GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, Samuel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13521
Resumo: O objeto de investigação deste artigo é a gestão democrática. O questionamento que embasa esta pesquisa é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O conceito de democracia foi explorado a partir da concepção do filósofo John Dewey, da mesma forma que são apresentados estudos sobre a gestão democrática. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Do ponto de vista do método, a pesquisa contemplou o uso de dois instrumentos na pesquisa empírica, quais sejam: (i) entrevista e (ii) observação não participante com diário de campo. Os resultados evidenciaram o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. A contribuição do artigo para a área de educação e para a construção de políticas públicas reside na criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional.  Além da criação da formação continuada para os conselheiros, aconselha-se também a construção de um conceito de democracia nessas instituições.Palavras-chave: John Dewey; princípios democráticos; escolas.School management and democracy: conceptions and practices of the primary schoolAbstractThe object of investigation in this article is democratic management. The question that underlies this research is: how are democratic management and the concept of democracy perceived and experienced by the school staff of two primary schools? The concept of democracy was explored from the conception of the philosopher John Dewey, similarly that studies on democratic management are presented. From the bibliographic review, executed at the Digital Library of Theses and Dissertations, from 2008 to 2018, no results were found that adhered to the theme in the city of Campinas, State of São Paulo. From the point of view of the method, the research contemplated the use of two instruments in the empirical research, namely: (i) interview and (ii) non-participant observation with field diary. The results showed how fragile the concept of democracy still is and its experience at school, especially with regard to school management. The article's contribution to the area of education and the construction of public policies is the establishment of a continuing education for members of school councils, given that the problems encountered in these two schools are recurrent in the national scenario. In addition to creating continuing education for counselors, it is also advisable to build a concept of democracy in these institutions.Keywords: John Dewey; democratic principles; schools.Gestión y democracia escolar: concepciones y prácticas del equipo escolar de la ensenãnza fundamentalResumenEl objecto de la investigación de este artículo es la gestión democrática. El cuestionamiento de base de la pesquisa es: ¿cómo la gestión democrática y el concepto de democracia son percibidos y experimentados por el equipo escolar de dos escuelas de la enseñanza fundamental? El concepto de democracia fue analizado partiendo de la concepción del filosofo John Dewey, de la misma forma que son presentados estudios acerca de la gestión democrática. Con una revisión bibliográfica hecha en la Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, en el periodo de 2008 a 2018, no fueron encontrados resultados compatibles a la temática en el municipio de Campinas, Estado de San Pablo. Desde el punto de vista del método, la pesquisa contempló el uso de dos instrumentos en la pesquisa empírica, los cuales son: (i) entrevista y (ii) observación no participante con diario de campo. Los resultados evidenciaron cuán fragilizado todavía se encuentra el concepto de democracia y sus vivencias en la escuela, principalmente en lo que se refiere a la gestión escolar. La contribución del articulo para el área de educación y para la construcción de políticas publicas reside en la creación de una formación continuada para los integrantes de los consejos escolares, haya vista que los problemas encontrados en esas dos escuelas son recurrentes en el escenario nacional. Además de la creación de la formación continuada para los consejeros, aconsejase también la construcción de un concepto de democracia en esas instituciones.Palabras clave: John Dewey; principios democráticos; escuelas.   
id UFMA-5_ed25933f623cd1141e1b60612aa9b1ef
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13521
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL IJohn DeweyPrincípios democráticosEscolasGestão DemocráticaO objeto de investigação deste artigo é a gestão democrática. O questionamento que embasa esta pesquisa é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O conceito de democracia foi explorado a partir da concepção do filósofo John Dewey, da mesma forma que são apresentados estudos sobre a gestão democrática. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Do ponto de vista do método, a pesquisa contemplou o uso de dois instrumentos na pesquisa empírica, quais sejam: (i) entrevista e (ii) observação não participante com diário de campo. Os resultados evidenciaram o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. A contribuição do artigo para a área de educação e para a construção de políticas públicas reside na criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional.  Além da criação da formação continuada para os conselheiros, aconselha-se também a construção de um conceito de democracia nessas instituições.Palavras-chave: John Dewey; princípios democráticos; escolas.School management and democracy: conceptions and practices of the primary schoolAbstractThe object of investigation in this article is democratic management. The question that underlies this research is: how are democratic management and the concept of democracy perceived and experienced by the school staff of two primary schools? The concept of democracy was explored from the conception of the philosopher John Dewey, similarly that studies on democratic management are presented. From the bibliographic review, executed at the Digital Library of Theses and Dissertations, from 2008 to 2018, no results were found that adhered to the theme in the city of Campinas, State of São Paulo. From the point of view of the method, the research contemplated the use of two instruments in the empirical research, namely: (i) interview and (ii) non-participant observation with field diary. The results showed how fragile the concept of democracy still is and its experience at school, especially with regard to school management. The article's contribution to the area of education and the construction of public policies is the establishment of a continuing education for members of school councils, given that the problems encountered in these two schools are recurrent in the national scenario. In addition to creating continuing education for counselors, it is also advisable to build a concept of democracy in these institutions.Keywords: John Dewey; democratic principles; schools.Gestión y democracia escolar: concepciones y prácticas del equipo escolar de la ensenãnza fundamentalResumenEl objecto de la investigación de este artículo es la gestión democrática. El cuestionamiento de base de la pesquisa es: ¿cómo la gestión democrática y el concepto de democracia son percibidos y experimentados por el equipo escolar de dos escuelas de la enseñanza fundamental? El concepto de democracia fue analizado partiendo de la concepción del filosofo John Dewey, de la misma forma que son presentados estudios acerca de la gestión democrática. Con una revisión bibliográfica hecha en la Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, en el periodo de 2008 a 2018, no fueron encontrados resultados compatibles a la temática en el municipio de Campinas, Estado de San Pablo. Desde el punto de vista del método, la pesquisa contempló el uso de dos instrumentos en la pesquisa empírica, los cuales son: (i) entrevista y (ii) observación no participante con diario de campo. Los resultados evidenciaron cuán fragilizado todavía se encuentra el concepto de democracia y sus vivencias en la escuela, principalmente en lo que se refiere a la gestión escolar. La contribución del articulo para el área de educación y para la construcción de políticas publicas reside en la creación de una formación continuada para los integrantes de los consejos escolares, haya vista que los problemas encontrados en esas dos escuelas son recurrentes en el escenario nacional. Además de la creación de la formación continuada para los consejeros, aconsejase también la construcción de un concepto de democracia en esas instituciones.Palabras clave: John Dewey; principios democráticos; escuelas.   Universidade Federal do Maranhão2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Bibliográfica; Revisão de Literatura; Pesquisa de Campo; Entrevistaapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1352110.18764/2178-2229v28n3.202153Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 419-4442178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13521/9653Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro daMendonça, Samuel2021-12-15T14:16:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13521Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:10.056607Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
spellingShingle GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
John Dewey
Princípios democráticos
Escolas
Gestão Democrática
title_short GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_fullStr GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_full_unstemmed GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
title_sort GESTÃO ESCOLAR E A DEMOCRACIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DA EQUIPE ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL I
author Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
author_facet Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
Mendonça, Samuel
author_role author
author2 Mendonça, Samuel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Gabryelle Rahyara Miranda Castro da
Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv John Dewey
Princípios democráticos
Escolas
Gestão Democrática
topic John Dewey
Princípios democráticos
Escolas
Gestão Democrática
description O objeto de investigação deste artigo é a gestão democrática. O questionamento que embasa esta pesquisa é: como a gestão democrática e o conceito de democracia são percebidos e experienciados pela equipe escolar de duas escolas do ensino fundamental 1? O conceito de democracia foi explorado a partir da concepção do filósofo John Dewey, da mesma forma que são apresentados estudos sobre a gestão democrática. A partir da revisão bibliográfica, realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2008 a 2018, não foram encontrados resultados aderentes à temática no município de Campinas. Do ponto de vista do método, a pesquisa contemplou o uso de dois instrumentos na pesquisa empírica, quais sejam: (i) entrevista e (ii) observação não participante com diário de campo. Os resultados evidenciaram o quão fragilizado ainda se encontra o conceito de democracia e a sua vivência na escola, principalmente no que se refere à gestão escolar. A contribuição do artigo para a área de educação e para a construção de políticas públicas reside na criação de uma formação continuada para os integrantes dos conselhos escolares, haja vista que os problemas encontrados nessas duas escolas são recorrentes no cenário nacional.  Além da criação da formação continuada para os conselheiros, aconselha-se também a construção de um conceito de democracia nessas instituições.Palavras-chave: John Dewey; princípios democráticos; escolas.School management and democracy: conceptions and practices of the primary schoolAbstractThe object of investigation in this article is democratic management. The question that underlies this research is: how are democratic management and the concept of democracy perceived and experienced by the school staff of two primary schools? The concept of democracy was explored from the conception of the philosopher John Dewey, similarly that studies on democratic management are presented. From the bibliographic review, executed at the Digital Library of Theses and Dissertations, from 2008 to 2018, no results were found that adhered to the theme in the city of Campinas, State of São Paulo. From the point of view of the method, the research contemplated the use of two instruments in the empirical research, namely: (i) interview and (ii) non-participant observation with field diary. The results showed how fragile the concept of democracy still is and its experience at school, especially with regard to school management. The article's contribution to the area of education and the construction of public policies is the establishment of a continuing education for members of school councils, given that the problems encountered in these two schools are recurrent in the national scenario. In addition to creating continuing education for counselors, it is also advisable to build a concept of democracy in these institutions.Keywords: John Dewey; democratic principles; schools.Gestión y democracia escolar: concepciones y prácticas del equipo escolar de la ensenãnza fundamentalResumenEl objecto de la investigación de este artículo es la gestión democrática. El cuestionamiento de base de la pesquisa es: ¿cómo la gestión democrática y el concepto de democracia son percibidos y experimentados por el equipo escolar de dos escuelas de la enseñanza fundamental? El concepto de democracia fue analizado partiendo de la concepción del filosofo John Dewey, de la misma forma que son presentados estudios acerca de la gestión democrática. Con una revisión bibliográfica hecha en la Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, en el periodo de 2008 a 2018, no fueron encontrados resultados compatibles a la temática en el municipio de Campinas, Estado de San Pablo. Desde el punto de vista del método, la pesquisa contempló el uso de dos instrumentos en la pesquisa empírica, los cuales son: (i) entrevista y (ii) observación no participante con diario de campo. Los resultados evidenciaron cuán fragilizado todavía se encuentra el concepto de democracia y sus vivencias en la escuela, principalmente en lo que se refiere a la gestión escolar. La contribución del articulo para el área de educación y para la construcción de políticas publicas reside en la creación de una formación continuada para los integrantes de los consejos escolares, haya vista que los problemas encontrados en esas dos escuelas son recurrentes en el escenario nacional. Además de la creación de la formación continuada para los consejeros, aconsejase también la construcción de un concepto de democracia en esas instituciones.Palabras clave: John Dewey; principios democráticos; escuelas.   
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Bibliográfica; Revisão de Literatura; Pesquisa de Campo; Entrevista
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13521
10.18764/2178-2229v28n3.202153
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13521
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n3.202153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13521/9653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 3, jul./set. 2021; 419-444
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880548634624