Concepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zambrano, Pedro Dante Mendonça
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17147
Resumo: Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional dos filhos depende da qualidade do apoio que oferecem a eles. Tais considerações abrem espaço para questionamentos sobre as expectativas e os anseios dos pais em relação ao projeto de vida de seus filhos e sobre a continuidade de sua vida adulta. O objetivo geral deste estudo foi investigar as concepções e as expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos durante a transição da adolescência para a vida adulta. Os objetivos específicos foram: (a) acessar a concepção de pais sobre seus próprios projetos de vida e os projetos seus filhos, (b) compreender que sentimentos e expectativas existem em relação ao projeto dos filhos adolescentes na transição para a vida adulta, (c) identificar os investimentos afetivos e materiais que os pais fazem como modo de suporte ao desenvolvimento de seus filhos, (d) comparar o conteúdo discursivo entre dois grupos de pais, aqueles cujos filhos estudam em escola pública e outros em escola particulares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório em que participaram 10 (dez) pais de adolescentes (7 mães e 3 pais), organizados para fins de coleta em Grupo I - pais que possuem filhos em escolas particulares, e Grupo II - pais que possuem filhos em escolas públicas. A idade dos filhos variou entre 17 e 20 anos, período marcado pela conclusão do Ensino Médio, ingresso no Ensino Superior ou inserção no mundo do trabalho. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos: (a) Ficha de Dados Sociodemográficos, (b) Questionário de Critério de Classificação Econômica Brasil; (c) Entrevista Semiestruturada sobre Projeto de Vida de Pais e Filhos. Os dados foram analisados por meio da análise temática (AT), que visou identificar, analisar, interpretar e relatar padrões (temas) a partir de dados coletados. Utilizou-se o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade da pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que os participantes têm expectativas positivas em relação aos projetos de vida dos filhos, ainda que se preocupem, pois, no momento presente, eles não demonstram autonomia para empreender ações concretas no sentido de realizá-los. Os pais se preocupam com o desempenho atual e futuro dos filhos e se mobilizam afetiva e materialmente no sentido de apoiá-los. Neste aspecto, os resultados indicaram que o modo de apoio ao PV dos filhos é marcado por desigualdades sociais, uma vez que os pais do grupo I fazem investimentos ostensivos em instrumentalização sofisticada para os filhos, diferentemente dos pais do grupo II, que fazem menos investimentos financeiros e sentem a necessidade de validar os projetos dos filhos, para que persistam em seus objetivos e não desanimem em razão das dificuldades do contexto social.
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spelling Zambrano, Pedro Dante MendonçaPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Dellazzana-Zanon, Letícia Lovato2024-02-15T14:59:41Z2024-02-15T14:59:41Z2023-12-11http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/171475056654644371763Os pais têm assumido cada vez mais responsabilidades no apoio à trajetória profissional de seus filhos e, nesse sentido, tornam-se protagonistas num processo em que a qualidade do percurso educacional e profissional dos filhos depende da qualidade do apoio que oferecem a eles. Tais considerações abrem espaço para questionamentos sobre as expectativas e os anseios dos pais em relação ao projeto de vida de seus filhos e sobre a continuidade de sua vida adulta. O objetivo geral deste estudo foi investigar as concepções e as expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos durante a transição da adolescência para a vida adulta. Os objetivos específicos foram: (a) acessar a concepção de pais sobre seus próprios projetos de vida e os projetos seus filhos, (b) compreender que sentimentos e expectativas existem em relação ao projeto dos filhos adolescentes na transição para a vida adulta, (c) identificar os investimentos afetivos e materiais que os pais fazem como modo de suporte ao desenvolvimento de seus filhos, (d) comparar o conteúdo discursivo entre dois grupos de pais, aqueles cujos filhos estudam em escola pública e outros em escola particulares. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório em que participaram 10 (dez) pais de adolescentes (7 mães e 3 pais), organizados para fins de coleta em Grupo I - pais que possuem filhos em escolas particulares, e Grupo II - pais que possuem filhos em escolas públicas. A idade dos filhos variou entre 17 e 20 anos, período marcado pela conclusão do Ensino Médio, ingresso no Ensino Superior ou inserção no mundo do trabalho. Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos: (a) Ficha de Dados Sociodemográficos, (b) Questionário de Critério de Classificação Econômica Brasil; (c) Entrevista Semiestruturada sobre Projeto de Vida de Pais e Filhos. Os dados foram analisados por meio da análise temática (AT), que visou identificar, analisar, interpretar e relatar padrões (temas) a partir de dados coletados. Utilizou-se o Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) para assegurar a qualidade da pesquisa qualitativa. Os resultados indicaram que os participantes têm expectativas positivas em relação aos projetos de vida dos filhos, ainda que se preocupem, pois, no momento presente, eles não demonstram autonomia para empreender ações concretas no sentido de realizá-los. Os pais se preocupam com o desempenho atual e futuro dos filhos e se mobilizam afetiva e materialmente no sentido de apoiá-los. Neste aspecto, os resultados indicaram que o modo de apoio ao PV dos filhos é marcado por desigualdades sociais, uma vez que os pais do grupo I fazem investimentos ostensivos em instrumentalização sofisticada para os filhos, diferentemente dos pais do grupo II, que fazem menos investimentos financeiros e sentem a necessidade de validar os projetos dos filhos, para que persistam em seus objetivos e não desanimem em razão das dificuldades do contexto social.Parents have taken on more and more responsibilities in supporting their son's professional careers and, in this sense, they have become protagonists in a process in which the quality of their son's educational and professional careers depends on the quality of the support they offer them. Such considerations open space for questions about parents' expectations and desires regarding their son's life purpose and the continuity of their adult lives. The general objective of this study was to investigate the conceptions and expectations of parents regarding their son's life purpose during the transition from adolescence to adulthood. The specific objectives were: (a) to access the parents' conception of their own life purposes and those of their son, (b) understand what feelings and expectations exist in relation to their adolescent son's purposes in the transition to adulthood, (c) identify the affective and material investments that parents make to support their son's development, (d) compare the discursive content between two groups of parents, those whose son study in public schools and others in private schools. To this end, qualitative research of an exploratory nature was conducted in which 10 (ten) parents of teenagers (7 mothers and 3 fathers) participated, organized for collection purposes into Group I - parents who have children in private schools, and Group II - parents who have children in public schools. The children's ages varied between 17 and 20 years old, a period marked by the completion of high school, entry into higher education or entry into the world of work. Three instruments were used to collect data: (a) Sociodemographic Data Sheet, (b) Brazil Economic Classification Criteria Questionnaire; (c) Semi-structured Interview about the Life Project of Parents and Children. The data was analyzed using thematic analysis (TA), which aimed to identify, analyze, interpret and report patterns (themes) from collected data. The Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) was used to ensure the quality of qualitative research. The results indicated that participants have positive expectations regarding their son's PVs, even though they worry that, at the present moment, they do not demonstrate the autonomy to undertake concrete actions to achieve them. Parents are concerned about their son's current and future performance and mobilize emotionally and materially to support them. In this aspect, the results indicated that the way of supporting son's PV is marked by social inequalities, since parents in group I make ostensible investments in sophisticated equipment for their son, unlike parents in group II, who make fewer investments financial and feel the need to validate their son's projects, so that they persist in their goals and do not become discouraged due to the difficulties of the social context.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001porPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)projetos de vidaadolescênciapsicologia da famíliapsicologia do desenvolvimentolife purposeadolescencefamily psychologydevelopmental psychologyConcepções e expectativas de pais em relação ao projeto de vida de seus filhos na transição da adolescência para a vida adultaParents' conceptions and expectations regarding their children's life project in the transition from adolescence to adulthoodinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7738167015455111Cury, Vera EnglerBoeckel, Mariana Gonçalves34143083438094803669079636938542Escola de Ciências da VidaPsicologiaOnlineNão se aplicaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17147/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALecv_ppgpsico_dissertacao_zambrano_pdm.pdfecv_ppgpsico_dissertacao_zambrano_pdm.pdfapplication/pdf1798720http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17147/1/ecv_ppgpsico_dissertacao_zambrano_pdm.pdfbdffff9aa7c21b0feb60acd74fee0851MD51123456789/171472024-02-15 12:59:41.617oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-02-15T14:59:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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