Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15557
Resumo: Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, John Dewey. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Nesse sentido, a problematização que embasa essa dissertação é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O objetivo geral da pesquisa é compreender o conceito de democracia, com ênfase em John Dewey, e como ele pode auxiliar a gestão escolar do ensino fundamental I em escolas do município de Campinas-SP. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa correspondem a definir conceitualmente do termo democracia segundo Dewey; conceituar políticas públicas e a gestão democrática no ensino fundamental; analisar a concepção da equipe escolar sobre a gestão democrática: analisar os relatos das experiências de gestão democrática. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa qualitativa. Composta por uma pesquisa bibliográfica, que partiu de revisão de literatura realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma pesquisa de caráter empírico com a utilização de três técnicas para coleta de dados na pesquisa de campo: (i) análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP); (ii) entrevistas com os: vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores; (iii) observação não participante juntamente com um diário de campo, no qual a pesquisadora escreve as suas percepções enquanto está no período de observação. Como resultado da investigação notou-se que a equipe gestora e os professores das duas escolas pesquisadas precisam ampliar e intensificar os estudos sobre as legislações que tratam da gestão escolar e as políticas públicas. A compreensão da gestão escolar, no sentido pensado por John Dewey, que envolve a participação dos representantes de todo o segmento escolar de forma efetiva e como experiência autêntica nos conselhos escolares, não faz parte do ambiente escolar pesquisado. Percebeu-se o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. As escolas possuem princípios democráticos, como previsto em lei, contudo ainda há muito a avançar. Existem muitas questões que ainda precisam ser construídas e desconstruídas nas escolas deste país, tendo em vista que alguns integrantes dos órgãos colegiados não conseguem perceber a importância da sua presença nestes órgãos e nem se reconhecem nas decisões tomadas. Fica como sugestão para as escolas a criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional e tendo essa sugestão um grande potencial para ser pensada como uma política pública.
id PCAM_5344c336a18e4f83b1b4ba6a07340d8f
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15557
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro daPontifícia Universidade Católica de CampinasMendonça, Samuel2022-02-16T18:17:00Z2022-02-16T18:17:00Z2020-02-14http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155575460977538581246Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, John Dewey. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Nesse sentido, a problematização que embasa essa dissertação é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O objetivo geral da pesquisa é compreender o conceito de democracia, com ênfase em John Dewey, e como ele pode auxiliar a gestão escolar do ensino fundamental I em escolas do município de Campinas-SP. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa correspondem a definir conceitualmente do termo democracia segundo Dewey; conceituar políticas públicas e a gestão democrática no ensino fundamental; analisar a concepção da equipe escolar sobre a gestão democrática: analisar os relatos das experiências de gestão democrática. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa qualitativa. Composta por uma pesquisa bibliográfica, que partiu de revisão de literatura realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma pesquisa de caráter empírico com a utilização de três técnicas para coleta de dados na pesquisa de campo: (i) análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP); (ii) entrevistas com os: vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores; (iii) observação não participante juntamente com um diário de campo, no qual a pesquisadora escreve as suas percepções enquanto está no período de observação. Como resultado da investigação notou-se que a equipe gestora e os professores das duas escolas pesquisadas precisam ampliar e intensificar os estudos sobre as legislações que tratam da gestão escolar e as políticas públicas. A compreensão da gestão escolar, no sentido pensado por John Dewey, que envolve a participação dos representantes de todo o segmento escolar de forma efetiva e como experiência autêntica nos conselhos escolares, não faz parte do ambiente escolar pesquisado. Percebeu-se o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. As escolas possuem princípios democráticos, como previsto em lei, contudo ainda há muito a avançar. Existem muitas questões que ainda precisam ser construídas e desconstruídas nas escolas deste país, tendo em vista que alguns integrantes dos órgãos colegiados não conseguem perceber a importância da sua presença nestes órgãos e nem se reconhecem nas decisões tomadas. Fica como sugestão para as escolas a criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional e tendo essa sugestão um grande potencial para ser pensada como uma política pública.Democratic management is a theme that has been discussed for a long time in Brazil. For a better comprehension of this model of educational management, we started with the concept of democracy conceived by the American philosopher, John Dewey. From the bibliographic review, executed at the Digital Library of Theses and Dissertations, from 2008 to 2018, there were no results that adhered to the theme in the city of Campinas. Therefore, the questioning that supports this thesis is how the democratic management and the concept of democracy are perceived and experienced by school staff from two primary schools? The general objective of the research is understanding the concept of democracy, with an emphasis on John Dewey, and how it can assist the school management of elementary school I in schools in the city of Campinas-SP. As for the specific objectives of the research, they correspond to conceptually define the term democracy according to Dewey; conceptualize public policies and democratic management in basic education; to analyze the school team's conception of democratic management: to analyze the reports of democratic management experiences. As for methodological procedures, this research is classified as a qualitative research. Composed of a bibliographic research, which started from a literature review conducted at the Digital Library of Theses and Dissertations and an empirical research using three techniques for data collection in the field research: (i) analysis of the Political-Pedagogical Project (PPP); (ii) interviews with: deputy directors, pedagogical advisors and teachers; (iii) non-participant observation, with a field diary, in which the researcher writes her perceptions while in the observation period. Through the result of the investigation, it was noted that the management team and the teachers of the two schools surveyed need to expand and intensify studies on the laws that deal with school management and public policies. The understanding of school management, in the meaning thought by John Dewey, which involves the participation of representatives from the entire school segment effectively and with authentic experience in school councils, is not part of the researched school environment. It was noticed how fragile the concept of democracy still is and its experience in school, mainly with regard to school management. Schools have democratic principles, as required by law, but there is still much to be done. There are many issues that still need to be constructed and deconstructed in brazilians schools, considering that some members of the collegiate bodies are unable to perceive the importance of their presence in these bodies and not even recognize themselves in the decisions taken. It is a suggestion for schools to create continuing education for members of school councils, given that the problems encountered in these two schools are recurrent on the national scene and this suggestion has great potential to be thought of as a public policy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasJohn DeweyPrincípios DemocráticosEscolasJohn DeweyDemocratic PrinciplesSchoolsGestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental ISchool management and democracy: what the elementary school team thinks and practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6369572439782922Henning, Leoni Maria PadilhaRios, Monica Piccione Gomes81653325872467278794565484100151CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Gabryelle_RMCC.pdfcchsa_ppgedu_me_Gabryelle_RMCC.pdfapplication/pdf2578098http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15557/1/cchsa_ppgedu_me_Gabryelle_RMCC.pdf4cec6add223acb4f2b663ac31c9d2a40MD51123456789/155572022-09-02 11:36:30.405oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
dc.title.alternative.none.fl_str_mv School management and democracy: what the elementary school team thinks and practices
title Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
spellingShingle Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
John Dewey
Princípios Democráticos
Escolas
John Dewey
Democratic Principles
Schools
title_short Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
title_full Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
title_fullStr Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
title_full_unstemmed Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
title_sort Gestão escolar e a democracia: o que pensa e pratica a equipe escolar do ensino fundamental I
author Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
author_facet Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Samuel
contributor_str_mv Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv John Dewey
Princípios Democráticos
Escolas
John Dewey
Democratic Principles
Schools
topic John Dewey
Princípios Democráticos
Escolas
John Dewey
Democratic Principles
Schools
description Gestão democrática é uma temática que vem sendo discutida há muito tempo no Brasil. Para uma compreensão mais ampla desse modelo de gestão educacional, partiu-se do conceito de democracia concebido pelo filósofo, estadunidense, John Dewey. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Nesse sentido, a problematização que embasa essa dissertação é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O objetivo geral da pesquisa é compreender o conceito de democracia, com ênfase em John Dewey, e como ele pode auxiliar a gestão escolar do ensino fundamental I em escolas do município de Campinas-SP. Quanto aos objetivos específicos da pesquisa correspondem a definir conceitualmente do termo democracia segundo Dewey; conceituar políticas públicas e a gestão democrática no ensino fundamental; analisar a concepção da equipe escolar sobre a gestão democrática: analisar os relatos das experiências de gestão democrática. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como uma pesquisa qualitativa. Composta por uma pesquisa bibliográfica, que partiu de revisão de literatura realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma pesquisa de caráter empírico com a utilização de três técnicas para coleta de dados na pesquisa de campo: (i) análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP); (ii) entrevistas com os: vice-diretores, orientadores pedagógicos e professores; (iii) observação não participante juntamente com um diário de campo, no qual a pesquisadora escreve as suas percepções enquanto está no período de observação. Como resultado da investigação notou-se que a equipe gestora e os professores das duas escolas pesquisadas precisam ampliar e intensificar os estudos sobre as legislações que tratam da gestão escolar e as políticas públicas. A compreensão da gestão escolar, no sentido pensado por John Dewey, que envolve a participação dos representantes de todo o segmento escolar de forma efetiva e como experiência autêntica nos conselhos escolares, não faz parte do ambiente escolar pesquisado. Percebeu-se o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. As escolas possuem princípios democráticos, como previsto em lei, contudo ainda há muito a avançar. Existem muitas questões que ainda precisam ser construídas e desconstruídas nas escolas deste país, tendo em vista que alguns integrantes dos órgãos colegiados não conseguem perceber a importância da sua presença nestes órgãos e nem se reconhecem nas decisões tomadas. Fica como sugestão para as escolas a criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional e tendo essa sugestão um grande potencial para ser pensada como uma política pública.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:17:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:17:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15557
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5460977538581246
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15557
identifier_str_mv 5460977538581246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15557/1/cchsa_ppgedu_me_Gabryelle_RMCC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4cec6add223acb4f2b663ac31c9d2a40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790728465055744