A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cella, Silvana Machado
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15336
Resumo: O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. Foram entrevistadas seis profissionais, entre pedagogas, assistentes sociais e professoras universitárias e, por meio da pesquisa qualitativa buscou-se perceber a exclusão sentida e vivenciada por essas educadoras. Além disso, o trabalhou visou conhecer as práticas cotidianas, as dificuldades e deficiências na formação do educador. Conclui-se que o educador exerce papel fundamental na dualidade dos estabelecimentos de custódia que mesclam características de prisão e escola e que o envolvimento dessas profissionais é imprescindível para que se cumpram os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
id PCAM_68615fb9f7a20272e5f930385ab9ec2d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15336
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Cella, Silvana MachadoPontifícia Universidade Católica de CampinasCamargo, Dulce Maria Pompêo de2022-02-16T18:12:27Z2022-02-16T18:12:27Z2007-04-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153360300908598906308O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. Foram entrevistadas seis profissionais, entre pedagogas, assistentes sociais e professoras universitárias e, por meio da pesquisa qualitativa buscou-se perceber a exclusão sentida e vivenciada por essas educadoras. Além disso, o trabalhou visou conhecer as práticas cotidianas, as dificuldades e deficiências na formação do educador. Conclui-se que o educador exerce papel fundamental na dualidade dos estabelecimentos de custódia que mesclam características de prisão e escola e que o envolvimento dessas profissionais é imprescindível para que se cumpram os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.This study is inserted in University, teaching, and teachers formation , research s line, intend to reflect about the work and devotion of the educator teaching teenagers which had bad behavior and illegal acts. Six professionals had been interviewed, some of them are therapist, social assistant and university teachers, and this qualitative research allows a deep analysis to reflect about the exclusion of those teenagers. Moreover, the work aimed at to know practical the daily ones, the difficulties and deficiencies in the formation of the educator. We ve concluded that the work of the educator is essential in the duality of the establishments of custody mixing characteristic of safekeeping and school and that the evolvement of these professionals is essential so that the rules of the statute of the child are fulfilled.porPUC-Campinasuniversidadeformação de professoresEstatuto da Criança e do Adolescenteexclusão/inclusãouniversityteachers formationstatute of the childexclusion/inclusionA formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a leiThe teachers formation for education of teenagers in conflict with the lawinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP5573826378717700Caro, Sueli Maria PessagnoSouza, Érica Renata de30310640203420912180923030669698CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Silvana_MC.pdfcchsa_ppgedu_me_Silvana_MC.pdfapplication/pdf787103http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15336/1/cchsa_ppgedu_me_Silvana_MC.pdfbdb9547dc58d6b31761b7f2734b6f194MD51123456789/153362022-09-02 11:36:23.945oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15336Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
dc.title.alternative.none.fl_str_mv The teachers formation for education of teenagers in conflict with the law
title A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
spellingShingle A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
Cella, Silvana Machado
universidade
formação de professores
Estatuto da Criança e do Adolescente
exclusão/inclusão
university
teachers formation
statute of the child
exclusion/inclusion
title_short A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
title_full A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
title_fullStr A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
title_full_unstemmed A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
title_sort A formação de professores para educação de adolescentes em conflito com a lei
author Cella, Silvana Machado
author_facet Cella, Silvana Machado
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Cella, Silvana Machado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Camargo, Dulce Maria Pompêo de
contributor_str_mv Camargo, Dulce Maria Pompêo de
dc.subject.por.fl_str_mv universidade
formação de professores
Estatuto da Criança e do Adolescente
exclusão/inclusão
university
teachers formation
statute of the child
exclusion/inclusion
topic universidade
formação de professores
Estatuto da Criança e do Adolescente
exclusão/inclusão
university
teachers formation
statute of the child
exclusion/inclusion
description O presente estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores , e visa refletir sobre o educador que dedica seu trabalho ao ensino de adolescentes que cometeram ato infracional. Foram entrevistadas seis profissionais, entre pedagogas, assistentes sociais e professoras universitárias e, por meio da pesquisa qualitativa buscou-se perceber a exclusão sentida e vivenciada por essas educadoras. Além disso, o trabalhou visou conhecer as práticas cotidianas, as dificuldades e deficiências na formação do educador. Conclui-se que o educador exerce papel fundamental na dualidade dos estabelecimentos de custódia que mesclam características de prisão e escola e que o envolvimento dessas profissionais é imprescindível para que se cumpram os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15336
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 0300908598906308
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15336
identifier_str_mv 0300908598906308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15336/1/cchsa_ppgedu_me_Silvana_MC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bdb9547dc58d6b31761b7f2734b6f194
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790729346908160