Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Cleonice Xavier da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15304
Resumo: O presente trabalho analisa como o curso superior em Pedagogia tem formado o (a) educador (a) face às mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais e como tem contribuído para o desenvolvimento do compromisso social do educador diante deste contexto. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente no curso de Pedagogia, como um processo social de aquisição e construção de conhecimentos que possibilite o desenvolvimento do educador consciente dos desafios colocados à educação nestes novos tempos, para que possa contribuir no sentido de promover uma educação mais humana e democrática. O levantamento bibliográfico e a análise documental das legislações que regulamentam o curso de Pedagogia, desde a sua implantação, revelam os problemas que têm acompanhado o processo de formação docente em sua trajetória histórica no contexto do desenvolvimento econômico e social do país e, coloca, em evidência, o cenário de precarização desta formação no atual momento histórico. Diante deste quadro, conclui-se que a concepção pragmatista de educação e o aligeiramento dos cursos de formação docente que têm orientado as reformas educacionais e as políticas de formação docente dificultam a promoção de uma ampla formação humana e o desenvolvimento do compromisso social do educador.
id PCAM_7253dcbe1f07ad3661910529755cfa39
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15304
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Pimenta, Cleonice Xavier da SilvaPontifícia Universidade Católica de CampinasMachado, Vera Lúcia de Carvalho2022-02-16T18:11:38Z2022-02-16T18:11:38Z2007-02-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153049158066202434165O presente trabalho analisa como o curso superior em Pedagogia tem formado o (a) educador (a) face às mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais e como tem contribuído para o desenvolvimento do compromisso social do educador diante deste contexto. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente no curso de Pedagogia, como um processo social de aquisição e construção de conhecimentos que possibilite o desenvolvimento do educador consciente dos desafios colocados à educação nestes novos tempos, para que possa contribuir no sentido de promover uma educação mais humana e democrática. O levantamento bibliográfico e a análise documental das legislações que regulamentam o curso de Pedagogia, desde a sua implantação, revelam os problemas que têm acompanhado o processo de formação docente em sua trajetória histórica no contexto do desenvolvimento econômico e social do país e, coloca, em evidência, o cenário de precarização desta formação no atual momento histórico. Diante deste quadro, conclui-se que a concepção pragmatista de educação e o aligeiramento dos cursos de formação docente que têm orientado as reformas educacionais e as políticas de formação docente dificultam a promoção de uma ampla formação humana e o desenvolvimento do compromisso social do educador.The present work analyze how the Pedagogy course has been graduated the lecturer in front of the education changes from the recently economic, politic and social transformation and how they have been contributed for the development of the social commitment from the lecturer face this context. We come from of the presupposed that the answer for the challengers that have been showed by the contemporary world demand for the lecturer graduation in the Pedagogy course as a social process of acquisition and building knowledge that became possible the development of the lecturer who knows the challengers have been get to a on this new time, for contribute in the senses to promote a human and democratic education. The documental legislation that regulate the Pedagogy course since it was introduced reveal the problems which have followed up the lecturer graduation process in the historical trajectory in the social and economic development from the country and put in evidence the scenario of precarious of the graduation in our historical moment. Face his situation, we can conclude that the pragmatic conception of the education and the quickness of the lecturer graduation courses have guided the education reforms and the lecturer politic graduation have become difficult the promotion of a huge human graduation and the development of the lecturer social commitment.porPUC-Campinaspedagogiacompromisso socialformação docentepedagogysocial compromiseteacher formationPedagogia: uma formação docente comprometida com o social?Pedagogy: is a teacher formation compromised with the social?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP9375761445315596Freitas, Helena Costa Lopes deTrópia, Patrícia Vieira34717752216885225550253896783945CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Cleonice_XSP.pdfcchsa_ppgedu_me_Cleonice_XSP.pdfapplication/pdf1178270http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15304/1/cchsa_ppgedu_me_Cleonice_XSP.pdfe20cdde0b513fa925460447d11531709MD51123456789/153042022-09-02 11:36:22.906oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Pedagogy: is a teacher formation compromised with the social?
title Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
spellingShingle Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
Pimenta, Cleonice Xavier da Silva
pedagogia
compromisso social
formação docente
pedagogy
social compromise
teacher formation
title_short Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
title_full Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
title_fullStr Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
title_full_unstemmed Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
title_sort Pedagogia: uma formação docente comprometida com o social?
author Pimenta, Cleonice Xavier da Silva
author_facet Pimenta, Cleonice Xavier da Silva
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Cleonice Xavier da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
contributor_str_mv Machado, Vera Lúcia de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv pedagogia
compromisso social
formação docente
pedagogy
social compromise
teacher formation
topic pedagogia
compromisso social
formação docente
pedagogy
social compromise
teacher formation
description O presente trabalho analisa como o curso superior em Pedagogia tem formado o (a) educador (a) face às mudanças educacionais advindas das recentes transformações econômicas, políticas e sociais e como tem contribuído para o desenvolvimento do compromisso social do educador diante deste contexto. Partimos do pressuposto de que a resposta aos desafios que o mundo contemporâneo apresenta demanda por uma formação docente no curso de Pedagogia, como um processo social de aquisição e construção de conhecimentos que possibilite o desenvolvimento do educador consciente dos desafios colocados à educação nestes novos tempos, para que possa contribuir no sentido de promover uma educação mais humana e democrática. O levantamento bibliográfico e a análise documental das legislações que regulamentam o curso de Pedagogia, desde a sua implantação, revelam os problemas que têm acompanhado o processo de formação docente em sua trajetória histórica no contexto do desenvolvimento econômico e social do país e, coloca, em evidência, o cenário de precarização desta formação no atual momento histórico. Diante deste quadro, conclui-se que a concepção pragmatista de educação e o aligeiramento dos cursos de formação docente que têm orientado as reformas educacionais e as políticas de formação docente dificultam a promoção de uma ampla formação humana e o desenvolvimento do compromisso social do educador.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:11:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:11:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15304
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9158066202434165
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15304
identifier_str_mv 9158066202434165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15304/1/cchsa_ppgedu_me_Cleonice_XSP.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e20cdde0b513fa925460447d11531709
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790721458470912