Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Marcelo Leandro de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16305
Resumo: O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo da História Cultural, que analisa as relações reversivas e as influências mútuas que pautam, de um lado, a construção da moderna cultura ocidental e seus paradigmas de racionalidade e ciência empírica, e do outro a constituição de uma tradição esotérica que busca harmonizar estes paradigmas com uma concepção fortemente encantada do universo, e dos mútuos processos de apropriação/reinterpretação envolvidos. Esse debate também dialoga com uma discussão mais específica ao campo da Ciência das Religiões, que busca compreender as transformações que ocorrem no campo religioso ocidental frente à nova sociedade secularizada. Nesse sentido, nosso trabalho busca contribuir com o debate oferecendo uma perspectiva destes processos a partir da periferia do ocidente , a América Latina, buscando identificar em que medida essas dinâmicas são reproduzidas no Novo Continente, e o que elas possuem de específico. Com esse propósito, tomando-se a obra de Samael Aun Weor como estudo de caso, conduziu-se uma contextualização histórica de longa duração, inserindo o autor no processo mais geral de constituição do moderno esoterismo ocidental, e de maneira mais específica no processo de constituição de um campo de espiritualidades esotéricas na Colômbia. A partir de uma análise histórico-comparativa da evolução de sua obra, de sua institucionalização e de suas práticas, que leva em conta contribuições conceituais e metodológicas da Escola Italiana de História das Religiões, nosso trabalho destaca a transição doutrinária que o autor opera em sua obra, deslocando-se do Rosacrucianismo em direção às concepções de um Esoterismo Psicológico do esoterista russo Gurdjieff. Essa transição é analisada à luz do imaginário dominante no milieu esotérico de sua época, perspectiva que oferece um importante material analítico para a compreensão das dinâmicas estruturais que norteiam a institucionalização do gnosticismo na América Latina e das especificidades que definem suas relações reversivas com o universo social em que estão inseridas.
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