Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16061 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e reflexões, como meios de favorecer o desenvolvimento da consciência sobre si e sobre o mundo. Norteou-se pela seguinte questão: que ações do psicólogo escolar podem promover novas compreensões dos alunos do Ensino Médio sobre suas condições de vida atual e futura? Deste modo, buscou-se investigar o potencial das ações do Psicólogo Escolar na mobilização de vivências de alunos do Ensino Médio Público sobre suas vidas. Trata-se de uma pesquisa- intervenção com estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: músicas, filmes, fotografias, documentários, pinturas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuavam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelaram que as ações promovidas com os adolescentes, mediadas pela arte, possibilitaram reflexões sobre as questões cotidianas e sobre o que pensam em relação ao futuro, contribuindo para a ampliação da consciência de si e da realidade. Portanto, concluímos que o uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se potente para a ação do psicólogo, capaz de possibilitar reflexões, que resultam na ampliação da consciência, emersão de emoções e promoção da imaginação dos adolescentes. |
id |
PCAM_3098abc50ff4e8c21d348103d3cee443 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16061 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dosPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lucia Trevisan de2022-02-16T19:02:13Z2022-02-16T19:02:13Z2019-02-12http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160611439254259364771A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e reflexões, como meios de favorecer o desenvolvimento da consciência sobre si e sobre o mundo. Norteou-se pela seguinte questão: que ações do psicólogo escolar podem promover novas compreensões dos alunos do Ensino Médio sobre suas condições de vida atual e futura? Deste modo, buscou-se investigar o potencial das ações do Psicólogo Escolar na mobilização de vivências de alunos do Ensino Médio Público sobre suas vidas. Trata-se de uma pesquisa- intervenção com estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: músicas, filmes, fotografias, documentários, pinturas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuavam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelaram que as ações promovidas com os adolescentes, mediadas pela arte, possibilitaram reflexões sobre as questões cotidianas e sobre o que pensam em relação ao futuro, contribuindo para a ampliação da consciência de si e da realidade. Portanto, concluímos que o uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se potente para a ação do psicólogo, capaz de possibilitar reflexões, que resultam na ampliação da consciência, emersão de emoções e promoção da imaginação dos adolescentes.The present study was based on the concepts of Cultural-Historical Psychology, especially those from Vygotsky in his work “Psychology of Art”. Thus, it was assumed the power of art to emerge emotions, contradictions, and reflections as means of developing awareness about oneself and the world. The research was based on the following question: what actions of the school psychologist can promote new understandings of high school students about their current and future living conditions? We sought to investigate the potential of school psychologist’s actions in the mobilization of experiences of public high school students about their lives. This intervention research was developed with students from the second year of high school at a state public school located on the outskirts of a city in São Paulo state. Weekly meetings were held involving the appreciation and production of different artistic material, such as: music, movies, photographs, documentaries, paintings, and drawings; as well as workshops with different invited professionals who worked in areas of students’ interest. The results indicate that the actions mediated by art promoted by the school psychologist with high school students enable reflections on daily and future life issues, which contributes to the enlargement of consciousness regarding themselves and their reality. Therefore we conclude that the use of different artistic expressions has shown to be potent for the school psychologist’s action once it is capable of promoting reflections which results in the expansion of consciousness, emerging emotions and student’s imagination development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasAdolescênciaPsicologia EscolarPsicologia Histórico-CulturalEnsino Médio.AdolescenceSchool PsychologyCultural-Historical PsychologyHigh School.Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturnoA face that contains multiple faces: reflecting on current and future the life with night public high school adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Petroni, Ana PaulaMessias, João Carlos Caselli39531150712538817861317602243394CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Elaine_CGR.pdf.pdfccv_ppgpsico_me_Elaine_CGR.pdf.pdfapplication/pdf1990786http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16061/1/ccv_ppgpsico_me_Elaine_CGR.pdf.pdf3bf9088e724665eed587d086fc7dab02MD51123456789/160612022-09-02 11:36:19.489oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
A face that contains multiple faces: reflecting on current and future the life with night public high school adolescents |
title |
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno |
spellingShingle |
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos Adolescência Psicologia Escolar Psicologia Histórico-Cultural Ensino Médio. Adolescence School Psychology Cultural-Historical Psychology High School. |
title_short |
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno |
title_full |
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno |
title_fullStr |
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno |
title_full_unstemmed |
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno |
title_sort |
Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno |
author |
Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos |
author_facet |
Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Vera Lucia Trevisan de |
contributor_str_mv |
Souza, Vera Lucia Trevisan de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Psicologia Escolar Psicologia Histórico-Cultural Ensino Médio. Adolescence School Psychology Cultural-Historical Psychology High School. |
topic |
Adolescência Psicologia Escolar Psicologia Histórico-Cultural Ensino Médio. Adolescence School Psychology Cultural-Historical Psychology High School. |
description |
A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e reflexões, como meios de favorecer o desenvolvimento da consciência sobre si e sobre o mundo. Norteou-se pela seguinte questão: que ações do psicólogo escolar podem promover novas compreensões dos alunos do Ensino Médio sobre suas condições de vida atual e futura? Deste modo, buscou-se investigar o potencial das ações do Psicólogo Escolar na mobilização de vivências de alunos do Ensino Médio Público sobre suas vidas. Trata-se de uma pesquisa- intervenção com estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: músicas, filmes, fotografias, documentários, pinturas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuavam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelaram que as ações promovidas com os adolescentes, mediadas pela arte, possibilitaram reflexões sobre as questões cotidianas e sobre o que pensam em relação ao futuro, contribuindo para a ampliação da consciência de si e da realidade. Portanto, concluímos que o uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se potente para a ação do psicólogo, capaz de possibilitar reflexões, que resultam na ampliação da consciência, emersão de emoções e promoção da imaginação dos adolescentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T19:02:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T19:02:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16061 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
1439254259364771 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16061 |
identifier_str_mv |
1439254259364771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16061/1/ccv_ppgpsico_me_Elaine_CGR.pdf.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3bf9088e724665eed587d086fc7dab02 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790728270020608 |