Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Khater, Eduardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15724
Resumo: Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm apresentado mudanças aceleradas em seus modos de ser e de existir, no modo de se comportar com o outro, com a família e com o mundo. A qualidade da adaptação de um adolescente pode ser determinante no sucesso ou não com que enfrenta as situações cotidianas. A possibilidade de avaliação da eficácia da adaptação conseguida pelo adolescente pode ser de grande valia no atendimento psicológico, na medida em que fornece um quadro geral do funcionamento da personalidade e de seus recursos para fazer face às vicissitudes e desafios da vida. A proposta de uma teoria da adaptação a partir da qual a qualidade da adaptação do sujeito é avaliada em quatro setores da personalidade (afetivo-relacional/A-R, produtividade/Pr, sociocultural/SC e orgânico/Or) deu origem a uma escala identificada como Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO), baseada em material proveniente de entrevista clínica, e que já se mostrou precisa e válida. Na prática profissional e em situações de pesquisa, nem sempre é possível realizar entrevistas clínicas. Uma versão de autorrelato (EDAO-AR) foi desenvolvida para avaliar adultos atendidos em clínicas comunitárias. No entanto, os adolescentes enfrentam situações específicas, nem sempre contempladas pelos itens da escala. O presente estudo teve como objetivo a adaptação da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO-AR) para Adolescentes e obtenção de evidências de validade e de precisão deste instrumento. Foram elaborados itens condizentes com a realidade enfrentada por adolescentes e outros adaptados da EDAO-AR. Os itens foram submetidos à análise de especialistas e de adolescentes para originar a primeira versão da EDAO-AR-AD, composta por uma escala para a avaliação da qualidade da adaptação do setor A-R e outra para a avaliação da Pr. Esta versão foi aplicada em 482 adolescentes entre 14 e 18 anos de ambos os sexos (271 M e 204 F). Foram realizadas análises da consistência interna, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória. A Escala Afetivo Relacional ficou com 20 itens divididos em três fatores ( foco no outro , foco na relação e foco no eu respectivamente) e a da Produtividade com 17 itens distribuídos em dois fatores ( foco no eu e foco na situação ). Ambas detém boa consistência interna (α=0,72 e α=0,83). A análise fatorial confirmatória sugere novos itens para o terceiro fator da Escala Afetivo Relacional e corrobora o modelo desenhado para a escala da Produtividade.
id PCAM_88ff45a6885168cefce8f351e60bba79
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15724
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Khater, EduardoPontifícia Universidade Católica de CampinasSouza, Vera Lúcia Trevisan de2022-02-16T18:41:48Z2022-02-16T18:41:48Z2014-02-25http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/157242153334435190735Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm apresentado mudanças aceleradas em seus modos de ser e de existir, no modo de se comportar com o outro, com a família e com o mundo. A qualidade da adaptação de um adolescente pode ser determinante no sucesso ou não com que enfrenta as situações cotidianas. A possibilidade de avaliação da eficácia da adaptação conseguida pelo adolescente pode ser de grande valia no atendimento psicológico, na medida em que fornece um quadro geral do funcionamento da personalidade e de seus recursos para fazer face às vicissitudes e desafios da vida. A proposta de uma teoria da adaptação a partir da qual a qualidade da adaptação do sujeito é avaliada em quatro setores da personalidade (afetivo-relacional/A-R, produtividade/Pr, sociocultural/SC e orgânico/Or) deu origem a uma escala identificada como Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO), baseada em material proveniente de entrevista clínica, e que já se mostrou precisa e válida. Na prática profissional e em situações de pesquisa, nem sempre é possível realizar entrevistas clínicas. Uma versão de autorrelato (EDAO-AR) foi desenvolvida para avaliar adultos atendidos em clínicas comunitárias. No entanto, os adolescentes enfrentam situações específicas, nem sempre contempladas pelos itens da escala. O presente estudo teve como objetivo a adaptação da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO-AR) para Adolescentes e obtenção de evidências de validade e de precisão deste instrumento. Foram elaborados itens condizentes com a realidade enfrentada por adolescentes e outros adaptados da EDAO-AR. Os itens foram submetidos à análise de especialistas e de adolescentes para originar a primeira versão da EDAO-AR-AD, composta por uma escala para a avaliação da qualidade da adaptação do setor A-R e outra para a avaliação da Pr. Esta versão foi aplicada em 482 adolescentes entre 14 e 18 anos de ambos os sexos (271 M e 204 F). Foram realizadas análises da consistência interna, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória. A Escala Afetivo Relacional ficou com 20 itens divididos em três fatores ( foco no outro , foco na relação e foco no eu respectivamente) e a da Produtividade com 17 itens distribuídos em dois fatores ( foco no eu e foco na situação ). Ambas detém boa consistência interna (α=0,72 e α=0,83). A análise fatorial confirmatória sugere novos itens para o terceiro fator da Escala Afetivo Relacional e corrobora o modelo desenhado para a escala da Produtividade.A major challenge in human relationships refers to the issue of immediacy, production and uninterrupted flow of information and transformations.. Regarding this dynamic, teenagers have shown accelerated ways of being and existing, in order to cope with each other, family and the world changes . The quality of the adaptation of a teenager can be instrumental facing everyday situations. The possibility of assessing the effectiveness of adaptation achieved by adolescents may be valuable in psychological care, in that it provides a general framework of personality functioning and its resources to meet the challenges and obstacles of life . The proposal for a theory of adaptation from which the quality of the adaptation of the subject is evaluated in four areas of personality (affective- relational, productivity, sociocultural and organic) gave form to a labeled Operational Adaptive Diagnostic Scale (EDAO) scale, based on material from the clinical interview, and that was proven to be accurate and valid . In professional practice and in research settings, it is not always possible to conduct clinical interviews . A self-report version (EDAO -AR) has been developed to assess adults attending community clinics . However, adolescents face specific situations, not always covered by the scale items. The present study aimed to adapt the Operational Adaptive Diagnostic Scale (EDAO -AR) for adolescents and obtain evidence of validity and accuracy of this instrument. Items were developed consistent with the reality faced by adolescents and others adapted from EDAO-AR . The items were subjected to expert analysis and adolescents to make the first version of EDAO-AR-AD. This version was administered to 482 adolescents between 14 and 18 years of both sexes (271 M and 204 W). Were analyzed internal consistency, exploratory factor analysis and confirmatory factor analysis. The Affective Relational Scale got 20 items divided into three factors ("focus on others", "focus on relationships" and "focus on self" respectively) and Productivity with 17 items divided in two factors ("focus on self" and "focus on the situation"). Both scales has good internal consistency (α=0.72 and α=0.83). Confirmatory factor analysis suggests new items to the third factor of Affective Relational Scale and verifies the model designed for the scale of Productivity.porPUC-Campinaseficácia adaptativaavaliação psicológicaadolescenteadaptive efficacypsychological evaluationadolescentsEscala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validadeAdaptive Diagnostic Scale for Adolescents (EDAO-AR-AD) : adaptation and validityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Wechsler, Solange MugliaEnumo, Sônia Regina FiorimRocha, Glaucia Mitsuko Ataka daSchelini, Patrícia Waltz8649532766623043661187518954310322494289028603096185333517392859CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Eduardo_K.pdfccv_ppgpsico_dr_Eduardo_K.pdfapplication/pdf2528770http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15724/1/ccv_ppgpsico_dr_Eduardo_K.pdfe8df47a45cceb9e7f01b21957774a7c2MD51123456789/157242022-09-02 11:36:51.361oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15724Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Adaptive Diagnostic Scale for Adolescents (EDAO-AR-AD) : adaptation and validity
title Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
spellingShingle Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
Khater, Eduardo
eficácia adaptativa
avaliação psicológica
adolescente
adaptive efficacy
psychological evaluation
adolescents
title_short Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
title_full Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
title_fullStr Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
title_full_unstemmed Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
title_sort Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada de Autorrelato para Adolescentes (EDAO-AR-AD): adaptação e validade
author Khater, Eduardo
author_facet Khater, Eduardo
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Khater, Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
contributor_str_mv Souza, Vera Lúcia Trevisan de
dc.subject.por.fl_str_mv eficácia adaptativa
avaliação psicológica
adolescente
adaptive efficacy
psychological evaluation
adolescents
topic eficácia adaptativa
avaliação psicológica
adolescente
adaptive efficacy
psychological evaluation
adolescents
description Um grande desafio enfrentado atualmente nas relações humanas refere-se à questão da instantaneidade, à produção e circulação ininterrupta de informações e transformações. Conformes com esta dinâmica, os adolescentes têm apresentado mudanças aceleradas em seus modos de ser e de existir, no modo de se comportar com o outro, com a família e com o mundo. A qualidade da adaptação de um adolescente pode ser determinante no sucesso ou não com que enfrenta as situações cotidianas. A possibilidade de avaliação da eficácia da adaptação conseguida pelo adolescente pode ser de grande valia no atendimento psicológico, na medida em que fornece um quadro geral do funcionamento da personalidade e de seus recursos para fazer face às vicissitudes e desafios da vida. A proposta de uma teoria da adaptação a partir da qual a qualidade da adaptação do sujeito é avaliada em quatro setores da personalidade (afetivo-relacional/A-R, produtividade/Pr, sociocultural/SC e orgânico/Or) deu origem a uma escala identificada como Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO), baseada em material proveniente de entrevista clínica, e que já se mostrou precisa e válida. Na prática profissional e em situações de pesquisa, nem sempre é possível realizar entrevistas clínicas. Uma versão de autorrelato (EDAO-AR) foi desenvolvida para avaliar adultos atendidos em clínicas comunitárias. No entanto, os adolescentes enfrentam situações específicas, nem sempre contempladas pelos itens da escala. O presente estudo teve como objetivo a adaptação da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO-AR) para Adolescentes e obtenção de evidências de validade e de precisão deste instrumento. Foram elaborados itens condizentes com a realidade enfrentada por adolescentes e outros adaptados da EDAO-AR. Os itens foram submetidos à análise de especialistas e de adolescentes para originar a primeira versão da EDAO-AR-AD, composta por uma escala para a avaliação da qualidade da adaptação do setor A-R e outra para a avaliação da Pr. Esta versão foi aplicada em 482 adolescentes entre 14 e 18 anos de ambos os sexos (271 M e 204 F). Foram realizadas análises da consistência interna, análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória. A Escala Afetivo Relacional ficou com 20 itens divididos em três fatores ( foco no outro , foco na relação e foco no eu respectivamente) e a da Produtividade com 17 itens distribuídos em dois fatores ( foco no eu e foco na situação ). Ambas detém boa consistência interna (α=0,72 e α=0,83). A análise fatorial confirmatória sugere novos itens para o terceiro fator da Escala Afetivo Relacional e corrobora o modelo desenhado para a escala da Produtividade.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:41:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:41:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15724
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 2153334435190735
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15724
identifier_str_mv 2153334435190735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15724/1/ccv_ppgpsico_dr_Eduardo_K.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e8df47a45cceb9e7f01b21957774a7c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790719411650560