Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Marcelo Leandro de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16305
Resumo: O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo da História Cultural, que analisa as relações reversivas e as influências mútuas que pautam, de um lado, a construção da moderna cultura ocidental e seus paradigmas de racionalidade e ciência empírica, e do outro a constituição de uma tradição esotérica que busca harmonizar estes paradigmas com uma concepção fortemente encantada do universo, e dos mútuos processos de apropriação/reinterpretação envolvidos. Esse debate também dialoga com uma discussão mais específica ao campo da Ciência das Religiões, que busca compreender as transformações que ocorrem no campo religioso ocidental frente à nova sociedade secularizada. Nesse sentido, nosso trabalho busca contribuir com o debate oferecendo uma perspectiva destes processos a partir da periferia do ocidente , a América Latina, buscando identificar em que medida essas dinâmicas são reproduzidas no Novo Continente, e o que elas possuem de específico. Com esse propósito, tomando-se a obra de Samael Aun Weor como estudo de caso, conduziu-se uma contextualização histórica de longa duração, inserindo o autor no processo mais geral de constituição do moderno esoterismo ocidental, e de maneira mais específica no processo de constituição de um campo de espiritualidades esotéricas na Colômbia. A partir de uma análise histórico-comparativa da evolução de sua obra, de sua institucionalização e de suas práticas, que leva em conta contribuições conceituais e metodológicas da Escola Italiana de História das Religiões, nosso trabalho destaca a transição doutrinária que o autor opera em sua obra, deslocando-se do Rosacrucianismo em direção às concepções de um Esoterismo Psicológico do esoterista russo Gurdjieff. Essa transição é analisada à luz do imaginário dominante no milieu esotérico de sua época, perspectiva que oferece um importante material analítico para a compreensão das dinâmicas estruturais que norteiam a institucionalização do gnosticismo na América Latina e das especificidades que definem suas relações reversivas com o universo social em que estão inseridas.
id PCAM_6d9e02de8e3eda16ec66aefdd59d7e4b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16305
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Campos, Marcelo Leandro dePontifícia Universidade Católica de CampinasSilva, Ana Rosa Cloclet da2022-02-18T12:52:19Z2022-02-18T12:52:19Z2015-12-02http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/163051283367554666266O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo da História Cultural, que analisa as relações reversivas e as influências mútuas que pautam, de um lado, a construção da moderna cultura ocidental e seus paradigmas de racionalidade e ciência empírica, e do outro a constituição de uma tradição esotérica que busca harmonizar estes paradigmas com uma concepção fortemente encantada do universo, e dos mútuos processos de apropriação/reinterpretação envolvidos. Esse debate também dialoga com uma discussão mais específica ao campo da Ciência das Religiões, que busca compreender as transformações que ocorrem no campo religioso ocidental frente à nova sociedade secularizada. Nesse sentido, nosso trabalho busca contribuir com o debate oferecendo uma perspectiva destes processos a partir da periferia do ocidente , a América Latina, buscando identificar em que medida essas dinâmicas são reproduzidas no Novo Continente, e o que elas possuem de específico. Com esse propósito, tomando-se a obra de Samael Aun Weor como estudo de caso, conduziu-se uma contextualização histórica de longa duração, inserindo o autor no processo mais geral de constituição do moderno esoterismo ocidental, e de maneira mais específica no processo de constituição de um campo de espiritualidades esotéricas na Colômbia. A partir de uma análise histórico-comparativa da evolução de sua obra, de sua institucionalização e de suas práticas, que leva em conta contribuições conceituais e metodológicas da Escola Italiana de História das Religiões, nosso trabalho destaca a transição doutrinária que o autor opera em sua obra, deslocando-se do Rosacrucianismo em direção às concepções de um Esoterismo Psicológico do esoterista russo Gurdjieff. Essa transição é analisada à luz do imaginário dominante no milieu esotérico de sua época, perspectiva que oferece um importante material analítico para a compreensão das dinâmicas estruturais que norteiam a institucionalização do gnosticismo na América Latina e das especificidades que definem suas relações reversivas com o universo social em que estão inseridas.The present research deals with the problematic of Latin American evangelical identity built from its historical issues in the second half of the 20th century. First, it shows the difficulties of the theme such as the semantic issue related to the term evangelical and the transdenominationality concerning the charismatic ways of living the Christian faith. It also briefly overviews the academic studies about protestantism and evangelicalism in which it fits. Then, it presents ways of dealing with the specific problematic of this research. In a second moment, this research faces the question regarding the political and religious field where Latin American evangelicalism develops its identity, presenting its major formative characters: Catholicism, ecumenism and fundamentalism. Last, it makes a discursive analysis of the final documents of the most important Latin American evangelical congresses, conferences, and the Lausanne Congress (1974). So Evangelicalism is seen like a historical product in close connection with the political, social and religious context of the studied decades. It is both fruit of fundamentalism, from which it develops its antiecumenism, as of the ecumenism, from which it inherits questions about the missiological praxis.porPUC-Campinasgnosticismo contemporâneoesoterismo ocidentalimaginário esotéricosecularização do esoterismomagia sexualcontemporary gnosticismwestern esotericismimaginary esotericsecularization of esotericismsexual magicEsoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6648577383927409Godoy, João Miguel Teixeira deBubello, Juan80772308760924434103601857977558CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReligiãoORIGINALcchsa_ppgcr_me_Marcelo_LC.pdfcchsa_ppgcr_me_Marcelo_LC.pdfapplication/pdf1746391http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16305/1/cchsa_ppgcr_me_Marcelo_LC.pdfcb216f03828629e86cf7b1b4fec7d25dMD51123456789/163052022-09-02 11:36:39.751oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16305Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
title Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
spellingShingle Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
Campos, Marcelo Leandro de
gnosticismo contemporâneo
esoterismo ocidental
imaginário esotérico
secularização do esoterismo
magia sexual
contemporary gnosticism
western esotericism
imaginary esoteric
secularization of esotericism
sexual magic
title_short Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
title_full Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
title_fullStr Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
title_full_unstemmed Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
title_sort Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
author Campos, Marcelo Leandro de
author_facet Campos, Marcelo Leandro de
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Marcelo Leandro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Ana Rosa Cloclet da
contributor_str_mv Silva, Ana Rosa Cloclet da
dc.subject.por.fl_str_mv gnosticismo contemporâneo
esoterismo ocidental
imaginário esotérico
secularização do esoterismo
magia sexual
contemporary gnosticism
western esotericism
imaginary esoteric
secularization of esotericism
sexual magic
topic gnosticismo contemporâneo
esoterismo ocidental
imaginário esotérico
secularização do esoterismo
magia sexual
contemporary gnosticism
western esotericism
imaginary esoteric
secularization of esotericism
sexual magic
description O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo da História Cultural, que analisa as relações reversivas e as influências mútuas que pautam, de um lado, a construção da moderna cultura ocidental e seus paradigmas de racionalidade e ciência empírica, e do outro a constituição de uma tradição esotérica que busca harmonizar estes paradigmas com uma concepção fortemente encantada do universo, e dos mútuos processos de apropriação/reinterpretação envolvidos. Esse debate também dialoga com uma discussão mais específica ao campo da Ciência das Religiões, que busca compreender as transformações que ocorrem no campo religioso ocidental frente à nova sociedade secularizada. Nesse sentido, nosso trabalho busca contribuir com o debate oferecendo uma perspectiva destes processos a partir da periferia do ocidente , a América Latina, buscando identificar em que medida essas dinâmicas são reproduzidas no Novo Continente, e o que elas possuem de específico. Com esse propósito, tomando-se a obra de Samael Aun Weor como estudo de caso, conduziu-se uma contextualização histórica de longa duração, inserindo o autor no processo mais geral de constituição do moderno esoterismo ocidental, e de maneira mais específica no processo de constituição de um campo de espiritualidades esotéricas na Colômbia. A partir de uma análise histórico-comparativa da evolução de sua obra, de sua institucionalização e de suas práticas, que leva em conta contribuições conceituais e metodológicas da Escola Italiana de História das Religiões, nosso trabalho destaca a transição doutrinária que o autor opera em sua obra, deslocando-se do Rosacrucianismo em direção às concepções de um Esoterismo Psicológico do esoterista russo Gurdjieff. Essa transição é analisada à luz do imaginário dominante no milieu esotérico de sua época, perspectiva que oferece um importante material analítico para a compreensão das dinâmicas estruturais que norteiam a institucionalização do gnosticismo na América Latina e das especificidades que definem suas relações reversivas com o universo social em que estão inseridas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-18T12:52:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-18T12:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16305
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 1283367554666266
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16305
identifier_str_mv 1283367554666266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16305/1/cchsa_ppgcr_me_Marcelo_LC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cb216f03828629e86cf7b1b4fec7d25d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790720557744128