Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'ana, Izabella Mendes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15660
Resumo: Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no processo de implementação de duas políticas educacionais (Escola de Nove Anos e Ampliação do horário escolar); conhecer a visão dos professores sobre as referidas políticas educacionais, identificar processos psicossociais, como alienação e fatalismo, e analisar a ação do psicólogo nesse contexto, a partir da adoção de referenciais da Psicologia Escolar e da Psicologia Social Comunitária. Foi realizada uma pesquisa participante, na qual um grupo de 10 professoras foi acompanhado em suas reuniões de trabalho docente ao longo de quatro semestres. Os procedimentos usados envolveram entrevistas individuais, consulta documental e registros em diários de campo. As informações obtidas indicaram a importância da participação dos educadores nas discussões sobre a implantação dessas políticas e de preparação prévia da escola diante das mudanças propostas; a existência de contradições entre a concepção de educação adotada e a prática realizada na escola; a presença de diferentes formas de alienação no trabalho docente e de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) frente aos problemas encontrados, além da existência de concepções divergentes de psicólogos e professores quanto à intervenção junto aos educandos. Embora a atuação do psicólogo estivesse voltada ao fortalecimento e ao desenvolvimento da conscientização dos educadores sobre as condições de opressão a que estavam submetidos, o grupo não avançou em direção à adoção da perspectiva emancipadora na prática docente e não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.
id PCAM_49166b47f855917d5bf280c8ee78f505
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15660
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Sant'ana, Izabella MendesPontifícia Universidade Católica de CampinasGuzzo, Raquel Souza Lobo2022-02-16T18:40:18Z2022-02-16T18:40:18Z2008-02-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156607860235863062183Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no processo de implementação de duas políticas educacionais (Escola de Nove Anos e Ampliação do horário escolar); conhecer a visão dos professores sobre as referidas políticas educacionais, identificar processos psicossociais, como alienação e fatalismo, e analisar a ação do psicólogo nesse contexto, a partir da adoção de referenciais da Psicologia Escolar e da Psicologia Social Comunitária. Foi realizada uma pesquisa participante, na qual um grupo de 10 professoras foi acompanhado em suas reuniões de trabalho docente ao longo de quatro semestres. Os procedimentos usados envolveram entrevistas individuais, consulta documental e registros em diários de campo. As informações obtidas indicaram a importância da participação dos educadores nas discussões sobre a implantação dessas políticas e de preparação prévia da escola diante das mudanças propostas; a existência de contradições entre a concepção de educação adotada e a prática realizada na escola; a presença de diferentes formas de alienação no trabalho docente e de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) frente aos problemas encontrados, além da existência de concepções divergentes de psicólogos e professores quanto à intervenção junto aos educandos. Embora a atuação do psicólogo estivesse voltada ao fortalecimento e ao desenvolvimento da conscientização dos educadores sobre as condições de opressão a que estavam submetidos, o grupo não avançou em direção à adoção da perspectiva emancipadora na prática docente e não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.The aim of this study is to verify: 1) how the teachers from an Elementary Public School perceived their practice during the development of a political pedagogical project based on an emancipatory conception of Education and during the implementation of two educational policies (Nine-year Elementary School and enlargement of the school schedule); 2) to know the teachers opinions about the policy mentioned; 3) to identify psychosocial processes as alienation and fatalism; and 4) to analyze the psychologist s practice in this context from the School Psychology and Community Social Psychology references. The study was carried out on a group of ten teachers. These teachers were surveyed by the researcher in their meetings for four semesters. The investigation procedures were: individual interviews, analysis of documents, and field notes from a research diary. The results indicated the importance of the educators participation in the discussions about the implementation of an educational policy and the preparation of the school for the proposed changes, the existence of contradictions between the adopted theory and practice carried out in school, the presence of different ways of alienation in the teachers work and ways of the teachers participation (immobilization, critical opinions and actions) concerning the problems, besides the existence of opposite opinions between the psychologists and the teachers about the intervention for students. Though the psychologist s practice was to strengthen the teachers and to develop their awareness about the oppressive conditions that they were submitted to, the group did not advance toward the adoption of emancipatory perspective in teachers professional action and did not recognize their political potential to change the reality.porPUC-Campinaspsicologia escolarpsicologia social comunitáriaprocessos de emancipaçãointervenção psicossocialpolíticas educacionaisschool psychologycommunity social psychologyemancipatory processpsychosocial interventioneducational policiesProjeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construçãoPolitical pedagogical project: educational work and emancipation: psychologist-teacher relationship in process of constructioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8863163152848405Sampaio, Sonia Maria RochaSordi, Mara Regina Lemes deTrópia, Patrícia VieiraSouza, Vera Lúcia Trevisan de8410150315315456673712312585247355502538967839456876954243774464CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Izabella_MS.pdfccv_ppgpsico_dr_Izabella_MS.pdfapplication/pdf1666796http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15660/1/ccv_ppgpsico_dr_Izabella_MS.pdfe9a961157a27ab06561bff4b47892673MD51123456789/156602022-09-02 11:36:54.013oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15660Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Political pedagogical project: educational work and emancipation: psychologist-teacher relationship in process of construction
title Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
spellingShingle Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
Sant'ana, Izabella Mendes
psicologia escolar
psicologia social comunitária
processos de emancipação
intervenção psicossocial
políticas educacionais
school psychology
community social psychology
emancipatory process
psychosocial intervention
educational policies
title_short Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
title_full Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
title_fullStr Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
title_full_unstemmed Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
title_sort Projeto político-pedagógico, trabalho docente e emancipação: a relação psicólogo-professor em processo de construção
author Sant'ana, Izabella Mendes
author_facet Sant'ana, Izabella Mendes
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'ana, Izabella Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
contributor_str_mv Guzzo, Raquel Souza Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar
psicologia social comunitária
processos de emancipação
intervenção psicossocial
políticas educacionais
school psychology
community social psychology
emancipatory process
psychosocial intervention
educational policies
topic psicologia escolar
psicologia social comunitária
processos de emancipação
intervenção psicossocial
políticas educacionais
school psychology
community social psychology
emancipatory process
psychosocial intervention
educational policies
description Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante a efetivação de um projeto político-pedagógico pautado em uma perspectiva emancipadora de Educação e no processo de implementação de duas políticas educacionais (Escola de Nove Anos e Ampliação do horário escolar); conhecer a visão dos professores sobre as referidas políticas educacionais, identificar processos psicossociais, como alienação e fatalismo, e analisar a ação do psicólogo nesse contexto, a partir da adoção de referenciais da Psicologia Escolar e da Psicologia Social Comunitária. Foi realizada uma pesquisa participante, na qual um grupo de 10 professoras foi acompanhado em suas reuniões de trabalho docente ao longo de quatro semestres. Os procedimentos usados envolveram entrevistas individuais, consulta documental e registros em diários de campo. As informações obtidas indicaram a importância da participação dos educadores nas discussões sobre a implantação dessas políticas e de preparação prévia da escola diante das mudanças propostas; a existência de contradições entre a concepção de educação adotada e a prática realizada na escola; a presença de diferentes formas de alienação no trabalho docente e de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) frente aos problemas encontrados, além da existência de concepções divergentes de psicólogos e professores quanto à intervenção junto aos educandos. Embora a atuação do psicólogo estivesse voltada ao fortalecimento e ao desenvolvimento da conscientização dos educadores sobre as condições de opressão a que estavam submetidos, o grupo não avançou em direção à adoção da perspectiva emancipadora na prática docente e não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-02-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:40:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15660
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 7860235863062183
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15660
identifier_str_mv 7860235863062183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15660/1/ccv_ppgpsico_dr_Izabella_MS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9a961157a27ab06561bff4b47892673
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790730450010112