Cefapro e seus fazeres na formação continuada: significações para o desenvolvimento profissional dos professores do polo de Pontes e Lacerda-MT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16643 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga práticas formativas para o desenvolvimento profissional, tendo como questão problematizadora: Quais as significações que os professores de ensino fundamental atribuem ao seu desenvolvimento profissional em relação às ações de formação continuada? Temos como objetivo principal analisar e compreender as produções de significações que um grupo de professores do ensino fundamental atribuem às práticas formativas do Cefapro do município de Pontes e Lacerda/MT para o seu desenvolvimento profissional. Como objetivos específicos estabelecemos: Identificar aspectos teóricos e histórico-políticos da formação de professores na educação no Brasil, relacionando com o contexto de Mato Grosso; Analisar e refletir sobre a política de formação continuada do Estado de Mato Grosso e suas contribuições para o desenvolvimento profissional; Discutir as significações que os professores atribuem as formações para o desenvolvimento profissional; Analisar as características que são importantes numa proposta de formação continuada, associando a política de formação da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso e a exercida pelo Cefapro de Pontes e Lacerda. Como instrumento para a produção do material empírico optamos pela entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa são doze professores do ensino fundamental de quatro escolas que compõem o polo de Pontes e Lacerda. O procedimento de análise do material empírico que se mostrou mais adequado diante das escolhas teóricas e pessoais foi o de análise de conteúdo a partir da identificação de Núcleos de Significação. Como referencial teórico, para análise do material empírico apoiamo-nos na pedagogia histórico crítica e na teoria histórico-cultural para tratar das significações produzidas pelos participantes da pesquisa e seu desenvolvimento profissional. As significações presentes na fala dos participantes da pesquisa, mostra que as ações formativas desempenhadas pelo Cefapro/PLA estão subordinadas a política de resultados, visando a melhoria dos índices das escolas nas avalições do Saeb, do que o desenvolvimento profissional do professor. No entanto, entendemos que os processos de formação continuada podem ser mais valiosos se aproximar dos pressupostos teóricos, da prática pedagógica e da formação política do professor. |
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Oliveira, Ivanir da SilvaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Azevedo, Heloisa Helena Oliveira de2022-08-29T14:34:01Z2022-08-29T14:34:01Z2022-06-29http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/166434585676441763152Esta pesquisa investiga práticas formativas para o desenvolvimento profissional, tendo como questão problematizadora: Quais as significações que os professores de ensino fundamental atribuem ao seu desenvolvimento profissional em relação às ações de formação continuada? Temos como objetivo principal analisar e compreender as produções de significações que um grupo de professores do ensino fundamental atribuem às práticas formativas do Cefapro do município de Pontes e Lacerda/MT para o seu desenvolvimento profissional. Como objetivos específicos estabelecemos: Identificar aspectos teóricos e histórico-políticos da formação de professores na educação no Brasil, relacionando com o contexto de Mato Grosso; Analisar e refletir sobre a política de formação continuada do Estado de Mato Grosso e suas contribuições para o desenvolvimento profissional; Discutir as significações que os professores atribuem as formações para o desenvolvimento profissional; Analisar as características que são importantes numa proposta de formação continuada, associando a política de formação da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso e a exercida pelo Cefapro de Pontes e Lacerda. Como instrumento para a produção do material empírico optamos pela entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa são doze professores do ensino fundamental de quatro escolas que compõem o polo de Pontes e Lacerda. O procedimento de análise do material empírico que se mostrou mais adequado diante das escolhas teóricas e pessoais foi o de análise de conteúdo a partir da identificação de Núcleos de Significação. Como referencial teórico, para análise do material empírico apoiamo-nos na pedagogia histórico crítica e na teoria histórico-cultural para tratar das significações produzidas pelos participantes da pesquisa e seu desenvolvimento profissional. As significações presentes na fala dos participantes da pesquisa, mostra que as ações formativas desempenhadas pelo Cefapro/PLA estão subordinadas a política de resultados, visando a melhoria dos índices das escolas nas avalições do Saeb, do que o desenvolvimento profissional do professor. No entanto, entendemos que os processos de formação continuada podem ser mais valiosos se aproximar dos pressupostos teóricos, da prática pedagógica e da formação política do professor.Esta investigación indaga prácticas de formación para el desarrollo profesional, teniendo como pregunta problematizadora: ¿Cuáles son los significados que los docentes de la escuela primaria atribuyen a su desarrollo profesional en relación a las acciones de educación permanente? Nuestro principal objetivo es analizar y comprender las producciones de significados que un grupo de profesores de la enseñanza fundamental atribuyen a las prácticas de formación del Cefapro en el municipio de Pontes e Lacerda/MT para su desarrollo profesional. Como objetivos específicos establecemos: Identificar aspectos teóricos e histórico-políticos de la formación docente en educación en Brasil, relacionándolos con el contexto de Mato Grosso; Analizar y reflexionar sobre la política de educación continua del Estado de Mato Grosso y sus contribuciones al desarrollo profesional; Discutir los significados que los docentes atribuyen a la formación para el desarrollo profesional; Analizar las características que son importantes en una propuesta de educación permanente, asociando la política de educación de la Secretaría de Educación del Estado de Mato Grosso y la ejercida por el Cefapro de Pontes e Lacerda. Como instrumento para la producción de material empírico, se optó por la entrevista semiestructurada. Los participantes de la investigación son doce profesores de enseñanza básica de cuatro escuelas que componen el polo Pontes e Lacerda. El procedimiento de análisis del material empírico que se mostró más adecuado frente a las elecciones teóricas y personales fue el análisis de contenido basado en la identificación de Núcleos de Sentido. Como referente teórico, para el análisis del material empírico, nos apoyamos en la pedagogía histórico-crítica y en la teoría histórico-cultural para abordar los significados producidos por los participantes de la investigación y su desarrollo profesional. Los sentidos presentes en el discurso de los participantes de la investigación, muestran que las acciones de formación realizadas por el Cefapro/PLA están subordinadas a la política de resultados, con el objetivo de mejorar los índices escolares en las evaluaciones Saeb, que el desarrollo profesional del docente. Sin embargo, entendemos que los procesos de formación continua pueden ser más valiosos para abordar los presupuestos teóricos, la práctica pedagógica y la formación política del docente.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Formação de ProfessoresFormação ContinuadaDesenvolvimento profissionalCefaproFormación del profesoradoEducación continuaDesarrollo profesionalCefapro e seus fazeres na formação continuada: significações para o desenvolvimento profissional dos professores do polo de Pontes e Lacerda-MTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4704506667255915Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daVarani, Adriana52774556447613152971233303849752Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CCHSA)EducaçãoOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16643/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALcchsa_ppgedu_ta_oliveira_is.pdfcchsa_ppgedu_ta_oliveira_is.pdfapplication/pdf614232http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16643/1/cchsa_ppgedu_ta_oliveira_is.pdf7bcaef959327a2175ebbad2b69b7bd80MD51123456789/166432022-09-02 11:36:31.485oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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