Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jurandir dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15424
Resumo: Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos profissionalizantes, ministrados pelo Senac São Paulo, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) , nº 9394 de 1996. O texto apresenta breve histórico da educação no Brasil, focando a educação profissional e a criação do Senac. São discutidas as práticas e o perfil da formação docente, os critérios de ensino de boa qualidade, o desenvolvimento de competências e as diferentes concepções de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida no ano 2005 e teve como sujeitos 14 docentes de diferentes áreas de educação profissional de nível técnico. A coleta de dados fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicações de questionários, com questões abertas e semi-abertas e foram direcionadas, respectivamente, à caracterização dos sujeitos e de seus conhecimentos e práticas docentes. A análise nos revela que os principais problemas enfrentados pelos professores na avaliação da aprendizagem estão centralizados na ausência de capacitação pedagógica, no excesso de trabalho em diversas instituições e na reduzida carga horária destinada às praticas pedagógicas da instituição.
id PCAM_72cbe77c25a8697cbacbc34a4cb45657
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15424
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Santos, Jurandir dosPontifícia Universidade Católica de CampinasCastanho, Maria Eugênia de Lima e Montes2022-02-16T18:14:26Z2022-02-16T18:14:26Z2005-11-30http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154249179803283558914Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos profissionalizantes, ministrados pelo Senac São Paulo, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) , nº 9394 de 1996. O texto apresenta breve histórico da educação no Brasil, focando a educação profissional e a criação do Senac. São discutidas as práticas e o perfil da formação docente, os critérios de ensino de boa qualidade, o desenvolvimento de competências e as diferentes concepções de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida no ano 2005 e teve como sujeitos 14 docentes de diferentes áreas de educação profissional de nível técnico. A coleta de dados fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicações de questionários, com questões abertas e semi-abertas e foram direcionadas, respectivamente, à caracterização dos sujeitos e de seus conhecimentos e práticas docentes. A análise nos revela que os principais problemas enfrentados pelos professores na avaliação da aprendizagem estão centralizados na ausência de capacitação pedagógica, no excesso de trabalho em diversas instituições e na reduzida carga horária destinada às praticas pedagógicas da instituição.This study is inserted in the research line University, Docency and Formation of Teachers and it is going to investigate, to know and to describe the experiences and practical evaluatives and the possible changes resulting in the learning evaluation in the profissionalizing technical courses , administered by Senac São Paulo, starting from the implementation of the Law of Guidelines and Bases (LDB), no. 9394 of 1996. The text presents a brief historical of the professional education in Brazil, focused on the professional education and the creation of Senac. The practices and the profile of the educational formation, the approaches of good quality teaching, the development of competences and the different evaluation conceptions are discussed. The research was developed in the year 2005 and had as analyzed, 14 teachers from different areas of professional education of technical level. The collection of data was based in the approaching qualitative, with applications of questionnaires, with open and half-open subjects and they were addressed respectively to the characterization of the teachers and their knowledge and educational practices. The analysis reveals us that the main problems faced by the teachers in the learning evaluation are centralized in the absence of pedagogic training, in the work excess in several institutions and in the reduced hourly load destined to the pedagogic practice of the institution.porPUC-Campinasformação de professoresavaliação da aprendizagemdesenvolvimento de competênciaeducação profissionalformation of teacherslearning evaluationdevelopment of competenceprofessional educationAvaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SPEvaluation in professional education: SENAC/SP experienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP3883562938853685Rios, Terezinha AzerêdoCamargo, Dulce Maria Pompêo de48332072234270505573826378717700CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Jurandir_S.pdfcchsa_ppgedu_me_Jurandir_S.pdfapplication/pdf753563http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15424/1/cchsa_ppgedu_me_Jurandir_S.pdf2bc12b4929125d15e31c8c3f038864baMD51123456789/154242022-09-02 11:36:24.346oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15424Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Evaluation in professional education: SENAC/SP experience
title Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
spellingShingle Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
Santos, Jurandir dos
formação de professores
avaliação da aprendizagem
desenvolvimento de competência
educação profissional
formation of teachers
learning evaluation
development of competence
professional education
title_short Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
title_full Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
title_fullStr Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
title_full_unstemmed Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
title_sort Avaliação na educação profissional : a experiência do SENAC-SP
author Santos, Jurandir dos
author_facet Santos, Jurandir dos
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jurandir dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
contributor_str_mv Castanho, Maria Eugênia de Lima e Montes
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
avaliação da aprendizagem
desenvolvimento de competência
educação profissional
formation of teachers
learning evaluation
development of competence
professional education
topic formação de professores
avaliação da aprendizagem
desenvolvimento de competência
educação profissional
formation of teachers
learning evaluation
development of competence
professional education
description Este estudo está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores e visa investigar, conhecer e descrever as experiências e práticas avaliativas e as possíveis mudanças advindas da avaliação da aprendizagem nos cursos técnicos profissionalizantes, ministrados pelo Senac São Paulo, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) , nº 9394 de 1996. O texto apresenta breve histórico da educação no Brasil, focando a educação profissional e a criação do Senac. São discutidas as práticas e o perfil da formação docente, os critérios de ensino de boa qualidade, o desenvolvimento de competências e as diferentes concepções de avaliação. A pesquisa foi desenvolvida no ano 2005 e teve como sujeitos 14 docentes de diferentes áreas de educação profissional de nível técnico. A coleta de dados fundamentou-se na abordagem qualitativa, com aplicações de questionários, com questões abertas e semi-abertas e foram direcionadas, respectivamente, à caracterização dos sujeitos e de seus conhecimentos e práticas docentes. A análise nos revela que os principais problemas enfrentados pelos professores na avaliação da aprendizagem estão centralizados na ausência de capacitação pedagógica, no excesso de trabalho em diversas instituições e na reduzida carga horária destinada às praticas pedagógicas da instituição.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:14:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15424
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9179803283558914
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15424
identifier_str_mv 9179803283558914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15424/1/cchsa_ppgedu_me_Jurandir_S.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bc12b4929125d15e31c8c3f038864ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790737279385600