A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Regina da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15356
Resumo: A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de muitos conhecimentos científicos e recursos técnicos e artísticos para construir suas mensagens, o que lhe acaba conferindo um certo poder de influência sobre o consumidor. Tal poder pode ser utilizado conscientemente a favor da sociedade, mas, por conta de abusos cometidos contra ela, é vista com desconfiança por muitos. Considerando que o publicitário deva estar atento para sua responsabilidade social e que tenha uma prática mais ética, conscientização que se daria por meio da educação, este trabalho busca responder ao seguinte problema: como conciliar a formação humanística e ética e a formação profissional no campo da Comunicação Social, mais especificamente da Publicidade e Propaganda? Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se a prática pedagógica da pesquisadora proporciona reflexões, no sentido da formação de profissionais reflexivos e éticos, diante de questões próprias da área da publicidade. A abordagem de pesquisa adotada é a investigação sobre a própria prática que consiste no processo reflexivo por meio de questionamento na condução do plano de intervenção educacional do professor sob diversos olhares: o do aluno, da instituição, do orientador e o da própria pesquisadora. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, no curso de Comunicação Social em que ocorre uma experiência pedagógica que, pela sua proposta, mostra-se como uma boa oportunidade de conscientização desses alunos e futuros profissionais. As análises realizadas sobre a prática docente indicam formas de conduta profissional no sentido almejado pelo questionamento apresentado, produzindo reflexões válidas para contextos de mesma natureza. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores .
id PCAM_86f3e4e7ba94117693c0a4d3a71b3f6b
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15356
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Silva, Daniela Regina daPontifícia Universidade Católica de CampinasLopes, Jairo de Araujo2022-02-16T18:12:51Z2022-02-16T18:12:51Z2007-03-15http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/153563459934842476620A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de muitos conhecimentos científicos e recursos técnicos e artísticos para construir suas mensagens, o que lhe acaba conferindo um certo poder de influência sobre o consumidor. Tal poder pode ser utilizado conscientemente a favor da sociedade, mas, por conta de abusos cometidos contra ela, é vista com desconfiança por muitos. Considerando que o publicitário deva estar atento para sua responsabilidade social e que tenha uma prática mais ética, conscientização que se daria por meio da educação, este trabalho busca responder ao seguinte problema: como conciliar a formação humanística e ética e a formação profissional no campo da Comunicação Social, mais especificamente da Publicidade e Propaganda? Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se a prática pedagógica da pesquisadora proporciona reflexões, no sentido da formação de profissionais reflexivos e éticos, diante de questões próprias da área da publicidade. A abordagem de pesquisa adotada é a investigação sobre a própria prática que consiste no processo reflexivo por meio de questionamento na condução do plano de intervenção educacional do professor sob diversos olhares: o do aluno, da instituição, do orientador e o da própria pesquisadora. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, no curso de Comunicação Social em que ocorre uma experiência pedagógica que, pela sua proposta, mostra-se como uma boa oportunidade de conscientização desses alunos e futuros profissionais. As análises realizadas sobre a prática docente indicam formas de conduta profissional no sentido almejado pelo questionamento apresentado, produzindo reflexões válidas para contextos de mesma natureza. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores .Publicity is an activity that is rooted in history and has become necessary to provide information about ideas, services and products that otherwise would not reach consumers. Advertisers have a lot of scientific knowledge and technical and artistic resources that construct their messages and that in the long run give them a certain power to influence the consumer. That power can be utilized conscientiously to benefit society, but, because of the abuses committed against it, many see it as distrustful. Considering that advertisers ought to be conscious of their social responsibility and have a more ethical practice, an awareness that could be learned through education, this work tries to answer the following problem: how to conciliate humanistic and ethical education with professional education in the field of Social Communication, specifically speaking in Publicity and Advertising? Thus, this work has the objective of investigating whether or not the pedagogical practice of the researcher provides reflections in the sense of educating reflective and ethical professionals faced with questions proper to the area of publicity. The approach adopted for the study is an investigation about the practice itself consisting of the reflective process by means of questioning in the conduction of the plan of educational intervention of the teacher under various views: that of the student, the institution, the director and the researcher herself. The study was done in an institution of higher learning in the State of São Paulo, in the Social Communication course where there is a pedagogical experiment that according to its proposal appears to be a good opportunity for the conscious raising of these students and future professionals. The analyses done about teaching practice indicate types of professional conduct in the sense of being ardently desired by the questioning presented, producing valid reflections for contexts of the same nature. This work follows the line of research University, Teaching and Education of Teachers . Key words: Education of teachers, reflective practice, ethical professional education, social communication.porPUC-Campinasformação de professoresprática reflexivaformação profissional éticacomunicação socialEducation of teachersreflective practiceethical professional educationsocial communicationA formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais éticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4244247989810231Queiroz, Adolpho Carlos FrançosoGarboggini, Flailda Brito25549253397929008985975626548572CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Daniela_RS.pdfcchsa_ppgedu_me_Daniela_RS.pdfapplication/pdf2675487http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15356/1/cchsa_ppgedu_me_Daniela_RS.pdfa9541e4cae7cb9b645e751f012b452b3MD51123456789/153562022-09-02 11:36:25.095oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
title A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
spellingShingle A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
Silva, Daniela Regina da
formação de professores
prática reflexiva
formação profissional ética
comunicação social
Education of teachers
reflective practice
ethical professional education
social communication
title_short A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
title_full A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
title_fullStr A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
title_full_unstemmed A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
title_sort A formação do publicitário e sua responsabilidade social: por uma prática publicitária mais ética
author Silva, Daniela Regina da
author_facet Silva, Daniela Regina da
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniela Regina da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
contributor_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
prática reflexiva
formação profissional ética
comunicação social
Education of teachers
reflective practice
ethical professional education
social communication
topic formação de professores
prática reflexiva
formação profissional ética
comunicação social
Education of teachers
reflective practice
ethical professional education
social communication
description A publicidade é uma atividade que se engendrou na história e tornou-se necessária para prestar informação sobre idéias, serviços e produtos, que, de outra maneira, não chegariam aos consumidores. O publicitário se vale de muitos conhecimentos científicos e recursos técnicos e artísticos para construir suas mensagens, o que lhe acaba conferindo um certo poder de influência sobre o consumidor. Tal poder pode ser utilizado conscientemente a favor da sociedade, mas, por conta de abusos cometidos contra ela, é vista com desconfiança por muitos. Considerando que o publicitário deva estar atento para sua responsabilidade social e que tenha uma prática mais ética, conscientização que se daria por meio da educação, este trabalho busca responder ao seguinte problema: como conciliar a formação humanística e ética e a formação profissional no campo da Comunicação Social, mais especificamente da Publicidade e Propaganda? Assim, este trabalho tem por objetivo investigar se a prática pedagógica da pesquisadora proporciona reflexões, no sentido da formação de profissionais reflexivos e éticos, diante de questões próprias da área da publicidade. A abordagem de pesquisa adotada é a investigação sobre a própria prática que consiste no processo reflexivo por meio de questionamento na condução do plano de intervenção educacional do professor sob diversos olhares: o do aluno, da instituição, do orientador e o da própria pesquisadora. O estudo foi realizado em uma instituição de ensino superior do interior do estado de São Paulo, no curso de Comunicação Social em que ocorre uma experiência pedagógica que, pela sua proposta, mostra-se como uma boa oportunidade de conscientização desses alunos e futuros profissionais. As análises realizadas sobre a prática docente indicam formas de conduta profissional no sentido almejado pelo questionamento apresentado, produzindo reflexões válidas para contextos de mesma natureza. Este trabalho está inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores .
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15356
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 3459934842476620
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15356
identifier_str_mv 3459934842476620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15356/1/cchsa_ppgedu_me_Daniela_RS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a9541e4cae7cb9b645e751f012b452b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790737250025472