Como estimular a linguagem da criança com tea: cartilha para pais e cuidadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16581 |
Resumo: | O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits em três grandes eixos: comunicação e interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamentos e interesses. A linguagem é significativamente afetada no autismo e por isso o fonoaudiólogo exerce um papel fundamental no processo de diagnóstico e terapia. No processo de intervenção fonoaudiológica, orientações aos pais são de fundamental importância, pois os mesmos são considerados parceiros do profissional para atingir o objetivo de desenvolvimento de uma comunicação funcional que garanta para o indivíduo com autismo a habilidade de se comunicar. Objetivo: Elaboração de uma cartilha informativa com orientações e estratégias de como os pais podem estimular a linguagem da criança com autismo. Metodologia: Foram selecionados 101 materiais, sendo 62 artigos das bases de dados Scielo, Scholar Google, PubMed. gov e Asha,19 livros, 7 trabalhos de conclusão de curso (TCC), 9 dissertações,1 tese 2 documentos oficiais e 1 site oficial.Os programas utilizados para a construção e design criativo da cartilha foram os softwares PhotoShop e Adobe Illustrator, sendo estruturada em 10 tópicos e 47 páginas. Resultados: A cartilha aborda a definição do autismo, como é feito o diagnóstico e quais são os profissionais que participam desse processo, dando ênfase ao fonoaudiólogo. São apresentadas manifestações de linguagem características do autismo e a importância do diagnóstico e intervenção precoce. Ao final da cartilha é descrita a relevância do preparo estratégias de estimulação de linguagem.Conclusão: Conclui-se que a cartilha informativa digital cumpre os objetivos propostos no início do trabalho de promover estratégias para a estimulação de linguagem de crianças com TEA. |
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