Desenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Evandro Morais
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15927
Resumo: Desde a entrada efetiva dos profissionais da psicologia nas equipes esportivas, estes se depararam com as demandas de avaliação dos sujeitos envolvidos neste contexto, em especial os atletas. Com isto, a necessidade de contarem com instrumentos de avaliação psicológica, capazes de auxiliá-los nessa tarefa, tem se mostrado cada vez mais imperativa. No entanto, a carência de instrumentos válidos impõe-se como importante limitação a estes profissionais. Esta carência constitui ao mesmo tempo um desafio à psicologia, bem como um campo de investigação ainda em aberto para os pesquisadores da área. Desde a década de 70 foi desenvolvida no Brasil, por Ryad Simon, uma escala para a avaliação da eficácia adaptativa, conhecida como Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO). Baseia-se na concepção de que a eficácia adaptativa corresponde à capacidade do sujeito de enfrentar as vicissitudes da vida. Os dados sobre o sujeito são obtidos por meio de entrevista clínica. A EDAO já demonstrou evidências de validade para diferentes estratos da população clínica e não clínica. Uma versão de autorrelato, para avaliar a eficácia da adaptação de pacientes de clínicas comunitárias, está em desenvolvimento e tem sido provisoriamente identificada pelo acrônimo EDAO-AR. Propõe-se nesta pesquisa o desenvolvimento de uma versão da EDAO-AR para avaliação de atletas, bem como a verificação de algumas de suas evidências de validade. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: a) adaptação da EDAO-AR e construção de novos itens; análise de conteúdo por juízes (especialistas); e análise semântica dos itens por atletas de diferentes modalidades e diferentes níveis de escolaridade; b) estimativa da consistência interna dos itens distribuídos por fator e para a escala total, avaliada por coeficientes alfa de Cronbach, foram também avaliados os índices MSA e KMO, e por fim, verificadas as dimensionalidades das escalas por meio de análise fatorial exploratória. A amostra foi composta por 219 atletas das seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal, Natação, Rugby e Vôlei inscritos em suas respectivas instituições federativas sob a categoria juvenil e adulta. Considerando que a adaptação dos sujeitos é verificada a partir da adequação apresentadas nos setores Afetivo Relacional (AR) e Produtividade (Pr), os itens foram construídos e avaliados de forma separada, tomando cada conjunto de item um como um instrumento diferente. A escala final ficou constituída por 41 itens divididos em 19 para avaliação do setor AR e 22 para avaliação da Pr. Os resultados demonstram que tanto a escala AR quanto a Pr avaliam a qualidade da adaptação de acordo com três dimensões: Autocontrole Relações interpessoal e Enfrentamento. Sugere-se a necessidade de desenvolvimento de novos itens para a escala AR a fim de alcançar maiores índices de consistência interna para escala geral, bem como para os respectivos fatores. Por fim, destaca-se a necessidade de utilização de ambas as escalas para avaliação da configuração adaptativa de atletas.
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Desde a década de 70 foi desenvolvida no Brasil, por Ryad Simon, uma escala para a avaliação da eficácia adaptativa, conhecida como Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO). Baseia-se na concepção de que a eficácia adaptativa corresponde à capacidade do sujeito de enfrentar as vicissitudes da vida. Os dados sobre o sujeito são obtidos por meio de entrevista clínica. A EDAO já demonstrou evidências de validade para diferentes estratos da população clínica e não clínica. Uma versão de autorrelato, para avaliar a eficácia da adaptação de pacientes de clínicas comunitárias, está em desenvolvimento e tem sido provisoriamente identificada pelo acrônimo EDAO-AR. Propõe-se nesta pesquisa o desenvolvimento de uma versão da EDAO-AR para avaliação de atletas, bem como a verificação de algumas de suas evidências de validade. A pesquisa se desenvolveu em duas etapas: a) adaptação da EDAO-AR e construção de novos itens; análise de conteúdo por juízes (especialistas); e análise semântica dos itens por atletas de diferentes modalidades e diferentes níveis de escolaridade; b) estimativa da consistência interna dos itens distribuídos por fator e para a escala total, avaliada por coeficientes alfa de Cronbach, foram também avaliados os índices MSA e KMO, e por fim, verificadas as dimensionalidades das escalas por meio de análise fatorial exploratória. A amostra foi composta por 219 atletas das seguintes modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal, Natação, Rugby e Vôlei inscritos em suas respectivas instituições federativas sob a categoria juvenil e adulta. Considerando que a adaptação dos sujeitos é verificada a partir da adequação apresentadas nos setores Afetivo Relacional (AR) e Produtividade (Pr), os itens foram construídos e avaliados de forma separada, tomando cada conjunto de item um como um instrumento diferente. A escala final ficou constituída por 41 itens divididos em 19 para avaliação do setor AR e 22 para avaliação da Pr. Os resultados demonstram que tanto a escala AR quanto a Pr avaliam a qualidade da adaptação de acordo com três dimensões: Autocontrole Relações interpessoal e Enfrentamento. Sugere-se a necessidade de desenvolvimento de novos itens para a escala AR a fim de alcançar maiores índices de consistência interna para escala geral, bem como para os respectivos fatores. Por fim, destaca-se a necessidade de utilização de ambas as escalas para avaliação da configuração adaptativa de atletas.Ever since the effective introduction of psychology professionals into sporting teams, they have encountered demands to evaluate the subjects involved in this area, particularly athletes. Accordingly, the need for these professionals to avail themselves of psychological evaluation tools that are capable of assisting them in this task, has become increasingly imperative. However, the lack of valid tools imposes significant limitations on these professionals. This lack is, at the same time, a challenge to psychology as well as a field of investigation that is still open to researchers in this area. In the 1970s, a scale was developed in Brazil by Ryad Simon, known as the Operational Adaptive Diagnostic Scale (EDAO), to evaluate adaptive efficiency. It is based on the concept that adaptive efficiency represents the ability of a subject to cope with life s trials and tribulations. Data on the subject are obtained by way of a clinical interview. The EDAO has already proved to be valid for different strata of the clinical and non-clinical population. A self-report version, to evaluate the effectiveness of adaptation of patients in community clinics, is under development and has been provisionally assigned the acronym EDAO-AR. This study proposes the development of a version of the EDAO-AR for the evaluation of athletes, as well as examining some of its proof of validity. The study has evolved in two stages: a) adaptation of the EDAO-AR and the construction of new items; analysis of content by (specialist) judges; and a semantic analysis of the items by athletes in different sports and with different levels of schooling; b) estimate of the internal consistency of the items, distributed by factor and for the scale as a whole, evaluated using Cronbach s alpha coefficient; the MSA and KMO indices were also evaluated and finally, the dimensionality of the scales was checked by means of exploratory factorial analysis. The sample comprised 219 athletes from the following categories of sport: Athletics, Basketball, Indoor Soccer, Swimming, Rugby and Volleyball, enrolled in their respective federations in the youth and adult categories. Assuming that the adaptation of the subjects is examined based on the suitability demonstrated in the Affection-Relation (AR) and Productivity (Pr) sectors, the items were built and evaluated separately, each set of items being regarded as a different tool. The final scale was made up of 41 items, 19 for the evaluation of the AR sector and 22 for the evaluation of Pr. The results show that the AR scale and the Pr scale both evaluate the quality of adaptation in accordance with three dimensions: Self-control, Interpersonal relationships and Coping. It is suggested that there is a need to develop new items for the AR scale in order to achieve higher indices of internal consistency for the overall scale, as well as for the respective factors. Finally, the need to use both the scales in the evaluation of the adaptive configuration of athletes should be stressed.porPUC-Campinasavaliação psicológicaeficácia adaptativaesporteinstrumento de avaliaçãoautorrelatopsychological evaluationadaptive effectivenesssportevaluation toolself-reportDesenvolvimento de versão da Escala Diagnóstica Adaptativa para Atletas (EDAO-AR-A)Development of a version of the Adaptive Diagnostic Scale for Athletes (EDAO-AR-A)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7673110029487061Machado, Afonso AntonioEnumo, Sônia Regina Fiorim6611875189543103CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Evandro_MP.pdfccv_ppgpsico_me_Evandro_MP.pdfapplication/pdf1971688http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15927/1/ccv_ppgpsico_me_Evandro_MP.pdfb464667dc5428fbce0ec80f5d98d7c67MD51123456789/159272022-09-02 11:36:16.959oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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