Ensinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Marly Aparecida
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15687
Resumo: Com graduandos do Curso de Formação de Psicólogos que cursam a disciplina psicopatologia o objetivo desse estudo foi identificar e discutir as suas representações psíquicas e sócio-culturais do objeto psicopatológico e a vinculação destas com a capacidade de pensar e investigar a apreensão do objeto psicopatológico na construção do conhecimento em psicopatologia. O acesso a essa experiência foi a partir do lugar de docente analisando textos escritos pelos alunos na disciplina psicopatologia no curso de psicologia. Este estudo portanto, caracteriza-se como uma pesquisa documental com pesquisador participante. Os dados foram obtidos através de textos escritos pelos alunos sobre um tema de psicopatologia, baseado em uma experiência direta ou indireta.A partir de um enquadre científico para elaboração de artigo, o aluno desenvolveu o texto num processo de livre escolha do tema, pessoa focalizada, experiência, , abordagem e referências. Foram usados os textos produzidos por um grupo de alunos de três classes diferentes que cursaram a disciplina no ano de 1999, 2000 e 2002. Foram realizadas uma análise descritiva do conjunto de textos e análise de conteúdo de sete textos selecionados aleatoriamente..As análises realizadas seguiram os pressupostos da pesquisa qualitativa , tendo como base conceitual os constructos psicanalíticos. Os resultados apontam que as representações psíquicas e sócio-culturais do aluno diante do objeto psicopatológico influenciam a sua capacidade de pensar desencadeando uma experiência emocional intensa onde a escrita, considerada como um espaço transicional, favoreceu o processo de ensino aprendizagem e revelou que a apreensão do objeto psicopatológico ocorreu em dois níveis: um nível mais superficial caracterizado por uma forma defensiva ou dissociada que privilegiou ou a esfera cognitiva ou a emocional e um nível mais profundo caracterizado por uma forma integrada de construção do conhecimento que aliou a experiência emocional e a esfera cognitiva como forma de aproximação, apreensão e comunicação do objeto psicopatológico. Considerou-se como apropriação criativa esse segundo nível de apreensão.
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Os dados foram obtidos através de textos escritos pelos alunos sobre um tema de psicopatologia, baseado em uma experiência direta ou indireta.A partir de um enquadre científico para elaboração de artigo, o aluno desenvolveu o texto num processo de livre escolha do tema, pessoa focalizada, experiência, , abordagem e referências. Foram usados os textos produzidos por um grupo de alunos de três classes diferentes que cursaram a disciplina no ano de 1999, 2000 e 2002. Foram realizadas uma análise descritiva do conjunto de textos e análise de conteúdo de sete textos selecionados aleatoriamente..As análises realizadas seguiram os pressupostos da pesquisa qualitativa , tendo como base conceitual os constructos psicanalíticos. Os resultados apontam que as representações psíquicas e sócio-culturais do aluno diante do objeto psicopatológico influenciam a sua capacidade de pensar desencadeando uma experiência emocional intensa onde a escrita, considerada como um espaço transicional, favoreceu o processo de ensino aprendizagem e revelou que a apreensão do objeto psicopatológico ocorreu em dois níveis: um nível mais superficial caracterizado por uma forma defensiva ou dissociada que privilegiou ou a esfera cognitiva ou a emocional e um nível mais profundo caracterizado por uma forma integrada de construção do conhecimento que aliou a experiência emocional e a esfera cognitiva como forma de aproximação, apreensão e comunicação do objeto psicopatológico. Considerou-se como apropriação criativa esse segundo nível de apreensão.Both aims of this study were achieved with the help of graduation students on Psycology Graduation Course, who had attended to psychopathology classes, which were: to identify and to discuss their social culture and psychic representations of the psychopathologic object related to thinking capacity; to investigate the perception of psychopathologic object in the construction of the knowledge ou psychopathology. As a psychopathogy teacher on psychology, the analysis of the texts written by the students had provided the acess to this experiment. This study, however, had chracterized as a documented qualitative research with the help of a participant researcher.The data were obtained through these texts which described about a theme on psychopathology, based on both, a direct and indirect experience. From a scientific frame for the preparation of the paper, the student developed the report in a free choice process of the theme and its apex, experience, approach and references. It was analysed the reports of three diferent groups of students who were attending the classes on psychopathology subject during the previous years of 1999, 2000 and 2002. The descreptive analysis of the texts set and the content analysis of seven (7) of them, selected at random, which were performed having as a conceptual basement the psycoanalitic constructs.The results had shown that the psychic and social culture representations of the student, before the psychopatology object, had influenced her thinking capacity triggering a strong emotional experience, where the writing considered as a transitional space and as an author s space and a creative appropriation had facilitated the learning teaching process and it had revealed that the perception of the psychopatolic object had occurred in two levels: one quite superficial, characterized by a defensive and not associated shape, which had given advantage once to a cognitive sphere and afterwards an emotional sphere and another quite deeper, chracterized by an integrated way of the construction of the knowledge. It was considered as a creative appropriation, then, this second level of perception which had posed the student as an author of these sense searching.porPUC-Campinasensinopsicopatologiamétodo de ensinoobjeto psicopatológicoteachingpsychopathologyteaching methodpsychopathologic objectEnsinando psicopatologia: a escrita como espaço de autoria e apropriação criativa do objeto psicopatológicoWriting as an author s space and creative appropriation of the psychopathologic objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7646699220044786Fiamenghi Jr, Geraldo AntônioCarvalho, Regina Maria Leme LopesCeleri, Eloisa Helena Rubello VallerAngeli, Olga Aparecida6680842792627452594707893808921032396312738469066364285944295485CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Marly_AF.pdfccv_ppgpsico_dr_Marly_AF.pdfapplication/pdf560741http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15687/1/ccv_ppgpsico_dr_Marly_AF.pdf71f1c3cff54851f89666fcd7ea418615MD51123456789/156872022-09-02 11:36:51.92oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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