Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Petroni, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15652
Resumo: Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural, fundamentados no materialismo histórico e dialético, em particular os postulados por Vigotski, com destaque aos conceitos de consciência e vivência, que se constituem como fundamentos de nossa análise. Foram sujeitos da pesquisa cinco gestores: um diretor, dois vice-diretores e dois orientadores pedagógicos. Os dados foram colhidos em vinte e três encontros semanais, gravados em áudio e transcritos, além de entrevistas semi-estruturadas com os cinco participantes. A leitura desses dados resultou na construção, por meio dos indicadores de sentidos, de três grandes categorias: função gestora: características, tensões e contradições; a inserção do psicólogo na escola: movimentos constituintes de sua atuação; e a arte mobilizando o desenvolvimento da consciência: possibilidades de ação do psicólogo na escola. Como resultados, observou-se que o sujeito, ao configurar novos sentidos e significados nas reflexões desencadeadas pelo contato com as artes tem a possibilidade de ampliar a consciência sobre si e sobre o outro. Evidenciou-se, também, que apesar da parceria estabelecida com os gestores, a inserção e atuação do psicólogo na escola carecem de legitimação, seja por parte dos próprios atores escolares ou da instituição de políticas públicas que promovam e sustentem esta inserção.
id PCAM_3cea3a739f9a65c5e5b1124cacf19dc5
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15652
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Petroni, Ana PaulaPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:40:17Z2022-02-16T18:40:17Z2013-02-20http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156523953115071253881Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural, fundamentados no materialismo histórico e dialético, em particular os postulados por Vigotski, com destaque aos conceitos de consciência e vivência, que se constituem como fundamentos de nossa análise. Foram sujeitos da pesquisa cinco gestores: um diretor, dois vice-diretores e dois orientadores pedagógicos. Os dados foram colhidos em vinte e três encontros semanais, gravados em áudio e transcritos, além de entrevistas semi-estruturadas com os cinco participantes. A leitura desses dados resultou na construção, por meio dos indicadores de sentidos, de três grandes categorias: função gestora: características, tensões e contradições; a inserção do psicólogo na escola: movimentos constituintes de sua atuação; e a arte mobilizando o desenvolvimento da consciência: possibilidades de ação do psicólogo na escola. Como resultados, observou-se que o sujeito, ao configurar novos sentidos e significados nas reflexões desencadeadas pelo contato com as artes tem a possibilidade de ampliar a consciência sobre si e sobre o outro. Evidenciou-se, também, que apesar da parceria estabelecida com os gestores, a inserção e atuação do psicólogo na escola carecem de legitimação, seja por parte dos próprios atores escolares ou da instituição de políticas públicas que promovam e sustentem esta inserção.The goal of this research and intervention is to analyze the performance of the psychologist through practices that use art as mediation of the consciousness expansion in school principals, from a public Elementary School. In this way, it assumes the theoretical and methodological presuppositions of Cultural-Historical Psychology, especially of the consciousness and experience concepts, discussed by Vigotski, that constitutes as foundation of our analysis. Five school principals were the subjects of the research: a director, two vice-directors and two pedagogical advisors. The data was collected in twenty-three meetings, recorded in audio and transcripted, furthermore the semi-structured interviews with five participants. The reading of these results originated the construction, through the sense indicator, of three main categories: managing function: characteristics, tensions and contradictions; the psychologist insertion in school: constituents movements of his performance; and art mobilizing the development of consciousness: possibilities of action in school. As results, it was observed that the individual, when set new senses and meanings in his reflections initiated by arts contact has the possibility to enlarge the consciousness about himself and the other. It was revealed, also, that despite the partnership established among the mangers, the insertion and the performance of the psychologist at school presents a lack of legitimacy, either by the school professionals or through the establishment of public policies that promotes and support this insertion.porPUC-Campinaspsicologia escolarpsicologia histórico-culturalconsciênciaarteequipe gestoraeducational psychologycultural-historical psychologyconsciousnessartmanagement teamPsicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestoresEducational Psychology and Art: possibilities and limits of the psychologist performance in promoting the expansion of consciousness in managersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Guzzo, Raquel Souza LoboRocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi daPlacco, Vera Maria Nigro de SouzaMarinho-Araujo, Claisy Maria8863163152848405527745564476131542921318989882042999127173845463CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Ana_PP.pdfccv_ppgpsico_dr_Ana_PP.pdfapplication/pdf3158617http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15652/1/ccv_ppgpsico_dr_Ana_PP.pdf88bf2d0cd414af5db6ea36b20391b2c5MD51123456789/156522022-09-02 11:36:52.035oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Educational Psychology and Art: possibilities and limits of the psychologist performance in promoting the expansion of consciousness in managers
title Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
spellingShingle Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
Petroni, Ana Paula
psicologia escolar
psicologia histórico-cultural
consciência
arte
equipe gestora
educational psychology
cultural-historical psychology
consciousness
art
management team
title_short Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
title_full Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
title_fullStr Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
title_full_unstemmed Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
title_sort Psicologia Escolar e arte: possibilidades e limites da atuação do psicólogo na promoção da ampliação da consciência de gestores
author Petroni, Ana Paula
author_facet Petroni, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Petroni, Ana Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
contributor_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar
psicologia histórico-cultural
consciência
arte
equipe gestora
educational psychology
cultural-historical psychology
consciousness
art
management team
topic psicologia escolar
psicologia histórico-cultural
consciência
arte
equipe gestora
educational psychology
cultural-historical psychology
consciousness
art
management team
description Esta pesquisa-intervenção tem por objetivo analisar a atuação do psicólogo por meio de práticas que se utilizam da arte como mediadora da ampliação da consciência de gestores, de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental. Assumem-se os pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-cultural, fundamentados no materialismo histórico e dialético, em particular os postulados por Vigotski, com destaque aos conceitos de consciência e vivência, que se constituem como fundamentos de nossa análise. Foram sujeitos da pesquisa cinco gestores: um diretor, dois vice-diretores e dois orientadores pedagógicos. Os dados foram colhidos em vinte e três encontros semanais, gravados em áudio e transcritos, além de entrevistas semi-estruturadas com os cinco participantes. A leitura desses dados resultou na construção, por meio dos indicadores de sentidos, de três grandes categorias: função gestora: características, tensões e contradições; a inserção do psicólogo na escola: movimentos constituintes de sua atuação; e a arte mobilizando o desenvolvimento da consciência: possibilidades de ação do psicólogo na escola. Como resultados, observou-se que o sujeito, ao configurar novos sentidos e significados nas reflexões desencadeadas pelo contato com as artes tem a possibilidade de ampliar a consciência sobre si e sobre o outro. Evidenciou-se, também, que apesar da parceria estabelecida com os gestores, a inserção e atuação do psicólogo na escola carecem de legitimação, seja por parte dos próprios atores escolares ou da instituição de políticas públicas que promovam e sustentem esta inserção.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15652
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3953115071253881
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15652
identifier_str_mv 3953115071253881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15652/1/ccv_ppgpsico_dr_Ana_PP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 88bf2d0cd414af5db6ea36b20391b2c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790715950301184