sentido de contribuir com uma educação mais humana. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. |
id |
PCAM_1ff113bca3976f996fce4f97ad51dfd4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15381 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Marques, Denise TravassosPontifícia Universidade Católica de CampinasPachane, Graziela Giusti2022-02-16T18:13:15Z2022-02-16T18:13:15Z2009-02-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153814306032929672838O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da formação do professor e do perfil do idoso na sociedade moderna, bem como analisar o aumento da população idosa no Brasil e suas repercussões para os campos sociais. Aos idosos desfavorecidos economicamente somam-se decorrências sociais da vida não produtiva que, muitas vezes, os impedem de encontrarem maior espaço de valorização social. Essas mudanças já estão repercutindo nas políticas públicas. Nesta pesquisa abordam-se a presença dos idosos nas salas de alfabetização de Educação de jovens e Adultos, bem como o papel fundamental do pedagogo nesse processo de reflexão e o paradigma que excluí a participação dos educandos mais velhos no setor produtivo. O levantamento bibliográfico e análise documental das legislações referente aos idosos apresentados propiciam ao pedagogo desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem, conhecendo a realidade social, psicológica e biológica dos educandos. Para isso é necessário atualizar-se constantemente em outros campos científicos. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente, no curso de Pedagogia, que vise o educador social e que possibilite a construção de conhecimentos para o desenvolvimento do educador consciente dos desafios impostos à educação, no sentido de contribuir com uma educação mais humana. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.This present work aims at understanding why and how the educator.s education concerning the literacy of Young and Adults can influence the educator.s performance committed to human dignity and improving the knowledge about the educator.s education and about the elders. profile in the modern society, as well as analyzing the population growth of elders in Brazil and its repercussions to the social fields. It should be added to the economically poor elders the social consequences of an unproductive live which, most of the times, refrain them from conquering a better social life. These changes have had considerable impacts on the public policies. This study aims at taking a good look at the presence of elders in the literacy classrooms of the Education Program for Elders, as well as at the main role of the educators in the process of thinking and the paradigm which excludes the elders from the productive sectors. The document survey and the document analysis of the legislation relative to the elder as described in the work, give the educator the opportunity of performing the role of mediator and negotiator of the learning process, getting to know the social, psychological and biological conditions of the elderly student. For that, it is necessary for the educator to constantly update his or her knowledge of other scientific fields. The starting assumption is that the answers to the challenges facing the contemporary world demand the educators. education as a social educator, as well as the construction of knowledge that make the educators. development possible in order to consciously face the challenges put before the education of the society with the aim of contributing with a more humanitarian education. This work has been developed as part of the Research Program for Education Practices and for the Educators. Education, together with ICCON Research Group (Interdisciplinary and Constructive Knowledge) Post-graduation Program in Education at Pontifícia Universidade Católica de Campinas.porPUC-Campinaspráticas pedagógicasformação docentealfabetizaçãoidosospedagogical practicesliteracyeldersEducação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idososYoung and adult education: a perspective of literacy with eldersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4049705154151062Caro, Sueli Maria PessagnoAraujo, Elizabeth Adorno de30310640203420914905266424159579CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Denise_TM.pdfcchsa_ppgedu_me_Denise_TM.pdfapplication/pdf1382327http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15381/1/cchsa_ppgedu_me_Denise_TM.pdf8e58d8fa8e4a2d0cc2e2505dc3f9eb49MD51123456789/153812022-09-02 11:36:25.986oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15381Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Young and adult education: a perspective of literacy with elders |
title |
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos Marques, Denise Travassos práticas pedagógicas formação docente alfabetização idosos pedagogical practices literacy elders |
title_short |
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos |
title_full |
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos |
title_sort |
Educação de jovens e adultos: uma perspectiva de alfabetização com idosos |
author |
Marques, Denise Travassos |
author_facet |
Marques, Denise Travassos |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Denise Travassos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pachane, Graziela Giusti |
contributor_str_mv |
Pachane, Graziela Giusti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas pedagógicas formação docente alfabetização idosos pedagogical practices literacy elders |
topic |
práticas pedagógicas formação docente alfabetização idosos pedagogical practices literacy elders |
description |
O presente trabalho visa compreender porque e como a formação do docente na Educação de Jovens e Adultos pode exercer influência na ação do educador comprometido com a dignidade humana e aprofundar os conhecimentos da formação do professor e do perfil do idoso na sociedade moderna, bem como analisar o aumento da população idosa no Brasil e suas repercussões para os campos sociais. Aos idosos desfavorecidos economicamente somam-se decorrências sociais da vida não produtiva que, muitas vezes, os impedem de encontrarem maior espaço de valorização social. Essas mudanças já estão repercutindo nas políticas públicas. Nesta pesquisa abordam-se a presença dos idosos nas salas de alfabetização de Educação de jovens e Adultos, bem como o papel fundamental do pedagogo nesse processo de reflexão e o paradigma que excluí a participação dos educandos mais velhos no setor produtivo. O levantamento bibliográfico e análise documental das legislações referente aos idosos apresentados propiciam ao pedagogo desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem, conhecendo a realidade social, psicológica e biológica dos educandos. Para isso é necessário atualizar-se constantemente em outros campos científicos. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente, no curso de Pedagogia, que vise o educador social e que possibilite a construção de conhecimentos para o desenvolvimento do educador consciente dos desafios impostos à educação, no sentido de contribuir com uma educação mais humana. Este trabalho foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, junto ao Grupo de Pesquisa ICCON (Interdisciplinaridade e Construção do Conhecimento) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:13:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15381 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
4306032929672838 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15381 |
identifier_str_mv |
4306032929672838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15381/1/cchsa_ppgedu_me_Denise_TM.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e58d8fa8e4a2d0cc2e2505dc3f9eb49 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790733067255808 |