Psicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dugnani, Lilian Aparecida Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15736
Resumo: O presente estudo está integrado às ações do grupo de Pesquisa Processos de Constituição dos Sujeitos em Práticas Educativas PROSPED, da linha de pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica, do programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Objetiva investigar o potencial das ações do psicólogo escolar na promoção de mudança das práticas de gestão na escola. Os dados oficiais revelam que a maior permanência na escola não tem resultado em melhor escolarização dos alunos, na medida em que há o aumento do número de alfabetizados básicos e uma queda no número de alfabetizados plenos. Isto nos leva a pensar que parece haver uma dissonância entre os projetos postos pelo sistema e o que ocorre efetivamente na escola. Tomamos como fundamentos teóricos os pressupostos da Psicologia Histórico-cultural em que se compreende que os motivos e os interesses humanos são construídos nas condições concretas de existência, mediados pelos instrumentos da cultura, a partir das relações estabelecidas entre o sujeito e o social e o social e o sujeito, em um movimento dialético permanente. À luz do método materialista histórico e dialético, os dados foram construídos a partir da seleção de 22 encontros, de um total de 128 reuniões realizadas no decorrer dos anos de 2010,2011,2012 e 2013, com 4 gestores de uma escola pública de Ensino Fundamental I e II, a saber: um diretor, um vice-diretor e dois orientadores pedagógicos. Em comum os encontros têm a gravação em áudio e transcrição dos mesmos, a utilização de expressões artísticas e da síntese como instrumentos mediadores dos diálogos empreendidos. Os resultados revelaram que há um modo de funcionar dos gestores escolares que oscila entre reconhecerem os desafios que se impõem à transformação da realidade escolar e que emanam das relações estabelecidas entre os diversos agentes da escola, e se mobilizarem para superá-los, a que denominamos de enfrentamento dos conflitos e, a mobilização para negar os conflitos e seguir adiante, o que chamamos de desviar o olhar, e que é uma das causas do imobilismo na escola. Evidenciou-se ainda que as mediações estéticas e semióticas, promovidas pelas artes e pelas sínteses, possibilitaram aos gestores vivenciarem dois movimentos essenciais para a efetivação de mudanças no modo de exercer a gestão na escola: a migração da emoção e a mobilização da vontade.
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Isto nos leva a pensar que parece haver uma dissonância entre os projetos postos pelo sistema e o que ocorre efetivamente na escola. Tomamos como fundamentos teóricos os pressupostos da Psicologia Histórico-cultural em que se compreende que os motivos e os interesses humanos são construídos nas condições concretas de existência, mediados pelos instrumentos da cultura, a partir das relações estabelecidas entre o sujeito e o social e o social e o sujeito, em um movimento dialético permanente. À luz do método materialista histórico e dialético, os dados foram construídos a partir da seleção de 22 encontros, de um total de 128 reuniões realizadas no decorrer dos anos de 2010,2011,2012 e 2013, com 4 gestores de uma escola pública de Ensino Fundamental I e II, a saber: um diretor, um vice-diretor e dois orientadores pedagógicos. Em comum os encontros têm a gravação em áudio e transcrição dos mesmos, a utilização de expressões artísticas e da síntese como instrumentos mediadores dos diálogos empreendidos. Os resultados revelaram que há um modo de funcionar dos gestores escolares que oscila entre reconhecerem os desafios que se impõem à transformação da realidade escolar e que emanam das relações estabelecidas entre os diversos agentes da escola, e se mobilizarem para superá-los, a que denominamos de enfrentamento dos conflitos e, a mobilização para negar os conflitos e seguir adiante, o que chamamos de desviar o olhar, e que é uma das causas do imobilismo na escola. Evidenciou-se ainda que as mediações estéticas e semióticas, promovidas pelas artes e pelas sínteses, possibilitaram aos gestores vivenciarem dois movimentos essenciais para a efetivação de mudanças no modo de exercer a gestão na escola: a migração da emoção e a mobilização da vontade.The present study is integrated to the group of research actions Processes of Subject Constitution in Educational Practices PROSPED, from the Psychological Prevention and Intervention line of research of the Master Graduation Programme Strictu Sensu in Psychology of the Pontífica Universidade Católica in Campinas. Its aim is to investigate the potential of the school psychologist's actions in promoting changes to the school management practices. Official data show that longer permanence at school does not necessarily result in better education of the students since there is an increase in the number of literate and a decrease in the number of full literate ones. This leads us to think that there seems to be a dissonance between projects supported by the System and the ones that effectively happen at school. We take as theoretical foundations the assumptions of cultural-historical Psychology in that if you understand the human reasons and interests are built on concrete conditions of existence, mediated by instruments of culture, from the relationships established between the subject and the social, and the social and the subject, in a permanent dialectical movement. In the light of the materialistic dialectical and historical method, the data were constructed from the selection of 22 meetings, out of 128 meetings held in the course of the years 2010, 2011, 2012 and 2013, with four managers of a public elementary school, a Director, a Deputy Director and two pedagogical advisors. Both meetings have the audio recording and transcript of the same, and the use of artistic expressions and the synthesis of mediators dialogues undertaken as tools in common. The results revealed that there is a way to work that fluctuates between school managers recognize the challenges that require the transformation of reality and who originate from relationships established between the various agents of the school, and mobilize to overcome them, that we call facing the conflicts, and the mobilization to deny conflicts and move on, that we call look away and that is one of the causes of paralysis in school. It was evidenced that the aesthetic mediations and semiotic, promoted by the arts and for the summaries, enabled the managers to experience two essential movements for making real the changes in exercising the management at school: the migration of emotion and the mobilization of the will.Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC CampinasporPUC-Campinasprocessos de mudançasvontadegestores escolarespsicologia escolar e educacionalpsicologia histórico-culturalprocesses of changewillschool administratorsschool and educational psychologycultural-historical psychologyPsicologia escolar e as práticas de gestão na escola: um estudo sobre os processos de mudança mediados pela vontadeSchool psychology and management practices at school: a study on the change processes mediated by the willinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6876954243774464Guzzo, Raquel Souza LoboBernardo, Márcia HespanholPlacco, Vera Maria Nigro de SouzaMarinho-Araujo, Claisy Maria8863163152848405536017676159867542921318989882042999127173845463CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Lilian_ACD.pdfccv_ppgpsico_dr_Lilian_ACD.pdfapplication/pdf1949937http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15736/1/ccv_ppgpsico_dr_Lilian_ACD.pdf65d497cfe65e0e89a0ba4526dabf242bMD51123456789/157362022-09-02 11:36:54.257oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15736Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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