Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Edivaldo Cesar Camarotti
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15461
Resumo: O projeto de pesquisa foi desenvolvido no curso de pós-graduação scricto sensu, mestrado em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Está enquadrado no campo das ciências sociais, especificamente na área da Educação, na linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação. Teve como objetivo estudar as boas práticas escolares e os fatores de alto desempenho em escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social. Para atingir os objetivos propostos foi realizada a revisão da literatura especializada, estabelecendo-se o chamado Estado da Questão. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo para coleta de dados empíricos, por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais com diretores, professores, funcionários, alunos e pais, em duas escolas da rede municipal de ensino, em Ferraz de Vasconcelos, selecionadas de acordo com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2011 e com base no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Dentre essas escolas, uma apresentou alto desempenho em 2011, outra, baixo desempenho. Ambas as unidades escolares estão localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social. Em termos metodológicos, adotaram-se princípios durkheinianos e weberianos, clássicos da sociologia da educação, para fundamentar os alicerces teóricos da pesquisa. Identificaram-se quatorze boas práticas escolares e quinze fatores de alto desempenho na escola de alta vulnerabilidade social. Evidenciou-se que as boas práticas e fatores escolares relacionados com as práticas pedagógicas, são os que mais influenciam os resultados da escola de alta vulnerabilidade social, seguido dos recursos escolares, da gestão e do clima escolar.
id PCAM_24e10fca7f33fb8ee14ab0f2c41c1fc5
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15461
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Martins, Edivaldo Cesar CamarottiPontifícia Universidade Católica de CampinasCalderón, Adolfo Ignacio2022-02-16T18:14:51Z2022-02-16T18:14:51Z2015-02-26http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154619715997843976204O projeto de pesquisa foi desenvolvido no curso de pós-graduação scricto sensu, mestrado em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Está enquadrado no campo das ciências sociais, especificamente na área da Educação, na linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação. Teve como objetivo estudar as boas práticas escolares e os fatores de alto desempenho em escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social. Para atingir os objetivos propostos foi realizada a revisão da literatura especializada, estabelecendo-se o chamado Estado da Questão. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo para coleta de dados empíricos, por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais com diretores, professores, funcionários, alunos e pais, em duas escolas da rede municipal de ensino, em Ferraz de Vasconcelos, selecionadas de acordo com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2011 e com base no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Dentre essas escolas, uma apresentou alto desempenho em 2011, outra, baixo desempenho. Ambas as unidades escolares estão localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social. Em termos metodológicos, adotaram-se princípios durkheinianos e weberianos, clássicos da sociologia da educação, para fundamentar os alicerces teóricos da pesquisa. Identificaram-se quatorze boas práticas escolares e quinze fatores de alto desempenho na escola de alta vulnerabilidade social. Evidenciou-se que as boas práticas e fatores escolares relacionados com as práticas pedagógicas, são os que mais influenciam os resultados da escola de alta vulnerabilidade social, seguido dos recursos escolares, da gestão e do clima escolar.The research project was developed in the strict sensu post-graduate course, master's degree in Education at the Catholic University of Campinas. It is framed in the field of Social Sciences, specifically in the area of Education, in the line of research: Public Policy in Education. It aimed to study the good school practices and high performance factors in schools located in high social vulnerability regions. In order to achieve the proposed objectives a review of the literature was carried out, establishing the so-called the State of the Question. Then there was a field survey to collect empirical data through semi-structured interviews and focus groups with principals, teachers, staff, students and parents in two schools in the municipal schools in Ferraz de Vasconcelos, selected according to the results of the Basic Education Development Index 2011 and based in São Paulo Social Vulnerability Index, of the State System of Data Analysis Foundation. Among these schools, one had high performance in 2011, and the other one, low performance. Both school units are located in highly vulnerable regions. In terms of methodology we adopted Durkheimian and Weberian principles, classics of Sociology of Education, to support the theoretical foundations of the research. We identified fourteen good school practices and fifteen high performance factors in the school of high social vulnerability. It was evident that good practice and school factors related to pedagogical practices were what most influenced the outcomes of high social vulnerability school, followed by school resources, management and school climateporPUC-Campinasboas práticas escolaresfatores de alto desempenhoIDEBalta vulnerabilidade socialescola eficazgood school practiceshigh performance factorsIDEBhigh social vulnerabilityeffective schoolConstruindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade socialBuilding an effective school: good school practices and high performance factors in high social vulnerability schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2181821122340489Ferreira, António Gomes AlvesFini, Maria Inês54587649532519168658366834342554CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Edivaldo_CCM.pdfcchsa_ppgedu_me_Edivaldo_CCM.pdfapplication/pdf3064198http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15461/1/cchsa_ppgedu_me_Edivaldo_CCM.pdfa040665bf8fcbd4f6cf2a8966355ce34MD51123456789/154612022-09-02 11:36:28.975oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15461Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Building an effective school: good school practices and high performance factors in high social vulnerability schools
title Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
spellingShingle Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
Martins, Edivaldo Cesar Camarotti
boas práticas escolares
fatores de alto desempenho
IDEB
alta vulnerabilidade social
escola eficaz
good school practices
high performance factors
IDEB
high social vulnerability
effective school
title_short Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
title_full Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
title_fullStr Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
title_full_unstemmed Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
title_sort Construindo uma escola eficaz: boas práticas escolares e fatores de alto desempenho em escolas de alta vulnerabilidade social
author Martins, Edivaldo Cesar Camarotti
author_facet Martins, Edivaldo Cesar Camarotti
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Edivaldo Cesar Camarotti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Calderón, Adolfo Ignacio
contributor_str_mv Calderón, Adolfo Ignacio
dc.subject.por.fl_str_mv boas práticas escolares
fatores de alto desempenho
IDEB
alta vulnerabilidade social
escola eficaz
good school practices
high performance factors
IDEB
high social vulnerability
effective school
topic boas práticas escolares
fatores de alto desempenho
IDEB
alta vulnerabilidade social
escola eficaz
good school practices
high performance factors
IDEB
high social vulnerability
effective school
description O projeto de pesquisa foi desenvolvido no curso de pós-graduação scricto sensu, mestrado em educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Está enquadrado no campo das ciências sociais, especificamente na área da Educação, na linha de pesquisa: Políticas Públicas em Educação. Teve como objetivo estudar as boas práticas escolares e os fatores de alto desempenho em escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social. Para atingir os objetivos propostos foi realizada a revisão da literatura especializada, estabelecendo-se o chamado Estado da Questão. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo para coleta de dados empíricos, por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais com diretores, professores, funcionários, alunos e pais, em duas escolas da rede municipal de ensino, em Ferraz de Vasconcelos, selecionadas de acordo com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2011 e com base no Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Dentre essas escolas, uma apresentou alto desempenho em 2011, outra, baixo desempenho. Ambas as unidades escolares estão localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social. Em termos metodológicos, adotaram-se princípios durkheinianos e weberianos, clássicos da sociologia da educação, para fundamentar os alicerces teóricos da pesquisa. Identificaram-se quatorze boas práticas escolares e quinze fatores de alto desempenho na escola de alta vulnerabilidade social. Evidenciou-se que as boas práticas e fatores escolares relacionados com as práticas pedagógicas, são os que mais influenciam os resultados da escola de alta vulnerabilidade social, seguido dos recursos escolares, da gestão e do clima escolar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15461
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9715997843976204
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15461
identifier_str_mv 9715997843976204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15461/1/cchsa_ppgedu_me_Edivaldo_CCM.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a040665bf8fcbd4f6cf2a8966355ce34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790715913601024