A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15317 |
Resumo: | O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A investigação focalizou cinco adultos com TDAH. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, pela possibilidade de esse tipo de pesquisa qualitativa permitir uma análise aprofundada do objeto de estudo, bem como dos sujeitos envolvidos. Dentre as opções de trabalho com o Estudo de Caso, elegemos a História Oral, que possibilitou, por meio de entrevistas orais gravadas, analisar a influência da docência no desempenho escolar dos sujeitos da pesquisa. O conhecimento produzido evidenciou a necessidade do estudo crítico e aprofundado sobre o tema abordado nos cursos de formação de professores no Ensino Superior. Concluiu-se que a abordagem do TDAH, nos cursos de formação docente, inserida no contexto da teia de significados das práticas escolares, em suas várias dimensões social, cultural, pedagógica, biológica deve contribuir significativamente para a valorização de cada aluno e dos relacionamentos no ambiente escolar, além de contribuir para o professor conhecer o que pode influenciar o desempenho escolar de alunos com TDAH. |
id |
PCAM_316f3bdc3abb33a0b945d30a4872e830 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15317 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Reis, Maria das Graças FaustinoPontifícia Universidade Católica de CampinasCamargo, Dulce Maria Pompêo de2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-08-23http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153174939169867975959O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A investigação focalizou cinco adultos com TDAH. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, pela possibilidade de esse tipo de pesquisa qualitativa permitir uma análise aprofundada do objeto de estudo, bem como dos sujeitos envolvidos. Dentre as opções de trabalho com o Estudo de Caso, elegemos a História Oral, que possibilitou, por meio de entrevistas orais gravadas, analisar a influência da docência no desempenho escolar dos sujeitos da pesquisa. O conhecimento produzido evidenciou a necessidade do estudo crítico e aprofundado sobre o tema abordado nos cursos de formação de professores no Ensino Superior. Concluiu-se que a abordagem do TDAH, nos cursos de formação docente, inserida no contexto da teia de significados das práticas escolares, em suas várias dimensões social, cultural, pedagógica, biológica deve contribuir significativamente para a valorização de cada aluno e dos relacionamentos no ambiente escolar, além de contribuir para o professor conhecer o que pode influenciar o desempenho escolar de alunos com TDAH.This work is inserted in University, teaching and teachers formation research´s line, and intend to reflect about the meanings web of college practices on teachers formation. The investigation has focused in five adults with ADHD. The method used was a Study of Case, by the possibility of this kind of qualitative research allows a deep analysis of the study object, and the subjects involved. In addition, the work options of the Study of Case, we ve selected the Oral History, that allowed, thru the oral recorded interviews, to analyse the teaching influence in college performance of the research subjects. The produced knowledge shows the necessity of a critical and deep study about the approached theme in the University teacher s formation courses. We ve concluded that the ADHD approach, at the teaching formation courses, inserted into the meanings web college practices context, with yours diferents dimensions social, cultural, pedagogical, biological must contribute significantly to the each student valorization and the relationships into the College environment, beyond to contribute to the teacher knows what can influence the ADHD student s performance.porPUC-Campinasuniversidadeformação de professorespráticas escolarestranstorno de déficit de atenção/hiperatividade (tdah)universityteacher's formationcollege practicesattention deficit hyperativity disorder (adhd)A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professoresThe meanings web of college practices: attention deficit hyperativity disorder (ADHD) and teaching formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5573826378717700Tonelotto, Josiane Maria de FreitasCaiado, Katia Regina Moreno79806527993570540803778280883949CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Maria_GFR.pdfcchsa_ppgedu_me_Maria_GFR.pdfapplication/pdf886117http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15317/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_GFR.pdf063a73fa416ff22ea8877ad081150b7cMD51123456789/153172022-09-02 11:36:23.348oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15317Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The meanings web of college practices: attention deficit hyperativity disorder (ADHD) and teaching formation |
title |
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores |
spellingShingle |
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores Reis, Maria das Graças Faustino universidade formação de professores práticas escolares transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (tdah) university teacher's formation college practices attention deficit hyperativity disorder (adhd) |
title_short |
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores |
title_full |
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores |
title_fullStr |
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores |
title_full_unstemmed |
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores |
title_sort |
A teia de significados das práticas escolares: transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) e formação de professores |
author |
Reis, Maria das Graças Faustino |
author_facet |
Reis, Maria das Graças Faustino |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Maria das Graças Faustino |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
contributor_str_mv |
Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
universidade formação de professores práticas escolares transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (tdah) university teacher's formation college practices attention deficit hyperativity disorder (adhd) |
topic |
universidade formação de professores práticas escolares transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (tdah) university teacher's formation college practices attention deficit hyperativity disorder (adhd) |
description |
O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , tendo como objetivo refletir sobre a teia de significados das práticas escolares, na formação de professores. A investigação focalizou cinco adultos com TDAH. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, pela possibilidade de esse tipo de pesquisa qualitativa permitir uma análise aprofundada do objeto de estudo, bem como dos sujeitos envolvidos. Dentre as opções de trabalho com o Estudo de Caso, elegemos a História Oral, que possibilitou, por meio de entrevistas orais gravadas, analisar a influência da docência no desempenho escolar dos sujeitos da pesquisa. O conhecimento produzido evidenciou a necessidade do estudo crítico e aprofundado sobre o tema abordado nos cursos de formação de professores no Ensino Superior. Concluiu-se que a abordagem do TDAH, nos cursos de formação docente, inserida no contexto da teia de significados das práticas escolares, em suas várias dimensões social, cultural, pedagógica, biológica deve contribuir significativamente para a valorização de cada aluno e dos relacionamentos no ambiente escolar, além de contribuir para o professor conhecer o que pode influenciar o desempenho escolar de alunos com TDAH. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15317 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
4939169867975959 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15317 |
identifier_str_mv |
4939169867975959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15317/1/cchsa_ppgedu_me_Maria_GFR.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
063a73fa416ff22ea8877ad081150b7c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790734106394624 |