Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Anna Karolina Santoro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16060
Resumo: O bullying é um tipo de violência que ocorre entre pares, principalmente na escola. Suas características principais são ações repetidas e intencionais de um aluno contra outro, que causam sofrimento à vítima e danos a todos os envolvidos. Sabese que crianças com deficiência sofrem mais bullying do que crianças sem deficiência. Portanto, considerando-se que a escola contemporânea tem o dever de propiciar um espaço saudável de aprendizagem para os alunos com deficiência, este estudo teve como objetivo investigar as concepções de professores do Ensino Fundamental I sobre bullying e os alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino. Participaram seis professores da rede municipal de Educação de uma cidade do interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada sobre bullying e inclusão escolar para professores, bem como questionário sobre bullying direcionado aos professores de alunos com deficiência. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, de acordo com Lavine & Dionne (1999). Os resultados indicaram que os professores têm bons conhecimentos sobre bullying e que entendem seu papel fundamental em relação à educação de seus alunos com deficiência. Além disso, os alunos com deficiência sofrem mais exclusão do que os demais alunos. Entretanto, não foi possível identificar similaridades em relação às concepções dos participantes quanto a como ocorre o bullying em crianças com deficiência. Observou-se ainda que ser professor especialista ou generalista pode influenciar as concepções desses professores sobre as temáticas investigadas e que o tipo de deficiência do aluno em inclusão influência nas práticas desses professores e na forma como a classe interage com esse aluno.
id PCAM_70211b0514708a91b5e80127b3ea803a
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16060
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Borges, Anna Karolina SantoroPontifícia Universidade Católica de CampinasZanon, Letícia Lovato Dellazzana2022-02-16T19:02:13Z2022-02-16T19:02:13Z2018-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160605025784620594524O bullying é um tipo de violência que ocorre entre pares, principalmente na escola. Suas características principais são ações repetidas e intencionais de um aluno contra outro, que causam sofrimento à vítima e danos a todos os envolvidos. Sabese que crianças com deficiência sofrem mais bullying do que crianças sem deficiência. Portanto, considerando-se que a escola contemporânea tem o dever de propiciar um espaço saudável de aprendizagem para os alunos com deficiência, este estudo teve como objetivo investigar as concepções de professores do Ensino Fundamental I sobre bullying e os alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino. Participaram seis professores da rede municipal de Educação de uma cidade do interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada sobre bullying e inclusão escolar para professores, bem como questionário sobre bullying direcionado aos professores de alunos com deficiência. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, de acordo com Lavine & Dionne (1999). Os resultados indicaram que os professores têm bons conhecimentos sobre bullying e que entendem seu papel fundamental em relação à educação de seus alunos com deficiência. Além disso, os alunos com deficiência sofrem mais exclusão do que os demais alunos. Entretanto, não foi possível identificar similaridades em relação às concepções dos participantes quanto a como ocorre o bullying em crianças com deficiência. Observou-se ainda que ser professor especialista ou generalista pode influenciar as concepções desses professores sobre as temáticas investigadas e que o tipo de deficiência do aluno em inclusão influência nas práticas desses professores e na forma como a classe interage com esse aluno.Bullying is a type of violence that occurs between peers, especially within school settings. Its main characteristics include repeated and intentional unpleasant actions from one student towards another, which are cause of suffering to the victim and damages to all involved. It is known that children with disabilities experience more bullying than children without disabilities. Thus, considering that contemporary school has a duty to provide a healthy learning environment to disabled students, the present study aimed to investigate the conceptions of elementary school teachers about bullying and the inclusion of students with disabilities in the regular system of education. Participants included six teachers from a municipal education network in the countryside of the state of São Paulo. Instruments used were: a semistructured interview about bullying and school inclusion for teachers and a questionnaire on bullying directed to teachers of disabled students. Data were submitted to content analysis (Lavine & Dionne (1999) The results indicated that teachers have good knowledge of bullying and that they are aware of their key role regarding the education of their disabled students. They also showed that students with disabilities experience more exclusion than others. However, it was not possible to identify similarities among participants in relation to how bullying occurs in children with disabilities. It was also observed that the fact of being a specialist or generalist teacher can influence the conceptions of these educators on the investigated themes and that the kind of disability of the students influences the practice of these teachers and the way the class interacts with this student.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasBullyingInclusãoEnsino Fundamental IFormação de professores.BullyingInclusionElementary schoolTeacher trainingBullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.Bullying and inclusion in Elementary School: Conception of teachers.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7738167015455111Souza, Márcia Imaculada deBorsa, Juliane Callegaro90071747658158513492936364312399CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Anna_KSB.pdfccv_ppgpsico_me_Anna_KSB.pdfapplication/pdf1907688http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16060/1/ccv_ppgpsico_me_Anna_KSB.pdf97048d699f4a752fea7f8a85dca32b2dMD51123456789/160602022-10-18 16:36:17.054oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-18T18:36:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Bullying and inclusion in Elementary School: Conception of teachers.
title Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
spellingShingle Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
Borges, Anna Karolina Santoro
Bullying
Inclusão
Ensino Fundamental I
Formação de professores.
Bullying
Inclusion
Elementary school
Teacher training
title_short Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
title_full Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
title_fullStr Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
title_full_unstemmed Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
title_sort Bullying e inclusão no ensino fundamental I: concepção de professores.
author Borges, Anna Karolina Santoro
author_facet Borges, Anna Karolina Santoro
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Anna Karolina Santoro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanon, Letícia Lovato Dellazzana
contributor_str_mv Zanon, Letícia Lovato Dellazzana
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Inclusão
Ensino Fundamental I
Formação de professores.
Bullying
Inclusion
Elementary school
Teacher training
topic Bullying
Inclusão
Ensino Fundamental I
Formação de professores.
Bullying
Inclusion
Elementary school
Teacher training
description O bullying é um tipo de violência que ocorre entre pares, principalmente na escola. Suas características principais são ações repetidas e intencionais de um aluno contra outro, que causam sofrimento à vítima e danos a todos os envolvidos. Sabese que crianças com deficiência sofrem mais bullying do que crianças sem deficiência. Portanto, considerando-se que a escola contemporânea tem o dever de propiciar um espaço saudável de aprendizagem para os alunos com deficiência, este estudo teve como objetivo investigar as concepções de professores do Ensino Fundamental I sobre bullying e os alunos com deficiência incluídos no sistema regular de ensino. Participaram seis professores da rede municipal de Educação de uma cidade do interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada sobre bullying e inclusão escolar para professores, bem como questionário sobre bullying direcionado aos professores de alunos com deficiência. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, de acordo com Lavine & Dionne (1999). Os resultados indicaram que os professores têm bons conhecimentos sobre bullying e que entendem seu papel fundamental em relação à educação de seus alunos com deficiência. Além disso, os alunos com deficiência sofrem mais exclusão do que os demais alunos. Entretanto, não foi possível identificar similaridades em relação às concepções dos participantes quanto a como ocorre o bullying em crianças com deficiência. Observou-se ainda que ser professor especialista ou generalista pode influenciar as concepções desses professores sobre as temáticas investigadas e que o tipo de deficiência do aluno em inclusão influência nas práticas desses professores e na forma como a classe interage com esse aluno.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T19:02:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T19:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16060
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5025784620594524
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16060
identifier_str_mv 5025784620594524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16060/1/ccv_ppgpsico_me_Anna_KSB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 97048d699f4a752fea7f8a85dca32b2d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790728316157952