Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teodoro, Wanderson Luís
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15561
Resumo: A presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura o desenvolvimento integral de todos os seus alunos, indo além, do esperado tendo em vista suas condições prévias. Este estudo surge diante da seguinte inquietação teórica: quais são as boas práticas escolares que contribuem para que escolas de ensino fundamental, localizadas em regiões de vulnerabilidade social, consideradas como escolas eficazes, consigam atingir os objetivos de aprendizagem e superar as metas de desempenho escolar estabelecidas pelo poder público, por meio de instrumentos de avaliação e monitoramento da qualidade da educação básica, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)? Assim, o objetivo desta dissertação foi identificar e analisar as boas práticas escolares que contribuem para que escolas de ensino fundamental, localizadas em contexto de vulnerabilidade social, sejam consideradas como escolas eficazes. Foram três os objetivos específicos: a) estudar o significado da eficácia escolar na literatura nacional e internacional, como campo de estudo e produção científica; b) estudar as tendências apresentadas pela literatura acadêmica sobre as boas práticas que contribuem para eficácia escolar de unidades localizadas em regiões de vulnerabilidade social; c) identificar e analisar as boas práticas de escolas eficazes, em contexto de vulnerabilidade social no município de Águas de Lindóia, estado de São Paulo, que atingiram e superaram as metas estabelecidas pelo o IDEB no período de 2007 a 2015. Metodologicamente, foi realizada pesquisa bibliográfica, em livros, artigos científicos, teses, dissertações e estudos governamentais para alcançarmos os dois primeiros objetivos específicos. Para a consecução do terceiro objetivo específico foi realizada pesquisa de campo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas com a participação do gestor, do coordenador pedagógico, de 4 professores, de 5 funcionários, de 5 pais e de 5 alunos. Após a coleta e análise dos dados das entrevistas, foram realizadas 3 reuniões de grupos focais com a participação de 3 professores, 3 alunos e 5 pais. O estudo das boas práticas identificadas, mostrou que o foco nas práticas pedagógicas foi fundamental para que os estudantes tenham conseguido alcançar os objetivos de aprendizagem propostos pela equipe escolar. A gincana cultural se destacou como atividade que propicia ganhos de aprendizado e a integração entre a gestão, o corpo docente, os estudantes e os pais. Conclui-se, portanto, que em escolas eficazes é nítida a capacidade do corpo docente e dos alunos, apoiados pela família, de superar as influências negativas oriundas da situação em que se encontram e aprimorar paulatinamente os resultados da aprendizagem.
id PCAM_51a3b2c3b098a8881bf264f23311e660
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15561
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Teodoro, Wanderson LuísPontifícia Universidade Católica de CampinasFlores, Adolfo Ignacio Calderón2022-02-16T18:17:00Z2022-02-16T18:17:00Z2019-12-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155614947756913426757A presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura o desenvolvimento integral de todos os seus alunos, indo além, do esperado tendo em vista suas condições prévias. Este estudo surge diante da seguinte inquietação teórica: quais são as boas práticas escolares que contribuem para que escolas de ensino fundamental, localizadas em regiões de vulnerabilidade social, consideradas como escolas eficazes, consigam atingir os objetivos de aprendizagem e superar as metas de desempenho escolar estabelecidas pelo poder público, por meio de instrumentos de avaliação e monitoramento da qualidade da educação básica, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)? Assim, o objetivo desta dissertação foi identificar e analisar as boas práticas escolares que contribuem para que escolas de ensino fundamental, localizadas em contexto de vulnerabilidade social, sejam consideradas como escolas eficazes. Foram três os objetivos específicos: a) estudar o significado da eficácia escolar na literatura nacional e internacional, como campo de estudo e produção científica; b) estudar as tendências apresentadas pela literatura acadêmica sobre as boas práticas que contribuem para eficácia escolar de unidades localizadas em regiões de vulnerabilidade social; c) identificar e analisar as boas práticas de escolas eficazes, em contexto de vulnerabilidade social no município de Águas de Lindóia, estado de São Paulo, que atingiram e superaram as metas estabelecidas pelo o IDEB no período de 2007 a 2015. Metodologicamente, foi realizada pesquisa bibliográfica, em livros, artigos científicos, teses, dissertações e estudos governamentais para alcançarmos os dois primeiros objetivos específicos. Para a consecução do terceiro objetivo específico foi realizada pesquisa de campo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas com a participação do gestor, do coordenador pedagógico, de 4 professores, de 5 funcionários, de 5 pais e de 5 alunos. Após a coleta e análise dos dados das entrevistas, foram realizadas 3 reuniões de grupos focais com a participação de 3 professores, 3 alunos e 5 pais. O estudo das boas práticas identificadas, mostrou que o foco nas práticas pedagógicas foi fundamental para que os estudantes tenham conseguido alcançar os objetivos de aprendizagem propostos pela equipe escolar. A gincana cultural se destacou como atividade que propicia ganhos de aprendizado e a integração entre a gestão, o corpo docente, os estudantes e os pais. Conclui-se, portanto, que em escolas eficazes é nítida a capacidade do corpo docente e dos alunos, apoiados pela família, de superar as influências negativas oriundas da situação em que se encontram e aprimorar paulatinamente os resultados da aprendizagem.The present dissertation fits into the Field of effectiveness school studies, the same ones whose the literature gather studies concerned with understanding the phenomena which occurs in school that promote in a lasting way the integral development of all yours students, going beyond of expectations in view your previous conditions. This study came up to answer the following question: What are the good school practices that contribute for elementary schools, located in a region of social vulnerability, considered as effectiveness school, achieve the learning objectives and exceed the school performance goals set by the government, through quality assessment and monitoring tools for public education, such as the IDEB –Basic Education Development Index (IDEB)? Thus, the objective of this dissertation was to identify and analyze the good school practices that contribute to elementary schools, located in a region of social vulnerability, be considered as an effective schools. There were three specific objectives: a) Study the meaning of effectiveness school in national and international literature as a field of study and scientific production; b) Study the tendencies presented by the academic literature on good practices that contribute to effectiveness schools located in social vulnerability regions; c) Identify and analyze the good practices of effective schools in the context of social vulnerability in the municipality of Águas de Lindóia SP, that reached and overcame the goals set by IDEB from 2007 to 2015. In methodological terms, bibliographic research was conducted in books, scientific articles, theses, dissertations and government studies to achieve the first two specific objectives. To achieve the third specific objective, a field research was carried out using semi-structured interviews with participation of the manager, pedagogical coordinator, 5 staffs, 5 teachers, 5 parents and 5 students. After collecting and analyzing interview data, three focus group meetings were held with the participation of 3 teachers, 3 students and 5 parents. The study of the identified good practices showed that the focus on the pedagogical practices was fundamental so that the students could reach the learning objectives proposed by the school team. Cultural Gymkhana stood out as activity that provides learning gains and integration between management, teachers, students and parents. It’s concluded that in effective schools, the ability of teachers and students, in association with family, to overcome the negative influences arising from their situation and gradually improve their learning results, it’s evident.porPUC-CampinasÍndice de Desenvolvimento da Educação BásicaIDEBBoas práticas escolaresEficácia escolarAvaliação Educacional.Basic Education Development IndexIDEBgood school practicesgood school practiceseffectiveness school.Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)Building a effective school: Good practices in schools located in social vulnerability area in the municipality of Águas de LindóiaSP Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4931639185143968Oliveira, Lina Kátia Mesquita deGimenes, Nelson Antonio Simão32096261250839040869573191791125CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Wanderson_LT.pdfcchsa_ppgedu_me_Wanderson_LT.pdfapplication/pdf2734422http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15561/1/cchsa_ppgedu_me_Wanderson_LT.pdfd99482785c0abcd2c2939d6813cef300MD51123456789/155612022-10-27 09:58:34.904oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15561Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T11:58:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Building a effective school: Good practices in schools located in social vulnerability area in the municipality of Águas de LindóiaSP Brasil
title Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
spellingShingle Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
Teodoro, Wanderson Luís
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
IDEB
Boas práticas escolares
Eficácia escolar
Avaliação Educacional.
Basic Education Development Index
IDEB
good school practices
good school practices
effectiveness school.
title_short Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
title_full Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
title_fullStr Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
title_full_unstemmed Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
title_sort Construindo uma escola eficaz: boas práticas em escolas localizadas em contexto de vulnerabilidade social do município de Águas de Lindóia – São Paulo (Brasil)
author Teodoro, Wanderson Luís
author_facet Teodoro, Wanderson Luís
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Teodoro, Wanderson Luís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flores, Adolfo Ignacio Calderón
contributor_str_mv Flores, Adolfo Ignacio Calderón
dc.subject.por.fl_str_mv Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
IDEB
Boas práticas escolares
Eficácia escolar
Avaliação Educacional.
Basic Education Development Index
IDEB
good school practices
good school practices
effectiveness school.
topic Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
IDEB
Boas práticas escolares
Eficácia escolar
Avaliação Educacional.
Basic Education Development Index
IDEB
good school practices
good school practices
effectiveness school.
description A presente dissertação se insere no campo de estudos sobre eficácia escolar, o mesmo que, segundo a literatura, reúne estudos preocupados em compreender os fenômenos que ocorrem em escolas que promovem de forma duradoura o desenvolvimento integral de todos os seus alunos, indo além, do esperado tendo em vista suas condições prévias. Este estudo surge diante da seguinte inquietação teórica: quais são as boas práticas escolares que contribuem para que escolas de ensino fundamental, localizadas em regiões de vulnerabilidade social, consideradas como escolas eficazes, consigam atingir os objetivos de aprendizagem e superar as metas de desempenho escolar estabelecidas pelo poder público, por meio de instrumentos de avaliação e monitoramento da qualidade da educação básica, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)? Assim, o objetivo desta dissertação foi identificar e analisar as boas práticas escolares que contribuem para que escolas de ensino fundamental, localizadas em contexto de vulnerabilidade social, sejam consideradas como escolas eficazes. Foram três os objetivos específicos: a) estudar o significado da eficácia escolar na literatura nacional e internacional, como campo de estudo e produção científica; b) estudar as tendências apresentadas pela literatura acadêmica sobre as boas práticas que contribuem para eficácia escolar de unidades localizadas em regiões de vulnerabilidade social; c) identificar e analisar as boas práticas de escolas eficazes, em contexto de vulnerabilidade social no município de Águas de Lindóia, estado de São Paulo, que atingiram e superaram as metas estabelecidas pelo o IDEB no período de 2007 a 2015. Metodologicamente, foi realizada pesquisa bibliográfica, em livros, artigos científicos, teses, dissertações e estudos governamentais para alcançarmos os dois primeiros objetivos específicos. Para a consecução do terceiro objetivo específico foi realizada pesquisa de campo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas com a participação do gestor, do coordenador pedagógico, de 4 professores, de 5 funcionários, de 5 pais e de 5 alunos. Após a coleta e análise dos dados das entrevistas, foram realizadas 3 reuniões de grupos focais com a participação de 3 professores, 3 alunos e 5 pais. O estudo das boas práticas identificadas, mostrou que o foco nas práticas pedagógicas foi fundamental para que os estudantes tenham conseguido alcançar os objetivos de aprendizagem propostos pela equipe escolar. A gincana cultural se destacou como atividade que propicia ganhos de aprendizado e a integração entre a gestão, o corpo docente, os estudantes e os pais. Conclui-se, portanto, que em escolas eficazes é nítida a capacidade do corpo docente e dos alunos, apoiados pela família, de superar as influências negativas oriundas da situação em que se encontram e aprimorar paulatinamente os resultados da aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:17:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:17:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15561
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 4947756913426757
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15561
identifier_str_mv 4947756913426757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15561/1/cchsa_ppgedu_me_Wanderson_LT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d99482785c0abcd2c2939d6813cef300
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790731531091968