Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16061
Resumo: A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e reflexões, como meios de favorecer o desenvolvimento da consciência sobre si e sobre o mundo. Norteou-se pela seguinte questão: que ações do psicólogo escolar podem promover novas compreensões dos alunos do Ensino Médio sobre suas condições de vida atual e futura? Deste modo, buscou-se investigar o potencial das ações do Psicólogo Escolar na mobilização de vivências de alunos do Ensino Médio Público sobre suas vidas. Trata-se de uma pesquisa- intervenção com estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: músicas, filmes, fotografias, documentários, pinturas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuavam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelaram que as ações promovidas com os adolescentes, mediadas pela arte, possibilitaram reflexões sobre as questões cotidianas e sobre o que pensam em relação ao futuro, contribuindo para a ampliação da consciência de si e da realidade. Portanto, concluímos que o uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se potente para a ação do psicólogo, capaz de possibilitar reflexões, que resultam na ampliação da consciência, emersão de emoções e promoção da imaginação dos adolescentes.
id PUC_CAMP-5_3098abc50ff4e8c21d348103d3cee443
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16061
network_acronym_str PUC_CAMP-5
network_name_str Repositório Institucional PUC-Campinas
repository_id_str
spelling Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturnoA face that contains multiple faces: reflecting on current and future the life with night public high school adolescentsAdolescênciaPsicologia EscolarPsicologia Histórico-CulturalEnsino Médio.AdolescenceSchool PsychologyCultural-Historical PsychologyHigh School.A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e reflexões, como meios de favorecer o desenvolvimento da consciência sobre si e sobre o mundo. Norteou-se pela seguinte questão: que ações do psicólogo escolar podem promover novas compreensões dos alunos do Ensino Médio sobre suas condições de vida atual e futura? Deste modo, buscou-se investigar o potencial das ações do Psicólogo Escolar na mobilização de vivências de alunos do Ensino Médio Público sobre suas vidas. Trata-se de uma pesquisa- intervenção com estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: músicas, filmes, fotografias, documentários, pinturas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuavam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelaram que as ações promovidas com os adolescentes, mediadas pela arte, possibilitaram reflexões sobre as questões cotidianas e sobre o que pensam em relação ao futuro, contribuindo para a ampliação da consciência de si e da realidade. Portanto, concluímos que o uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se potente para a ação do psicólogo, capaz de possibilitar reflexões, que resultam na ampliação da consciência, emersão de emoções e promoção da imaginação dos adolescentes.The present study was based on the concepts of Cultural-Historical Psychology, especially those from Vygotsky in his work “Psychology of Art”. Thus, it was assumed the power of art to emerge emotions, contradictions, and reflections as means of developing awareness about oneself and the world. The research was based on the following question: what actions of the school psychologist can promote new understandings of high school students about their current and future living conditions? We sought to investigate the potential of school psychologist’s actions in the mobilization of experiences of public high school students about their lives. This intervention research was developed with students from the second year of high school at a state public school located on the outskirts of a city in São Paulo state. Weekly meetings were held involving the appreciation and production of different artistic material, such as: music, movies, photographs, documentaries, paintings, and drawings; as well as workshops with different invited professionals who worked in areas of students’ interest. The results indicate that the actions mediated by art promoted by the school psychologist with high school students enable reflections on daily and future life issues, which contributes to the enlargement of consciousness regarding themselves and their reality. Therefore we conclude that the use of different artistic expressions has shown to be potent for the school psychologist’s action once it is capable of promoting reflections which results in the expansion of consciousness, emerging emotions and student’s imagination development.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasSouza, Vera Lucia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasReis, Elaine de Cássia Gonçalves dos2022-02-16T19:02:13Z2022-02-16T19:02:13Z2019-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160611439254259364771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:19Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16061Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:19Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
A face that contains multiple faces: reflecting on current and future the life with night public high school adolescents
title Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
spellingShingle Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos
Adolescência
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
Ensino Médio.
Adolescence
School Psychology
Cultural-Historical Psychology
High School.
title_short Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
title_full Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
title_fullStr Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
title_full_unstemmed Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
title_sort Um rosto que contém várias faces: refletindo sobre a vida atual e futura com adolescentes do ensino médio público noturno
author Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos
author_facet Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Vera Lucia Trevisan de
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Elaine de Cássia Gonçalves dos
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
Ensino Médio.
Adolescence
School Psychology
Cultural-Historical Psychology
High School.
topic Adolescência
Psicologia Escolar
Psicologia Histórico-Cultural
Ensino Médio.
Adolescence
School Psychology
Cultural-Historical Psychology
High School.
description A presente pesquisa teve como base teórico-metodológica a Psicologia Histórico-Cultural, assentando-se nos conceitos de Vigotski, notadamente aqueles da “Psicologia da Arte”, compreendendo a potência dessa linguagem para fazer emergirem emoções, contradições e reflexões, como meios de favorecer o desenvolvimento da consciência sobre si e sobre o mundo. Norteou-se pela seguinte questão: que ações do psicólogo escolar podem promover novas compreensões dos alunos do Ensino Médio sobre suas condições de vida atual e futura? Deste modo, buscou-se investigar o potencial das ações do Psicólogo Escolar na mobilização de vivências de alunos do Ensino Médio Público sobre suas vidas. Trata-se de uma pesquisa- intervenção com estudantes do 2º ano do Ensino Médio noturno de uma escola pública estadual, localizada na periferia de uma cidade no interior de São Paulo. Foram realizados encontros semanais que envolveram a apreciação e a produção de diferentes materialidades artísticas, a saber: músicas, filmes, fotografias, documentários, pinturas e desenhos; além de oficinas com profissionais que atuavam em áreas de interesse dos estudantes. Os resultados revelaram que as ações promovidas com os adolescentes, mediadas pela arte, possibilitaram reflexões sobre as questões cotidianas e sobre o que pensam em relação ao futuro, contribuindo para a ampliação da consciência de si e da realidade. Portanto, concluímos que o uso de diferentes expressões artísticas mostrou-se potente para a ação do psicólogo, capaz de possibilitar reflexões, que resultam na ampliação da consciência, emersão de emoções e promoção da imaginação dos adolescentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-12
2022-02-16T19:02:13Z
2022-02-16T19:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16061
1439254259364771
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16061
identifier_str_mv 1439254259364771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional PUC-Campinas
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Repositório Institucional PUC-Campinas
collection Repositório Institucional PUC-Campinas
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1798415789660831744