Manifestações de emoções de estudantes do ensino fundamental II: refletindo sobre práticas do psicólogo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marina Conceição de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional PUC-Campinas
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16071
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo analisar as manifestações de emoções de estudantes do Ensino Fundamental II e refletir sobre as contribuições da Psicologia Escolar no favorecimento de sua elaboração. Pressupõe-se que as relações estabelecidas no âmbito escolar afetam positiva e/ou negativamente as interações que os estudantes empreendem, o que é retratado no modo como vivenciam o contexto escolar e de se envolverem com as atividades escolares. Assume- se a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural que ressalta a importância do outro nas relações, ao compreender que o ser humano se constitui e é constituído nas interações sociais que estabelece com seus pares e com o meio, além de enfatizar que as emoções são constituintes do psiquismo e, portanto, do desenvolvimento. No que concerne ao meio, ao social e ao afetivo, recorremos a Vigotski, principal autor da Psicologia Histórico-Cultural, e a Henri Wallon, autor que se filia à matriz do materialismo dialético e oferece conceitos profícuos para ampliar a compreensão da afetividade na perspectiva abordada. Adota-se como método o materialismo histórico-dialético para a compreensão e a interpretação da realidade investigada. Trata-se de uma pesquisa-intervenção em que foram realizados encontros da psicóloga-pesquisadora com um grupo de estudantes que cursam os anos finais do Ensino Fundamental II de uma escola pública situada na periferia de uma grande cidade do interior de São Paulo. Nos encontros, com duração de 1h30 cada, foram utilizadas como estratégia a contação de histórias, a leitura de poemas e o uso de tambor para que fomentassem discussão que visassem o favorecimento da participação e a expressão dos participantes. Os resultados revelaram que a falta de espaço dedicado às manifestações das emoções afeta o sujeito em seu processo de constituição, tanto de modo positivo como negativo. Visando dar concretude às emoções também observamos a urgência de se ter profissionais de psicologia nas escolas atuando como mediadores das relações, e a Arte, no caso deste trabalho a Literatura, se constitui como instrumento potente a essa atuação.
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Assume- se a perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural que ressalta a importância do outro nas relações, ao compreender que o ser humano se constitui e é constituído nas interações sociais que estabelece com seus pares e com o meio, além de enfatizar que as emoções são constituintes do psiquismo e, portanto, do desenvolvimento. No que concerne ao meio, ao social e ao afetivo, recorremos a Vigotski, principal autor da Psicologia Histórico-Cultural, e a Henri Wallon, autor que se filia à matriz do materialismo dialético e oferece conceitos profícuos para ampliar a compreensão da afetividade na perspectiva abordada. Adota-se como método o materialismo histórico-dialético para a compreensão e a interpretação da realidade investigada. Trata-se de uma pesquisa-intervenção em que foram realizados encontros da psicóloga-pesquisadora com um grupo de estudantes que cursam os anos finais do Ensino Fundamental II de uma escola pública situada na periferia de uma grande cidade do interior de São Paulo. Nos encontros, com duração de 1h30 cada, foram utilizadas como estratégia a contação de histórias, a leitura de poemas e o uso de tambor para que fomentassem discussão que visassem o favorecimento da participação e a expressão dos participantes. Os resultados revelaram que a falta de espaço dedicado às manifestações das emoções afeta o sujeito em seu processo de constituição, tanto de modo positivo como negativo. Visando dar concretude às emoções também observamos a urgência de se ter profissionais de psicologia nas escolas atuando como mediadores das relações, e a Arte, no caso deste trabalho a Literatura, se constitui como instrumento potente a essa atuação.This research aimed to analyze the expressions of emotions in elementary school students and reflect on the contributions of School Psychology in favor of its elaboration. It is assumed that the relationships established in the school environment positively and/or negatively affect the interactions that students undertake, which is portrayed in the way they experience the school context and get involved with school activities. The perspective of Historical-Cultural Psychology is assumed, which emphasizes the importance of the other in relationships, by understanding that the human being is constituted and is constituted in the social interactions, established with peers and with the environment, besides emphasizing that emotions are constituents of the psychism and, therefore, of development. Regarding the environment, the social and the affective, we resort to Vigotski, main author of Historical-Cultural Psychology, and to Henri Wallon, author who adheres to the matrix of dialectical materialism and offers useful concepts to broaden the understanding of affectivity in the perspective approached. The method adopted is historical-dialectic materialism for the understanding and to interpret the reality investigated. It is an intervention-research in which the psychologist-researcher held meetings with a group of students attending the final years of Elementary School II of a public school located on the outskirts of a large city in the interior of São Paulo. In the meetings, which lasted one hour and thirty minutes each, storytelling, poetry reading and the use of drums were used as strategies to promote discussions that aimed at favoring the participation and expression of the participants. The results revealed that the lack of space dedicated to the manifestations of emotions affects the subject in its process of constitution, both positively and negatively. In order to give concreteness to the emotions we also observed the urgency of having psychology professionals in schools acting as mediators of relationships, and Art, in the case of this work Literature, constitutes itself as a powerful instrument for this action.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESPUC-CampinasSouza, Vera Lucia Trevisan dePontifícia Universidade Católica de CampinasOliveira, Marina Conceição de2022-02-16T19:02:34Z2022-02-16T19:02:34Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/160715468313368469651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional PUC-Campinasinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP2022-10-19T11:30:29Zoai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16071Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:2022-10-19T11:30:29Repositório Institucional PUC-Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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