Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tercioti, Ana Carolina Godoy
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15477
Resumo: O presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação , e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) 2011-2020 e quais os elos desta concepção com o conceito de experiência em John Dewey, caso existam? Buscouse qual concepção de educação permeia as entre linhas do mestrado profissional no plano vigente. O campo de estudo foi delimitado pela filosofia da educação, mais especificamente, pelo pragmatismo de John Dewey e, ainda, se questionou os problemas que perpassam a educação como um todo. Foi feito um recorte do todo, qual seja, a política educacional tácita presente no mestrado profissional inserida no atual PNPG, bem como se apresentou os desafios para o seu desenvolvimento. O método aplicado foi o bibliográfico, que se consolidou, especialmente, na análise do PNPG 2011-2020 e na investigação da obra Experiência e Educação de John Dewey, bem como na investigação filosófica de outros importantes estudiosos e comentadores do referido autor, por meio de suas obras e artigos. A concepção de educação de Dewey apontou, em última instância, a experiência como efetiva.
id PCAM_894593aaf1cbcdaa7d802e1caa833c31
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15477
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Tercioti, Ana Carolina GodoyPontifícia Universidade Católica de CampinasMendonça, Samuel2022-02-16T18:15:14Z2022-02-16T18:15:14Z2014-12-01http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/154779940434729024870O presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação , e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) 2011-2020 e quais os elos desta concepção com o conceito de experiência em John Dewey, caso existam? Buscouse qual concepção de educação permeia as entre linhas do mestrado profissional no plano vigente. O campo de estudo foi delimitado pela filosofia da educação, mais especificamente, pelo pragmatismo de John Dewey e, ainda, se questionou os problemas que perpassam a educação como um todo. Foi feito um recorte do todo, qual seja, a política educacional tácita presente no mestrado profissional inserida no atual PNPG, bem como se apresentou os desafios para o seu desenvolvimento. O método aplicado foi o bibliográfico, que se consolidou, especialmente, na análise do PNPG 2011-2020 e na investigação da obra Experiência e Educação de John Dewey, bem como na investigação filosófica de outros importantes estudiosos e comentadores do referido autor, por meio de suas obras e artigos. A concepção de educação de Dewey apontou, em última instância, a experiência como efetiva.This study has been part of the Research Line "Public Policy in Education", and the question that motivated it has been: which is the conception of education that is present in the professional master degree in the context of PNPG (National Plan Postgraduate) 2011-2020 and what are the links of this conception with the experience idea of John Dewey, if any? We have searched which conception of education that permeates between lines of professional master in current plan. Study field was limited by the philosophy of education, more specifically, by John Dewey s pragmatism and, moreover, we also have questioned which problems involving education as a whole. It has been done a cutout of the whole, which means, the tacit educational policy in this professional master inserted in the current PNPG and, still, we have presented the challenges for its development. The method applied was bibliographic research, which was consolidated, especially, in the analysis of PNPG 2011-2020 and investigation in John Dewey s book "Experience and Education", as well as in the philosophical investigation of other important scholars and commentators of that author, by through his books and articles. Dewey s concept of education pointed out, ultimately, experience like effectiveness.porPUC-CampinasPNPGmestrado profissionalexperiênciaJohn DeweyPNPGprofessional masterexperienceJohn DeweyMestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020Professional master and concept of experience of John Dewey in debate like education public policy in the context of The National Postgraduate Plan (PNPG) 2011-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6369572439782922Rios, Monica Piccione GomesGallo, Silvio Donizetti de Oliveira87945654841001513808560029763904CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Ana_CGT.pdfcchsa_ppgedu_me_Ana_CGT.pdfapplication/pdf2235784http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15477/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_CGT.pdff09a94717e90a11312b23492ba405659MD51123456789/154772022-10-27 11:29:27.074oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15477Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-10-27T13:29:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Professional master and concept of experience of John Dewey in debate like education public policy in the context of The National Postgraduate Plan (PNPG) 2011-2020
title Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
spellingShingle Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
Tercioti, Ana Carolina Godoy
PNPG
mestrado profissional
experiência
John Dewey
PNPG
professional master
experience
John Dewey
title_short Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
title_full Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
title_fullStr Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
title_full_unstemmed Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
title_sort Mestrado profissional e conceito de experiência em John Dewey em debate como política pública em educação no contexto do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020
author Tercioti, Ana Carolina Godoy
author_facet Tercioti, Ana Carolina Godoy
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Tercioti, Ana Carolina Godoy
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Samuel
contributor_str_mv Mendonça, Samuel
dc.subject.por.fl_str_mv PNPG
mestrado profissional
experiência
John Dewey
PNPG
professional master
experience
John Dewey
topic PNPG
mestrado profissional
experiência
John Dewey
PNPG
professional master
experience
John Dewey
description O presente estudo inseriu-se na Linha de Pesquisa Políticas Públicas em Educação , e a pergunta que a motivou foi: que concepção de educação está presente no mestrado profissional no contexto do PNPG (Plano Nacional de Pós-Graduação) 2011-2020 e quais os elos desta concepção com o conceito de experiência em John Dewey, caso existam? Buscouse qual concepção de educação permeia as entre linhas do mestrado profissional no plano vigente. O campo de estudo foi delimitado pela filosofia da educação, mais especificamente, pelo pragmatismo de John Dewey e, ainda, se questionou os problemas que perpassam a educação como um todo. Foi feito um recorte do todo, qual seja, a política educacional tácita presente no mestrado profissional inserida no atual PNPG, bem como se apresentou os desafios para o seu desenvolvimento. O método aplicado foi o bibliográfico, que se consolidou, especialmente, na análise do PNPG 2011-2020 e na investigação da obra Experiência e Educação de John Dewey, bem como na investigação filosófica de outros importantes estudiosos e comentadores do referido autor, por meio de suas obras e artigos. A concepção de educação de Dewey apontou, em última instância, a experiência como efetiva.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:15:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15477
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 9940434729024870
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15477
identifier_str_mv 9940434729024870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15477/1/cchsa_ppgedu_me_Ana_CGT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f09a94717e90a11312b23492ba405659
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790729513631744