Análise comparativa das tendências teóricas sobre o ensino jurídico no Brasil de 2004 a 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adaid, Felipe Alves Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15427
Resumo: A presente pesquisa teve como o objeto o Ensino Jurídico. Em relação ao objetivo geral importa a discussão do Estado da Arte no Ensino Jurídico, com a finalidade de identificar suas tendências teóricas, dessarte, a pergunta que deu essência à dissertação pôde ser, pois, formulada: com base na pesquisa do tipo Estado da Arte, como pensar a análise comparativa das tendências teóricas sobre o Ensino Jurídico no Brasil de 2004 a 2014? Sendo assim, foram objetivos específicos da pesquisa a análise da base teórica de teses e dissertações publicadas nos últimos 10 anos as quais discutem o Ensino Jurídico. Desta feita, foram identificados e mapeados seus teóricos, apreciadas suas obras e relacionadas entre si. O método de pesquisa, então, foi o da revisão bibliográfica das pesquisas de Pós-Graduação delimitadas pelo Estado da Arte e das obras que lhe deram baldrame teórico. Especificamente ainda sobre o método, não obsta ressaltar que as teses e dissertações foram pesquisadas por meio do banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, por meio de descritores que representaram a melhor busca relacionada ao Ensino Jurídico, quais sejam, Educação Jurídica, Ensino Jurídico, Curso de Direito, Ensino do Direito e, por fim, Ensino de Direito. Ademais, estabelecido o resultado das teses e dissertações relativo ao tema e ao período proposto, o método seguiu por meio da análise qualitativa de suas referências, de forma a identificar quais autores têm sido mais utilizados nas mesmas pesquisas. Outrossim, em relação ao referencial teórico da dissertação, pode-se dizer que está relacionada com os próprios autores resultantes da análise do Estado da Arte, sendo eles: Horácio Wanderlei Rodrigues, Luis Alberto Warat, José Eduardo Faria, Eduardo Carlos Bianca Bittar e Roberto Lyra Filho. Em relação à estrutura da dissertação, foi possível afirmar que ela se dividiu em três capítulos, quais sejam, inicialmente a tratar da questão do Estado da Arte, pela apresentação de seu conceito, além do detalhamento do método de pesquisa e também da análise geral do resultado; na sequência, as obras relacionadas foram categorizadas em dois grupos distintos de autores, quais sejam, aqueles que não se relacionavam com o Ensino Jurídico e aqueles que tinham relação direta com ele; por fim, o último capítulo apresentou de forma ainda mais específica os principais autores da Categoria do Ensino Jurídico, bem como suas obras, ainda neste capítulo, foi realizada uma relação entre os autores mais referenciados nas pesquisas, na tentativa de encontrar elementos que sustentem sua influência à discussão do Ensino Jurídico.
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O método de pesquisa, então, foi o da revisão bibliográfica das pesquisas de Pós-Graduação delimitadas pelo Estado da Arte e das obras que lhe deram baldrame teórico. Especificamente ainda sobre o método, não obsta ressaltar que as teses e dissertações foram pesquisadas por meio do banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, por meio de descritores que representaram a melhor busca relacionada ao Ensino Jurídico, quais sejam, Educação Jurídica, Ensino Jurídico, Curso de Direito, Ensino do Direito e, por fim, Ensino de Direito. Ademais, estabelecido o resultado das teses e dissertações relativo ao tema e ao período proposto, o método seguiu por meio da análise qualitativa de suas referências, de forma a identificar quais autores têm sido mais utilizados nas mesmas pesquisas. Outrossim, em relação ao referencial teórico da dissertação, pode-se dizer que está relacionada com os próprios autores resultantes da análise do Estado da Arte, sendo eles: Horácio Wanderlei Rodrigues, Luis Alberto Warat, José Eduardo Faria, Eduardo Carlos Bianca Bittar e Roberto Lyra Filho. Em relação à estrutura da dissertação, foi possível afirmar que ela se dividiu em três capítulos, quais sejam, inicialmente a tratar da questão do Estado da Arte, pela apresentação de seu conceito, além do detalhamento do método de pesquisa e também da análise geral do resultado; na sequência, as obras relacionadas foram categorizadas em dois grupos distintos de autores, quais sejam, aqueles que não se relacionavam com o Ensino Jurídico e aqueles que tinham relação direta com ele; por fim, o último capítulo apresentou de forma ainda mais específica os principais autores da Categoria do Ensino Jurídico, bem como suas obras, ainda neste capítulo, foi realizada uma relação entre os autores mais referenciados nas pesquisas, na tentativa de encontrar elementos que sustentem sua influência à discussão do Ensino Jurídico.The present study has as its object the Legal Education. In relation to general objective, matter the discussion on the state of the art in the Legal Education, with the purpose to identify their theoretical trends, so the question which gives essence to these thesis can be formulated: based on state of the art research, how to think the comparative analysis of the theoretical trends on the Legal Education in Brazil from 2004 to 2014? Thus, are specific objectives of the research the analysis of the theoretical basis of theses and dissertations published in the last 10 years which discuss the Legal Education. Thus, were identified and mapped its theoretical, analyzed their works and related to each other. The search method, then, was the bibliographical review of the researches of Postgraduation bounded by the State of the art and the works that give theoretical foundation. Specifically about the method, it’s worth mentioning that the theses and dissertations will be searched using the database of the Digital Library of Theses and Dissertations, by means of descriptors that will represent the best research related to Legal Education, namely: Legal Education, Legal Education, Law Course, Law School and, finally, Law School. Moreover, established the result of theses and dissertations relating to the theme and the proposed period, the method followed by the qualitative analysis of their references, in order to identify which authors have been more used in same surveys. Furthermore, in relation to the theoretical framework of the thesis, it can be said that is related to the authors resulting from State of Art analysis: Horacio Wanderlei Rodrigues, Luis Alberto Warat, José Eduardo Faria, Eduardo Carlos Bianca Bittar and Roberto Lyra Filho. In relation to the structure of the thesis, it is possible to affirm that she was divided into three chapters, which are initially dealing with the issue of the State of the art, by presentation of its concept, in addition to detailing of the research method and also the general analysis of the result; in sequence, the works related will be categorized in two distinct groups of authors, which are the ones that don’t relate to the Legal Education and those who have a direct relationship with him; finally, the last chapter will present even more specific the principal authors of the category of Legal Education, as well as their works, still in this chapter, shall be performed a relation between the authors more referenced in the researches, in an attempt to find elements to sustain its influence to the discussion of the Legal Education.porPUC-Campinasestado da arteensino jurídicotendências teóricasstate of the artlegal educationtheoretical trendsAnálise comparativa das tendências teóricas sobre o ensino jurídico no Brasil de 2004 a 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6369572439782922Vitorino, Artur José RendaAssis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz38110041086704309527743086394186CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Felipe_APA.pdfcchsa_ppgedu_me_Felipe_APA.pdfapplication/pdf2685302http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15427/1/cchsa_ppgedu_me_Felipe_APA.pdfef1d0138b59c21a3d15aba2880cb80a3MD51123456789/154272022-10-27 12:06:26.457oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T14:06:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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