Tendências de grupos colaborativos que estudam matemática no ensino fundamental expressas em teses e dissertações defendidas entre 2001 e 2017
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15567 |
Resumo: | Na perspectiva de construir um panorama geral da área de formação de professores relacionado ao trabalho colaborativo entre os pares, esta pesquisa tem como objetivo As questões investigativas assim estão configuradas: como o trabalho colaborativo é apresentado em pesquisas acadêmicas e como os referenciais teóricos utilizados pelos autores de teses e dissertações qualificam os grupos como colaborativos? Que benefícios para os professores que participam desses grupos são apresentados em tais investigações? O objetivo geral da pesquisa ficou assim configurado: identificar e analisar as tendências das pesquisas acadêmicas brasileiras, defendidas no período compreendido entre 2001 e 2017, que tiveram por foco a formação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensina matemática num contexto de grupos colaborativos. Por objetivos específicos, elencamos: a) identificar as teses e dissertações do período relativas à formação de professor que acontece em grupos colaborativos; b) descrever peculiaridades dos trabalhos encontrados e apresentar suas principais características com base nos descritores escolhidos; c) explicitar as principais tendências nas produções acadêmicas, evidenciando os grupos colaborativos e de formação de professores; e d) inferir problemáticas ainda não pesquisadas sobre grupos colaborativos, assim como lacunas e perspectivas sobre futuros trabalhos a eles relacionados. Inicialmente, buscamos as teses e dissertações na BDTD, Catálogo da Capes e referenciadas por outros em artigos estudados. De um universo de 1005 trabalhos, encontrados de acordo com nossos objetivos investigativos, selecionamos 113 trabalhos, entre os quais, após leitura exploratória e por critérios de inclusão e exclusão, analisamos cinco textos que versam sobre a colaboração entre pares que estudam o ensino da matemática do Ensino Fundamental. Decidimos, então, pelo mapeamento de teses e dissertações, a produção científica de acordo com o anteriormente indicado. Como resultados sobre a colaboração entre pares nas teses e dissertações, constatamos que resultam de grupos compostos por estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e professores universitários, que, em geral, realizam reuniões quinzenais dentro de universidades, não vulneráveis a controle externo. Neles ocorrem conflitos, os quais são resolvidos pela mediação, e servem como incentivo para reflexão. Por fim, que as discussões são baseadas no conhecimento da prática. Este trabalho se faz importante para entender como são os grupos colaborativos, indicando possibilidades ainda não (ou a serem) trabalhadas e possíveis direções para futuras pesquisas, como a possibilidade de incentivo, inclusive financeiro, a grupos colaborativos. |
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Bassani, Luiz AdemirPontifícia Universidade Católica de CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2022-02-16T18:17:01Z2022-02-16T18:17:01Z2020-02-05http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155674782857389975420Na perspectiva de construir um panorama geral da área de formação de professores relacionado ao trabalho colaborativo entre os pares, esta pesquisa tem como objetivo As questões investigativas assim estão configuradas: como o trabalho colaborativo é apresentado em pesquisas acadêmicas e como os referenciais teóricos utilizados pelos autores de teses e dissertações qualificam os grupos como colaborativos? Que benefícios para os professores que participam desses grupos são apresentados em tais investigações? O objetivo geral da pesquisa ficou assim configurado: identificar e analisar as tendências das pesquisas acadêmicas brasileiras, defendidas no período compreendido entre 2001 e 2017, que tiveram por foco a formação do professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental que ensina matemática num contexto de grupos colaborativos. Por objetivos específicos, elencamos: a) identificar as teses e dissertações do período relativas à formação de professor que acontece em grupos colaborativos; b) descrever peculiaridades dos trabalhos encontrados e apresentar suas principais características com base nos descritores escolhidos; c) explicitar as principais tendências nas produções acadêmicas, evidenciando os grupos colaborativos e de formação de professores; e d) inferir problemáticas ainda não pesquisadas sobre grupos colaborativos, assim como lacunas e perspectivas sobre futuros trabalhos a eles relacionados. Inicialmente, buscamos as teses e dissertações na BDTD, Catálogo da Capes e referenciadas por outros em artigos estudados. De um universo de 1005 trabalhos, encontrados de acordo com nossos objetivos investigativos, selecionamos 113 trabalhos, entre os quais, após leitura exploratória e por critérios de inclusão e exclusão, analisamos cinco textos que versam sobre a colaboração entre pares que estudam o ensino da matemática do Ensino Fundamental. Decidimos, então, pelo mapeamento de teses e dissertações, a produção científica de acordo com o anteriormente indicado. Como resultados sobre a colaboração entre pares nas teses e dissertações, constatamos que resultam de grupos compostos por estudantes de graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e professores universitários, que, em geral, realizam reuniões quinzenais dentro de universidades, não vulneráveis a controle externo. Neles ocorrem conflitos, os quais são resolvidos pela mediação, e servem como incentivo para reflexão. Por fim, que as discussões são baseadas no conhecimento da prática. Este trabalho se faz importante para entender como são os grupos colaborativos, indicando possibilidades ainda não (ou a serem) trabalhadas e possíveis direções para futuras pesquisas, como a possibilidade de incentivo, inclusive financeiro, a grupos colaborativos.From the perspective of building a general overview to teacher‘s formation field related to collaborative work among peers, this research aims to identify and analyze the trends of Brazilian academic research on teacher education in the context of collaborative groups, in the form of dissertations and thesis in the period from 2001 to 2017. The general objective of the research was thus configured: to identify and analyze the trends of Brazilian academic research, defended in the period between 2001 and 2017, which focused on the formation of the teacher of the early years of Elementary School who teaches mathematics in a context of collaborative groups. Specific objectives include: a) identifying the thesis and dissertations of the period concerning teacher education that takes place in collaborative groups; b) describe peculiarities of the works found and present their main characteristics based on the chosen descriptors; c) explain the main trends in academic productions highlighting the collaborative groups and teacher training; and d) infer problems not yet researched as well as gaps and perspectives on future work. Initially we search the thesis and dissertations in the BDTD, Capes Catalog and sources referenced by others in studied articles. From a universe of 1005 works, searching according to our investigative objectives, we selected 113 works, which after exploratory reading and by inclusion and exclusion criteria, we selected five texts dealing with peer collaboration studying mathematics teaching in the elementary school. We, then, decided to map these thesis and dissertations, which is a descriptive-explanatory research, based on the analysis of documents, we find that there are groups composed of undergraduate students, postgraduate students, professor, researchers and university professors; In general, scientific production according to the previously indicated there are biweekly meetings within universities, not vulnerable by external control; we identify conflicts that are resolved through mediation and serve as an incentive for reflection; we also identified that the discussions are based on practical knowledge. This work is important to understand how the collaborative groups are, thus indicating possibilities not yet (or to be) worked and possible directions for future research, such as the possibility of including financial incentive to collaborative groups.porPUC-CampinasMapeamentoGrupo ColaborativoFormação de ProfessoresMappingCollaborative GroupTeacher trainingTendências de grupos colaborativos que estudam matemática no ensino fundamental expressas em teses e dissertações defendidas entre 2001 e 2017Trends of collaborative groups that study mathematics in elementary school expressed in thesis and dissertations defended between 2001 and 2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7733644439876265Nacarato, Adair MendesAlmeida, Alessandra Rodrigues de46511308521019240511022288155891CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Luiz_AB.pdfcchsa_ppgedu_me_Luiz_AB.pdfapplication/pdf1318579http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15567/1/cchsa_ppgedu_me_Luiz_AB.pdf81aa30e2fc418234dff7ef0cee06c41cMD51123456789/155672022-09-02 11:36:30.757oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15567Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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