A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15356 |
Resumo: | A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de muitos conhecimentos científicos e recursos técnicos e artísticos para construir suas mensagens, o que lhe acaba conferindo um certo poder de influência sobre o consumidor. Tal poder pode ser utilizado conscientemente a favor da sociedade, mas, por conta de abusos cometidos contra ela, é vista com desconfiança por muitos. Considerando que o publicitário deva estar atento para sua responsabilidade social e que tenha uma prática mais ética, conscientização que se daria por meio da educação, este trabalho busca responder ao seguinte problema: como conciliar a formação humanística e ética e a formação profissional no campo da Comunicação Social, mais especificamente da Publicidade e Propaganda? Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se a prática pedagógica da pesquisadora proporciona reflexões, no sentido da formação de profissionais reflexivos e éticos, diante de questões próprias da área da publicidade. A abordagem de pesquisa adotada é a investigação sobre a própria prática que consiste no processo reflexivo por meio de questionamento na condução do plano de intervenção educacional do professor sob diversos olhares: o do aluno, da instituição, do orientador e o da própria pesquisadora. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, no curso de Comunicação Social em que ocorre uma experiência pedagógica que, pela sua proposta, mostra-se como uma boa oportunidade de conscientização desses alunos e futuros profissionais. As análises realizadas sobre a prática docente indicam formas de conduta profissional no sentido almejado pelo questionamento apresentado, produzindo reflexões válidas para contextos de mesma natureza. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores . |
id |
PCAM_86f3e4e7ba94117693c0a4d3a71b3f6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15356 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Silva, Daniela Regina daPontifícia Universidade Católica de CampinasLopes, Jairo de Araujo2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2007-03-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153563459934842476620A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de muitos conhecimentos científicos e recursos técnicos e artísticos para construir suas mensagens, o que lhe acaba conferindo um certo poder de influência sobre o consumidor. Tal poder pode ser utilizado conscientemente a favor da sociedade, mas, por conta de abusos cometidos contra ela, é vista com desconfiança por muitos. Considerando que o publicitário deva estar atento para sua responsabilidade social e que tenha uma prática mais ética, conscientização que se daria por meio da educação, este trabalho busca responder ao seguinte problema: como conciliar a formação humanística e ética e a formação profissional no campo da Comunicação Social, mais especificamente da Publicidade e Propaganda? Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se a prática pedagógica da pesquisadora proporciona reflexões, no sentido da formação de profissionais reflexivos e éticos, diante de questões próprias da área da publicidade. A abordagem de pesquisa adotada é a investigação sobre a própria prática que consiste no processo reflexivo por meio de questionamento na condução do plano de intervenção educacional do professor sob diversos olhares: o do aluno, da instituição, do orientador e o da própria pesquisadora. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, no curso de Comunicação Social em que ocorre uma experiência pedagógica que, pela sua proposta, mostra-se como uma boa oportunidade de conscientização desses alunos e futuros profissionais. As análises realizadas sobre a prática docente indicam formas de conduta profissional no sentido almejado pelo questionamento apresentado, produzindo reflexões válidas para contextos de mesma natureza. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores .Publicity is an activity that is rooted in history and has become necessary to provide information about ideas, services and products that otherwise would not reach consumers. Advertisers have a lot of scientific knowledge and technical and artistic resources that construct their messages and that in the long run give them a certain power to influence the consumer. That power can be utilized conscientiously to benefit society, but, because of the abuses committed against it, many see it as distrustful. Considering that advertisers ought to be conscious of their social responsibility and have a more ethical practice, an awareness that could be learned through education, this work tries to answer the following problem: how to conciliate humanistic and ethical education with professional education in the field of Social Communication, specifically speaking in Publicity and Advertising? Thus, this work has the objective of investigating whether or not the pedagogical practice of the researcher provides reflections in the sense of educating reflective and ethical professionals faced with questions proper to the area of publicity. The approach adopted for the study is an investigation about the practice itself consisting of the reflective process by means of questioning in the conduction of the plan of educational intervention of the teacher under various views: that of the student, the institution, the director and the researcher herself. The study was done in an institution of higher learning in the State of São Paulo, in the Social Communication course where there is a pedagogical experiment that according to its proposal appears to be a good opportunity for the conscious raising of these students and future professionals. The analyses done about teaching practice indicate types of professional conduct in the sense of being ardently desired by the questioning presented, producing valid reflections for contexts of the same nature. This work follows the line of research University, Teaching and Education of Teachers . Key words: Education of teachers, reflective practice, ethical professional education, social communication.porPUC-Campinasformação de professoresprática reflexivaformação profissional éticacomunicação socialEducation of teachersreflective practiceethical professional educationsocial communicationA formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais éticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4244247989810231Queiroz, Adolpho Carlos FrançosoGarboggini, Flailda Brito25549253397929008985975626548572CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Daniela_RS.pdfcchsa_ppgedu_me_Daniela_RS.pdfapplication/pdf2675487http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15356/1/cchsa_ppgedu_me_Daniela_RS.pdfa9541e4cae7cb9b645e751f012b452b3MD51123456789/153562022-09-02 11:36:25.095oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética |
title |
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética |
spellingShingle |
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética Silva, Daniela Regina da formação de professores prática reflexiva formação profissional ética comunicação social Education of teachers reflective practice ethical professional education social communication |
title_short |
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética |
title_full |
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética |
title_fullStr |
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética |
title_full_unstemmed |
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética |
title_sort |
A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética |
author |
Silva, Daniela Regina da |
author_facet |
Silva, Daniela Regina da |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Regina da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Jairo de Araujo |
contributor_str_mv |
Lopes, Jairo de Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores prática reflexiva formação profissional ética comunicação social Education of teachers reflective practice ethical professional education social communication |
topic |
formação de professores prática reflexiva formação profissional ética comunicação social Education of teachers reflective practice ethical professional education social communication |
description |
A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de muitos conhecimentos científicos e recursos técnicos e artísticos para construir suas mensagens, o que lhe acaba conferindo um certo poder de influência sobre o consumidor. Tal poder pode ser utilizado conscientemente a favor da sociedade, mas, por conta de abusos cometidos contra ela, é vista com desconfiança por muitos. Considerando que o publicitário deva estar atento para sua responsabilidade social e que tenha uma prática mais ética, conscientização que se daria por meio da educação, este trabalho busca responder ao seguinte problema: como conciliar a formação humanística e ética e a formação profissional no campo da Comunicação Social, mais especificamente da Publicidade e Propaganda? Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se a prática pedagógica da pesquisadora proporciona reflexões, no sentido da formação de profissionais reflexivos e éticos, diante de questões próprias da área da publicidade. A abordagem de pesquisa adotada é a investigação sobre a própria prática que consiste no processo reflexivo por meio de questionamento na condução do plano de intervenção educacional do professor sob diversos olhares: o do aluno, da instituição, do orientador e o da própria pesquisadora. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, no curso de Comunicação Social em que ocorre uma experiência pedagógica que, pela sua proposta, mostra-se como uma boa oportunidade de conscientização desses alunos e futuros profissionais. As análises realizadas sobre a prática docente indicam formas de conduta profissional no sentido almejado pelo questionamento apresentado, produzindo reflexões válidas para contextos de mesma natureza. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores . |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-03-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:12:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15356 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
3459934842476620 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15356 |
identifier_str_mv |
3459934842476620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15356/1/cchsa_ppgedu_me_Daniela_RS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9541e4cae7cb9b645e751f012b452b3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790737250025472 |