Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15782 |
Resumo: | O presente trabalho tem como cenário de pesquisa um campo crescente da área da educação, especialmente nas duas últimas décadas, o campo da educação não-formal, que tem ocupado grandes espaços na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva, cujo objetivo geral é identificar, avaliar e discutir as atividades educativas desenvolvidas nos espaços de educação não-formal, voltados às crianças e adolescentes, em um município do interior do Estado de São Paulo, sob a perspectiva dos profissionais, e suas relações com atividades educativas emancipatórias, em uma perspectiva marxista. Participaram desta pesquisa três entidades que atuam no modelo da educação não-formal, sendo entrevistados três educadores, três coordenadoras e duas psicólogas que atuam nestes locais. Para o levantamento dos dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada. Os dados das entrevistas foram sistematizados em categorias e foi realizada a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam as dificuldades em se conferir a uma prática educativa um caráter emancipador; mostram que as atividades educativas desenvolvidas pelas entidades pesquisadas não podem ser caracterizadas como emancipatórias, uma vez que têm como objetivo maior a luta pela cidadania e não pela emancipação humana, entendida como a superação da forma de sociabilidade capitalista; e apontam para a necessidade de formação dos profissionais que atuam neste modelo educacional, assim como para uma atuação do psicólogo comprometida com a conscientização daqueles com os quais atua. |
id |
PCAM_3613ca6ef92d1d0a4dfbe5691bc1965a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15782 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Dias, Camila SantosPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:56:27Z2022-02-16T18:56:27Z2008-02-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157823235870938405001O presente trabalho tem como cenário de pesquisa um campo crescente da área da educação, especialmente nas duas últimas décadas, o campo da educação não-formal, que tem ocupado grandes espaços na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva, cujo objetivo geral é identificar, avaliar e discutir as atividades educativas desenvolvidas nos espaços de educação não-formal, voltados às crianças e adolescentes, em um município do interior do Estado de São Paulo, sob a perspectiva dos profissionais, e suas relações com atividades educativas emancipatórias, em uma perspectiva marxista. Participaram desta pesquisa três entidades que atuam no modelo da educação não-formal, sendo entrevistados três educadores, três coordenadoras e duas psicólogas que atuam nestes locais. Para o levantamento dos dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada. Os dados das entrevistas foram sistematizados em categorias e foi realizada a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam as dificuldades em se conferir a uma prática educativa um caráter emancipador; mostram que as atividades educativas desenvolvidas pelas entidades pesquisadas não podem ser caracterizadas como emancipatórias, uma vez que têm como objetivo maior a luta pela cidadania e não pela emancipação humana, entendida como a superação da forma de sociabilidade capitalista; e apontam para a necessidade de formação dos profissionais que atuam neste modelo educacional, assim como para uma atuação do psicólogo comprometida com a conscientização daqueles com os quais atua.The present work has as research scene an increasing education area field, especially in the two last decades, the non-formal education field that has taken great spaces in the Brazilian reality. It is a qualitative-descriptive research, whose general objective is to identify, to evaluate and to argue the educative activities developed in the non-formal education space, to the children and adolescents, in a interior city of the São Paulo State, and their relations to the emancipatory educative activities, in a marxist perspective. Took part from this research three entities that act in the model of the non-formal education, being interviewed three educators, three coordinators and two psychologists who act in these spaces. A semi-structured interview script was used to raise the data. The interview data were systematized in categories and the Content Analysis was done. The results indicate the difficulties in conferring to an educative activity emancipator character; show that the educative activities developed by the searched spaces cannot be characterized as emancipatory, as they have as greater objective the fight for the citizenship and not for the human emancipation, understood as the capitalist sociability form overcoming; and points to the necessity of the professionals formation who act in this educational model, as well as for psychologist performance compromised to the awareness of those with who they act.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UnespporPUC-Campinaseducação não-formalemancipação humanacidadaniapsicologia social comunitárianon-formal educationhuman emancipationcitizenshipcommunity social psychologyEducação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologiaNon-formal education and human emancipation under of psychology s viewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Pinho, Cristina Coutinho Marques deSouza, Vera Lúcia Trevisan de25013958543483776876954243774464CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Camila_SD.pdfccv_ppgpsico_me_Camila_SD.pdfapplication/pdf971640http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15782/1/ccv_ppgpsico_me_Camila_SD.pdf3d542c3142a3d61b257c47015b9598daMD51123456789/157822022-09-02 11:36:13.376oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15782Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Non-formal education and human emancipation under of psychology s view |
title |
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia |
spellingShingle |
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia Dias, Camila Santos educação não-formal emancipação humana cidadania psicologia social comunitária non-formal education human emancipation citizenship community social psychology |
title_short |
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia |
title_full |
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia |
title_fullStr |
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia |
title_full_unstemmed |
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia |
title_sort |
Educação não-formal e emancipação humana sob o olhar da psicologia |
author |
Dias, Camila Santos |
author_facet |
Dias, Camila Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Camila Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Guzzo, Raquel Souza Lobo |
contributor_str_mv |
Guzzo, Raquel Souza Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação não-formal emancipação humana cidadania psicologia social comunitária non-formal education human emancipation citizenship community social psychology |
topic |
educação não-formal emancipação humana cidadania psicologia social comunitária non-formal education human emancipation citizenship community social psychology |
description |
O presente trabalho tem como cenário de pesquisa um campo crescente da área da educação, especialmente nas duas últimas décadas, o campo da educação não-formal, que tem ocupado grandes espaços na realidade brasileira. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva, cujo objetivo geral é identificar, avaliar e discutir as atividades educativas desenvolvidas nos espaços de educação não-formal, voltados às crianças e adolescentes, em um município do interior do Estado de São Paulo, sob a perspectiva dos profissionais, e suas relações com atividades educativas emancipatórias, em uma perspectiva marxista. Participaram desta pesquisa três entidades que atuam no modelo da educação não-formal, sendo entrevistados três educadores, três coordenadoras e duas psicólogas que atuam nestes locais. Para o levantamento dos dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada. Os dados das entrevistas foram sistematizados em categorias e foi realizada a Análise de Conteúdo. Os resultados indicam as dificuldades em se conferir a uma prática educativa um caráter emancipador; mostram que as atividades educativas desenvolvidas pelas entidades pesquisadas não podem ser caracterizadas como emancipatórias, uma vez que têm como objetivo maior a luta pela cidadania e não pela emancipação humana, entendida como a superação da forma de sociabilidade capitalista; e apontam para a necessidade de formação dos profissionais que atuam neste modelo educacional, assim como para uma atuação do psicólogo comprometida com a conscientização daqueles com os quais atua. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:56:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:56:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15782 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
3235870938405001 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15782 |
identifier_str_mv |
3235870938405001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15782/1/ccv_ppgpsico_me_Camila_SD.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d542c3142a3d61b257c47015b9598da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790730559062016 |