A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15336 |
Resumo: | O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. Foram entrevistadas seis profissionais, entre pedagogas, assistentes sociais e professoras universitárias e, por meio da pesquisa qualitativa buscou-se perceber a exclusão sentida e vivenciada por essas educadoras. Além disso, o trabalhou visou conhecer as práticas cotidianas, as dificuldades e deficiências na formação do educador. Conclui-se que o educador exerce papel fundamental na dualidade dos estabelecimentos de custódia que mesclam características de prisão e escola e que o envolvimento dessas profissionais é imprescindível para que se cumpram os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. |
id |
PCAM_68615fb9f7a20272e5f930385ab9ec2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15336 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Cella, Silvana MachadoPontifícia Universidade Católica de CampinasCamargo, Dulce Maria Pompêo de2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2007-04-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153360300908598906308O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. Foram entrevistadas seis profissionais, entre pedagogas, assistentes sociais e professoras universitárias e, por meio da pesquisa qualitativa buscou-se perceber a exclusão sentida e vivenciada por essas educadoras. Além disso, o trabalhou visou conhecer as práticas cotidianas, as dificuldades e deficiências na formação do educador. Conclui-se que o educador exerce papel fundamental na dualidade dos estabelecimentos de custódia que mesclam características de prisão e escola e que o envolvimento dessas profissionais é imprescindível para que se cumpram os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.This study is inserted in University, teaching, and teachers formation , research s line, intend to reflect about the work and devotion of the educator teaching teenagers which had bad behavior and illegal acts. Six professionals had been interviewed, some of them are therapist, social assistant and university teachers, and this qualitative research allows a deep analysis to reflect about the exclusion of those teenagers. Moreover, the work aimed at to know practical the daily ones, the difficulties and deficiencies in the formation of the educator. We ve concluded that the work of the educator is essential in the duality of the establishments of custody mixing characteristic of safekeeping and school and that the evolvement of these professionals is essential so that the rules of the statute of the child are fulfilled.porPUC-Campinasuniversidadeformação de professoresEstatuto da Criança e do Adolescenteexclusão/inclusãouniversityteachers formationstatute of the childexclusion/inclusionA formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a leiThe teachers formation for education of teenagers in conflict with the lawinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5573826378717700Caro, Sueli Maria PessagnoSouza, Érica Renata de30310640203420912180923030669698CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Silvana_MC.pdfcchsa_ppgedu_me_Silvana_MC.pdfapplication/pdf787103http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15336/1/cchsa_ppgedu_me_Silvana_MC.pdfbdb9547dc58d6b31761b7f2734b6f194MD51123456789/153362022-09-02 11:36:23.945oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
The teachers formation for education of teenagers in conflict with the law |
title |
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei |
spellingShingle |
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei Cella, Silvana Machado universidade formação de professores Estatuto da Criança e do Adolescente exclusão/inclusão university teachers formation statute of the child exclusion/inclusion |
title_short |
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei |
title_full |
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei |
title_fullStr |
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei |
title_full_unstemmed |
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei |
title_sort |
A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei |
author |
Cella, Silvana Machado |
author_facet |
Cella, Silvana Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cella, Silvana Machado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
contributor_str_mv |
Camargo, Dulce Maria Pompêo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
universidade formação de professores Estatuto da Criança e do Adolescente exclusão/inclusão university teachers formation statute of the child exclusion/inclusion |
topic |
universidade formação de professores Estatuto da Criança e do Adolescente exclusão/inclusão university teachers formation statute of the child exclusion/inclusion |
description |
O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. Foram entrevistadas seis profissionais, entre pedagogas, assistentes sociais e professoras universitárias e, por meio da pesquisa qualitativa buscou-se perceber a exclusão sentida e vivenciada por essas educadoras. Além disso, o trabalhou visou conhecer as práticas cotidianas, as dificuldades e deficiências na formação do educador. Conclui-se que o educador exerce papel fundamental na dualidade dos estabelecimentos de custódia que mesclam características de prisão e escola e que o envolvimento dessas profissionais é imprescindível para que se cumpram os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15336 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
0300908598906308 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15336 |
identifier_str_mv |
0300908598906308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15336/1/cchsa_ppgedu_me_Silvana_MC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdb9547dc58d6b31761b7f2734b6f194 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790729346908160 |