Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Maria Lirene Menezes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Andrade, Francisca Rejane Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecer (Fortaleza)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do nível inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado nateoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teorias e práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões a respeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT, do nível inicial. Nesse sentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos ao longo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao „aprender a aprender., valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, comobem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos.
id UECE-2_e5c2a4c988d4da37f7d148c963272b99
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1312
network_acronym_str UECE-2
network_name_str Conhecer (Fortaleza)
repository_id_str
spelling Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZAFormação e Prática Docente na Educação Profissional Inicial Continuada:: e características do perfil docente no SENAC/FORTALEZAeducação profissional e tecnológicaformação docentesaberes e competênciasprofessional and technological educationteaching formationknowledge and competencesO presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do nível inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado nateoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teorias e práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões a respeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT, do nível inicial. Nesse sentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos ao longo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao „aprender a aprender., valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, comobem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos.O presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do nível inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado nateoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teoriase práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões arespeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT, do nível inicial. Nessesentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos aolongo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao „aprender a aprender., valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, comobem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos.EdUECE2011-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 02 (2011); 329-3692238-0426reponame:Conhecer (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312/1164Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Lirene MenezesAndrade, Francisca Rejane Bezerra2019-10-03T12:07:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1312Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/oaifhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br2238-04262238-0426opendoar:2019-10-03T12:07:16Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
Formação e Prática Docente na Educação Profissional Inicial Continuada:: e características do perfil docente no SENAC/FORTALEZA
title Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
spellingShingle Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
Melo, Maria Lirene Menezes
educação profissional e tecnológica
formação docente
saberes e competências
professional and technological education
teaching formation
knowledge and competences
title_short Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
title_full Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
title_fullStr Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
title_full_unstemmed Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
title_sort Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
author Melo, Maria Lirene Menezes
author_facet Melo, Maria Lirene Menezes
Andrade, Francisca Rejane Bezerra
author_role author
author2 Andrade, Francisca Rejane Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Maria Lirene Menezes
Andrade, Francisca Rejane Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv educação profissional e tecnológica
formação docente
saberes e competências
professional and technological education
teaching formation
knowledge and competences
topic educação profissional e tecnológica
formação docente
saberes e competências
professional and technological education
teaching formation
knowledge and competences
description O presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do nível inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado nateoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teorias e práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões a respeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT, do nível inicial. Nesse sentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos ao longo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao „aprender a aprender., valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, comobem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312
url https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312/1164
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 02 (2011); 329-369
2238-0426
reponame:Conhecer (Fortaleza)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Conhecer (Fortaleza)
collection Conhecer (Fortaleza)
repository.name.fl_str_mv Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv fhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br
_version_ 1797219788422905856