O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16786 |
Resumo: | O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na primeira metade da década de 2010, viabilizou o ingresso de alunos com perfil socioeconômico vulnerável e, ao mesmo tempo, fomentou a financeirização de Instituições de Ensino Superior privadas. Esta tese focaliza as consequências, para o segmento educacional, do progressivo encolhimento do Fies a partir de 2015, bem como as estratégias comerciais adotadas por empresas educacionais para minimizar os impactos deste encolhimento no processo de captação de alunos. O objetivo desta tese é, portanto, compreender as consequências do forte encolhimento do Programa para o segmento educacional e esmiuçar as alternativas comerciais implementadas pelos grupos educacionais do setor. Trata-se de uma pesquisa documental, com caráter explicativo, realizada por meio de materiais diversos que nortearam a investigação, para enfrentar, de maneira dialética, as contradições e conflitos do Fies como política pública. A tese demonstra que na míngua de fontes públicas estatais de financiamento estudantil, a continuidade do processo de expansão e a manutenção dos resultados financeiros das empresas educacionais foi viabilizada por duas estratégias comerciais centrais, quais sejam, o aumento da oferta de cursos na modalidade de ensino a distância, com mensalidades sensivelmente mais baratas, e a oferta de fontes privadas de financiamento estudantil pelas empresas educacionais. |
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Scudeler, Marcelo AugustoPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Tassoni, Elvira Cristina Martins2023-04-11T14:49:49Z2023-04-11T14:49:49Z2022-12-06http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/167868716043497593327O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma política de financiamento público direcionada para estudantes, com foco em ampliar e diversificar o acesso e a permanência na educação superior que, especialmente na primeira metade da década de 2010, viabilizou o ingresso de alunos com perfil socioeconômico vulnerável e, ao mesmo tempo, fomentou a financeirização de Instituições de Ensino Superior privadas. Esta tese focaliza as consequências, para o segmento educacional, do progressivo encolhimento do Fies a partir de 2015, bem como as estratégias comerciais adotadas por empresas educacionais para minimizar os impactos deste encolhimento no processo de captação de alunos. O objetivo desta tese é, portanto, compreender as consequências do forte encolhimento do Programa para o segmento educacional e esmiuçar as alternativas comerciais implementadas pelos grupos educacionais do setor. Trata-se de uma pesquisa documental, com caráter explicativo, realizada por meio de materiais diversos que nortearam a investigação, para enfrentar, de maneira dialética, as contradições e conflitos do Fies como política pública. A tese demonstra que na míngua de fontes públicas estatais de financiamento estudantil, a continuidade do processo de expansão e a manutenção dos resultados financeiros das empresas educacionais foi viabilizada por duas estratégias comerciais centrais, quais sejam, o aumento da oferta de cursos na modalidade de ensino a distância, com mensalidades sensivelmente mais baratas, e a oferta de fontes privadas de financiamento estudantil pelas empresas educacionais.The Student Financing Fund (Fies) is a public financing policy aimed at students, focused on expanding and diversifying access to and permanence in higher education which, especially in the first half of the 2010, was it possible for students with a vulnerable socio economic situation and, at the same time, fostered the financialization of private Higher Education Institutions. This theses focus on the consequences, for the educational segment, of the progressive shrinkage of Fies since 2015, as well as the commercial strategies adopted by educational companies to minimize the impacts of this shrinkage on the process of attracting students. The objective of this thesis is, therefore, to understand the consequences of the relevant shrinkage of the Program for the educational segment and to scrutinize the commercial alternatives implemented by the educational groups in the sector. This is a documentary research, with an explanatory character, carried out through different materials that guided the investigation, to face, in a dialectical way, the contradictions and conflicts of Fies as a public policy. The thesis intends to demonstrate that in the absence of state public sources of student financing, the continuity of the expansion process and the maintenance of the financial results of educational companies was possible by two central commercial strategies, namely, the supply offer of courses in the distance learning, with significantly cheaper monthly fees, and the offer of private sources of student financing by educational companiesNão recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Educação SuperiorPolíticas PúblicasFinanciamento EstudantilFundo de Financiamento Estudantil (FIES)Higher EducationPublic PolicyStudent FinancingStudent Financing Fund (Fies)O FIES e as estratégias dos grupos empresariais da educação superior frente à redução dos contratos de financiamento públicoFIES and the strategies of higher education business groups in the face of the reduction in public funding contractsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7025380679558216Flores, Adolfo Ignácio CalderónSampaio, HelenaPires, AndréBarbosa, Maria Ligia de Oliveira4931639185143968311877775447523924896977405130295436482713562659Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)EducaçãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16786/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgedu_tese_scudeler_ma.pdfcchsa_ppgedu_tese_scudeler_ma.pdfapplication/pdf2392848http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16786/1/cchsa_ppgedu_tese_scudeler_ma.pdf441d253268172119c12f8c5180ca9400MD51123456789/167862023-04-11 11:49:49.711oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-04-11T14:49:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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