Biblioteca pública: da extensão à ação cultural como prática de cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria Clara
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14772
Resumo: Registram-se, inicialmente, as concepções e os papéis que a biblioteca pública desempenhou a partir de meados do século XIX, fazendo-se uma revisão da literatura para mostrar a evolução desses papéis e a coexistência dos mesmos, assim como o surgimento do processo extensionista, no início do século XX, e sua diversificação. O conceito de biblioteca pública ação cultural liga-se ao da ação extensionista, marco teórico desta dissertação, cujo conceito, expresso por Paulo Freire, Victor Flusser, Luiz Milanesi e José Teixeira Coelho Neto, fundamenta a proposta. Fazem-se alguns registros de experiências extensionistas com características de ação cultural, utilizando-se uma metodologia baseada no diálogo, participação e conscientização. Relata-se uma experiência de extensão bibliotecária realizada em Araxá, MG, através da Unidade Móvel da Biblioteca Pública Municipal Viriato Correia , que serviu como estudo de caso à proposta de transformação de uma biblioteca pública tradicional em uma biblioteca como instrumento de ação cultural. Foram responsáveis pela experiência algumas entidades parceiras que se propuseram a estabelecer e ampliar o contato direto com as comunidades de bairros, num trabalho de extensão integrado e interdisciplinar. Ressalta-se a parceria com o Centro Universitário do Planalto de Araxá UNIARAXÁ, através do Núcleo de Práticas Jurídicas e da Agência da Previdência Social. A avaliação da experiência é feita a partir da observação do seu desdobramento, da opinião e depoimento dos entrevistados: pessoas da comunidade, profissionais liberais, funcionários, professores, estagiários e todos que estiveram envolvidos com o processo. Nas conclusões finais faz-se uma reflexão em torno dos seguintes pontos de vista: o da biblioteca como instituição, que foi o foco do trabalho; o da pesquisa, que se desenvolveu e que aprofundou o conhecimento teórico sobre o conceito de ação cultural, e, finalmente, o ponto de vista da autora, do seu envolvimento pessoal com a experiência: um aprendizado teórico/prático importante para o seu aperfeiçoamento profissional, bem como uma contribuição à Ciência da Informação e à Biblioteconomia para o estudo de um modelo de extensão bibliotecária com novas tendências de comunicação e integração dos grupos sociais que residem em locais distantes do centro urbano e que, na grande maioria, são desprovidos de recursos e serviços de informação essenciais ao exercício pleno da cidadania.
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spelling Fonseca, Maria ClaraPontifícia Universidade Católica de CampinasTálamo, Maria de Fátima Gonçalves Moreira2022-02-16T13:30:52Z2022-02-16T13:30:52Z2006-02-13http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/147724350547306461048Registram-se, inicialmente, as concepções e os papéis que a biblioteca pública desempenhou a partir de meados do século XIX, fazendo-se uma revisão da literatura para mostrar a evolução desses papéis e a coexistência dos mesmos, assim como o surgimento do processo extensionista, no início do século XX, e sua diversificação. O conceito de biblioteca pública ação cultural liga-se ao da ação extensionista, marco teórico desta dissertação, cujo conceito, expresso por Paulo Freire, Victor Flusser, Luiz Milanesi e José Teixeira Coelho Neto, fundamenta a proposta. Fazem-se alguns registros de experiências extensionistas com características de ação cultural, utilizando-se uma metodologia baseada no diálogo, participação e conscientização. Relata-se uma experiência de extensão bibliotecária realizada em Araxá, MG, através da Unidade Móvel da Biblioteca Pública Municipal Viriato Correia , que serviu como estudo de caso à proposta de transformação de uma biblioteca pública tradicional em uma biblioteca como instrumento de ação cultural. Foram responsáveis pela experiência algumas entidades parceiras que se propuseram a estabelecer e ampliar o contato direto com as comunidades de bairros, num trabalho de extensão integrado e interdisciplinar. Ressalta-se a parceria com o Centro Universitário do Planalto de Araxá UNIARAXÁ, através do Núcleo de Práticas Jurídicas e da Agência da Previdência Social. A avaliação da experiência é feita a partir da observação do seu desdobramento, da opinião e depoimento dos entrevistados: pessoas da comunidade, profissionais liberais, funcionários, professores, estagiários e todos que estiveram envolvidos com o processo. Nas conclusões finais faz-se uma reflexão em torno dos seguintes pontos de vista: o da biblioteca como instituição, que foi o foco do trabalho; o da pesquisa, que se desenvolveu e que aprofundou o conhecimento teórico sobre o conceito de ação cultural, e, finalmente, o ponto de vista da autora, do seu envolvimento pessoal com a experiência: um aprendizado teórico/prático importante para o seu aperfeiçoamento profissional, bem como uma contribuição à Ciência da Informação e à Biblioteconomia para o estudo de um modelo de extensão bibliotecária com novas tendências de comunicação e integração dos grupos sociais que residem em locais distantes do centro urbano e que, na grande maioria, são desprovidos de recursos e serviços de informação essenciais ao exercício pleno da cidadania.The conceptions and the roles that the public library has played since the mid-nineteenth century are described. A revision of literature is made to show the evolution of these roles and their coexistence, as well as the advent of expansion process in the early twentieth century, and its diversification. The concept of public library as cultural action is linked to the extension process and theoretical framework of this paper, whose concept, expressed by Paulo Freire, Victor Flusser, Luiz Milanesi and José Teixeira Coelho Neto, supports our thesis. Some records of extension experiments with characteristics of cultural action are made, using a methodology based on dialogue, participation and general awareness raising. An experiment of library extension carried out in Araxá, Minas Gerais, through the Mobile Unit of the Viriato Correia Public Library is described, which was used as a case study for the proposal of transformation of a public library as an instrument of cultural action. Some partner institutions, which took the initiative of making contact with the peripheral communities, were responsible for the experiment, an integrated, interdisciplinary task. The partnership with the Centro Universitário do Planalto de Araxá (University Centre of Planalto de Araxá), through the Centre of Judicial Practice and the Social Security Agency was fundamental. The evaluation of the experiment is made from the observation of its development, the opinion and personal accounts of the interviewees: people from the community, professionals, civil servants, teachers, trainees, and all of those who got involved in this process. Finally, a reflection on the following points is made: the library as an institution, which was the focus of this work; the research developed, which deepened the theoretical knowledge about cultural action, and finally, the author s own stand point, her personal involvement in the experiment. As far as the author is concerned it was an important theoretical / practical learning process for her professional improvement, as well as a contribution to Scienc of the Information and to librarianship as a study of a model of library extension with new communication trends, and the integration of social groups who live far away from the urban centres and who, in the majority, do not have access to information services, essential to the full exercise of citizenship.porPUC-Campinasbiblioteca públicaserviço de extensãoação culturalcidadaniapublic libraryextension servicecultural actioncitizenshipBiblioteca pública: da extensão à ação cultural como prática de cidadaniaPublic library: from extension to cultural action as citizenship practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6110614407789789Silva, José Fernando Modesto daMoraes, Tereza de10706314539145368040915785974542CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoORIGINALcchsa_ppgci_me_Maria_CF.pdfcchsa_ppgci_me_Maria_CF.pdfapplication/pdf26108876http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14772/1/cchsa_ppgci_me_Maria_CF.pdf036276b230f994951469076a15abcd33MD51123456789/147722022-09-02 11:36:32.896oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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