Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZA
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecer (Fortaleza) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312 |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do nível inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado nateoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teorias e práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões a respeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT, do nível inicial. Nesse sentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos ao longo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao „aprender a aprender., valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, comobem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos. |
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Teacher Training and Practice in Continuing Initial Vocational Education:: and characteristics of the teaching profile at SENAC / FORTALEZAFormação e Prática Docente na Educação Profissional Inicial Continuada:: e características do perfil docente no SENAC/FORTALEZAeducação profissional e tecnológicaformação docentesaberes e competênciasprofessional and technological educationteaching formationknowledge and competencesO presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do nível inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado nateoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teorias e práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões a respeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT, do nível inicial. Nesse sentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos ao longo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao „aprender a aprender., valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, comobem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos.O presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do nível inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado nateoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teoriase práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões arespeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT, do nível inicial. Nessesentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos aolongo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao „aprender a aprender., valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, comobem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos.EdUECE2011-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312Conhecer: debate entre o público e o privado; v. 1 n. 02 (2011); 329-3692238-0426reponame:Conhecer (Fortaleza)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312/1164Copyright (c) 2019 Conhecer: debate entre o público e o privadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Maria Lirene MenezesAndrade, Francisca Rejane Bezerra2019-10-03T12:07:16Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1312Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/oaifhsfgm@gmail.com||revistaconhecer@uece.br2238-04262238-0426opendoar:2019-10-03T12:07:16Conhecer (Fortaleza) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
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