Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15766 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da consciência é aquela que conduz de forma direta e intencional os indivíduos nas transformações de sua consciência em direção à sua liberdade. Nesse sentido, a formação de professores deve estar comprometida com a socialização do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, com a construção dos sentidos pessoais e dos motivos que levam os estudantes a realizarem suas atividades de estudo e de trabalho e com o conteúdo sensível que afeta os estudantes ao longo de sua formação, levandoos a pensar nas necessidades de transformação da sociedade. Os argumentos são construídos com base no desenvolvimento dos seguintes objetivos específicos: (1) compreender como se dá a formação da consciência à luz da teoria histórico-cultural, tendo em vista sua relação dialética com a atividade humana; (2) entender os sentidos do trabalho do professor e as condições concretas para seu desenvolvimento na conjuntura atual; (3) apresentar e analisar uma prática pedagógica cujo desenvolvimento se dá a partir das perspectivas da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade de promover uma formação humanizadora da consciência. Os fundamentos ontológicos estão pautados no materialismo histórico-dialético e os fundamentos teórico-metodológicos inspiram-se na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Os dados analisados foram produzidos pelas alunas de um curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior confessional, situada na Região Metropolitana de Campinas, em uma disciplina alocada no último ano do curso. Os resultados da pesquisa mostram a importância do desenvolvimento de uma prática pedagógica pautada na pedagogia histórico-crítica como meio para se efetivar a formação de conceitos e de elevar o entendimento dos alunos do senso comum à consciência filosófica, haja vista que mais de 90% das alunas elevaram seus conceitos espontâneos a científicos e que quase 70% das alunas puderam exemplificar a maneira pela qual os conteúdos estudados contribuiriam para sua prática pedagógica futura. Depreende-se daí a necessidade dos cursos superiores em desvelar a realidade concreta, pensada, do trabalho do professor, compreendendo tal desvelamento como fundamental para o desenvolvimento da formação humanizadora da consciência e, consequentemente, para a formação de professores críticos, engajados e conscientes de seu papel como sujeitos ativos na transformação da sociedade. |
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Formação humanizadora da consciência: a atuação do professor universitário para a superação da alienaçãoTrabalhoConsciênciaPsicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaFormação de ProfessoresWorkConsciousnessHistorical-Cultural PsychologyHistoricalCritical PedagogyTeacher’s FormationEsse estudo teve como objetivo central analisar o processo de formação humanizadora da consciência no Ensino Superior, especificamente em um curso de Pedagogia. A tese defendida é a de que a formação humanizadora da consciência é aquela que conduz de forma direta e intencional os indivíduos nas transformações de sua consciência em direção à sua liberdade. Nesse sentido, a formação de professores deve estar comprometida com a socialização do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade, com a construção dos sentidos pessoais e dos motivos que levam os estudantes a realizarem suas atividades de estudo e de trabalho e com o conteúdo sensível que afeta os estudantes ao longo de sua formação, levandoos a pensar nas necessidades de transformação da sociedade. Os argumentos são construídos com base no desenvolvimento dos seguintes objetivos específicos: (1) compreender como se dá a formação da consciência à luz da teoria histórico-cultural, tendo em vista sua relação dialética com a atividade humana; (2) entender os sentidos do trabalho do professor e as condições concretas para seu desenvolvimento na conjuntura atual; (3) apresentar e analisar uma prática pedagógica cujo desenvolvimento se dá a partir das perspectivas da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade de promover uma formação humanizadora da consciência. Os fundamentos ontológicos estão pautados no materialismo histórico-dialético e os fundamentos teórico-metodológicos inspiram-se na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Os dados analisados foram produzidos pelas alunas de um curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior confessional, situada na Região Metropolitana de Campinas, em uma disciplina alocada no último ano do curso. Os resultados da pesquisa mostram a importância do desenvolvimento de uma prática pedagógica pautada na pedagogia histórico-crítica como meio para se efetivar a formação de conceitos e de elevar o entendimento dos alunos do senso comum à consciência filosófica, haja vista que mais de 90% das alunas elevaram seus conceitos espontâneos a científicos e que quase 70% das alunas puderam exemplificar a maneira pela qual os conteúdos estudados contribuiriam para sua prática pedagógica futura. Depreende-se daí a necessidade dos cursos superiores em desvelar a realidade concreta, pensada, do trabalho do professor, compreendendo tal desvelamento como fundamental para o desenvolvimento da formação humanizadora da consciência e, consequentemente, para a formação de professores críticos, engajados e conscientes de seu papel como sujeitos ativos na transformação da sociedade.The main objective of this study was to analyze the consciousness humanizing formation process in Higher Education, specifically in a Pedagogy major. The thesis is that consciousness humanizing formation is the one which leads individuals, directly and intentionally, through their consciousness transformations, to their freedom. In this regard, teacher formation must be committed to socialization of historically accumulated knowledge, to personal senses building and building of reasons that lead students to carry out their study and work activities. Besides, teacher formation must be also committed to the sensitive content that affects students throughout their major, leading them to think about society transformation needs. The arguments are constructed on the basis of the following specific objectives development: (1) understanding of how consciousness formation occurs in the light of historical-cultural theory, in view of its dialectical relation to human activity; (2) understanding of teacher's work meanings and of real conditions for his or her development nowadays; (3) presenting and analyzing a pedagogical practice which its development happens due to the perspectives of historical-cultural psychology and historicalcritical pedagogy, as a means to promote the consciousness humanizing formation. The ontological fundamentals are based on historical-dialectical materialism and the theoretical-methodological fundamentals are inspired by the perspective of historical-cultural psychology and historical-critical pedagogy. The data studied were produced by the students majoring in Pedagogy in a Confessional Higher Education Institution, located in the Metropolitan Region of Campinas, in a course that takes place in the last year of the major. The results of the research show the importance of pedagogical practice development based on historical-critical pedagogy as a means to achieve the formation of concepts and raise the understanding of students from common sense to philosophical awareness, since more than 90% of students raised their spontaneous concepts to scientific ones and almost 70% of the students could exemplify the way the contents studied could contribute to their future pedagogical practice. It is apparent from this the need for higher education to unveil the concrete reality of the teacher's work. This unveiling is understood as essential for the consciousness humanizing formation development and, consequently, for the formation of critical teachers, engaged and aware of their role as active subjects in society transformation.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasPUC-CampinasGuzzo, Raquel Souza LoboPontifícia Universidade Católica de CampinasCamargo, Fernanda Furtado2022-02-16T18:43:54Z2022-02-16T18:43:54Z2018-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:52Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15766Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:52Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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