Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional PUC-Campinas |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16305 |
Resumo: | O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo da História Cultural, que analisa as relações reversivas e as influências mútuas que pautam, de um lado, a construção da moderna cultura ocidental e seus paradigmas de racionalidade e ciência empírica, e do outro a constituição de uma tradição esotérica que busca harmonizar estes paradigmas com uma concepção fortemente encantada do universo, e dos mútuos processos de apropriação/reinterpretação envolvidos. Esse debate também dialoga com uma discussão mais específica ao campo da Ciência das Religiões, que busca compreender as transformações que ocorrem no campo religioso ocidental frente à nova sociedade secularizada. Nesse sentido, nosso trabalho busca contribuir com o debate oferecendo uma perspectiva destes processos a partir da periferia do ocidente , a América Latina, buscando identificar em que medida essas dinâmicas são reproduzidas no Novo Continente, e o que elas possuem de específico. Com esse propósito, tomando-se a obra de Samael Aun Weor como estudo de caso, conduziu-se uma contextualização histórica de longa duração, inserindo o autor no processo mais geral de constituição do moderno esoterismo ocidental, e de maneira mais específica no processo de constituição de um campo de espiritualidades esotéricas na Colômbia. A partir de uma análise histórico-comparativa da evolução de sua obra, de sua institucionalização e de suas práticas, que leva em conta contribuições conceituais e metodológicas da Escola Italiana de História das Religiões, nosso trabalho destaca a transição doutrinária que o autor opera em sua obra, deslocando-se do Rosacrucianismo em direção às concepções de um Esoterismo Psicológico do esoterista russo Gurdjieff. Essa transição é analisada à luz do imaginário dominante no milieu esotérico de sua época, perspectiva que oferece um importante material analítico para a compreensão das dinâmicas estruturais que norteiam a institucionalização do gnosticismo na América Latina e das especificidades que definem suas relações reversivas com o universo social em que estão inseridas. |
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Esoterismo, modernidade e secularização: a Gnose de Samael Aun Weorgnosticismo contemporâneoesoterismo ocidentalimaginário esotéricosecularização do esoterismomagia sexualcontemporary gnosticismwestern esotericismimaginary esotericsecularization of esotericismsexual magicO presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo da História Cultural, que analisa as relações reversivas e as influências mútuas que pautam, de um lado, a construção da moderna cultura ocidental e seus paradigmas de racionalidade e ciência empírica, e do outro a constituição de uma tradição esotérica que busca harmonizar estes paradigmas com uma concepção fortemente encantada do universo, e dos mútuos processos de apropriação/reinterpretação envolvidos. Esse debate também dialoga com uma discussão mais específica ao campo da Ciência das Religiões, que busca compreender as transformações que ocorrem no campo religioso ocidental frente à nova sociedade secularizada. Nesse sentido, nosso trabalho busca contribuir com o debate oferecendo uma perspectiva destes processos a partir da periferia do ocidente , a América Latina, buscando identificar em que medida essas dinâmicas são reproduzidas no Novo Continente, e o que elas possuem de específico. Com esse propósito, tomando-se a obra de Samael Aun Weor como estudo de caso, conduziu-se uma contextualização histórica de longa duração, inserindo o autor no processo mais geral de constituição do moderno esoterismo ocidental, e de maneira mais específica no processo de constituição de um campo de espiritualidades esotéricas na Colômbia. A partir de uma análise histórico-comparativa da evolução de sua obra, de sua institucionalização e de suas práticas, que leva em conta contribuições conceituais e metodológicas da Escola Italiana de História das Religiões, nosso trabalho destaca a transição doutrinária que o autor opera em sua obra, deslocando-se do Rosacrucianismo em direção às concepções de um Esoterismo Psicológico do esoterista russo Gurdjieff. Essa transição é analisada à luz do imaginário dominante no milieu esotérico de sua época, perspectiva que oferece um importante material analítico para a compreensão das dinâmicas estruturais que norteiam a institucionalização do gnosticismo na América Latina e das especificidades que definem suas relações reversivas com o universo social em que estão inseridas.The present research deals with the problematic of Latin American evangelical identity built from its historical issues in the second half of the 20th century. First, it shows the difficulties of the theme such as the semantic issue related to the term evangelical and the transdenominationality concerning the charismatic ways of living the Christian faith. It also briefly overviews the academic studies about protestantism and evangelicalism in which it fits. Then, it presents ways of dealing with the specific problematic of this research. In a second moment, this research faces the question regarding the political and religious field where Latin American evangelicalism develops its identity, presenting its major formative characters: Catholicism, ecumenism and fundamentalism. Last, it makes a discursive analysis of the final documents of the most important Latin American evangelical congresses, conferences, and the Lausanne Congress (1974). So Evangelicalism is seen like a historical product in close connection with the political, social and religious context of the studied decades. It is both fruit of fundamentalism, from which it develops its antiecumenism, as of the ecumenism, from which it inherits questions about the missiological praxis.PUC-CampinasSilva, Ana Rosa Cloclet daPontifícia Universidade Católica de CampinasCampos, Marcelo Leandro de2022-02-18T12:52:19Z2022-02-18T12:52:19Z2015-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/163051283367554666266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-09-02T14:36:39Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16305Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-09-02T14:36:39Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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O presente trabalho tem o propósito de analisar a obra do esoterista colombiano Samael Aun Weor à luz do conceito de secularização do esoterismo do historiador Wouter Hanegraaff, que integra um importante debate, no campo da História Cultural, que analisa as relações reversivas e as influências mútuas que pautam, de um lado, a construção da moderna cultura ocidental e seus paradigmas de racionalidade e ciência empírica, e do outro a constituição de uma tradição esotérica que busca harmonizar estes paradigmas com uma concepção fortemente encantada do universo, e dos mútuos processos de apropriação/reinterpretação envolvidos. Esse debate também dialoga com uma discussão mais específica ao campo da Ciência das Religiões, que busca compreender as transformações que ocorrem no campo religioso ocidental frente à nova sociedade secularizada. Nesse sentido, nosso trabalho busca contribuir com o debate oferecendo uma perspectiva destes processos a partir da periferia do ocidente , a América Latina, buscando identificar em que medida essas dinâmicas são reproduzidas no Novo Continente, e o que elas possuem de específico. Com esse propósito, tomando-se a obra de Samael Aun Weor como estudo de caso, conduziu-se uma contextualização histórica de longa duração, inserindo o autor no processo mais geral de constituição do moderno esoterismo ocidental, e de maneira mais específica no processo de constituição de um campo de espiritualidades esotéricas na Colômbia. A partir de uma análise histórico-comparativa da evolução de sua obra, de sua institucionalização e de suas práticas, que leva em conta contribuições conceituais e metodológicas da Escola Italiana de História das Religiões, nosso trabalho destaca a transição doutrinária que o autor opera em sua obra, deslocando-se do Rosacrucianismo em direção às concepções de um Esoterismo Psicológico do esoterista russo Gurdjieff. Essa transição é analisada à luz do imaginário dominante no milieu esotérico de sua época, perspectiva que oferece um importante material analítico para a compreensão das dinâmicas estruturais que norteiam a institucionalização do gnosticismo na América Latina e das especificidades que definem suas relações reversivas com o universo social em que estão inseridas. |
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