Criando autoria: construção de personagens no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17123 |
Resumo: | A partir do meu processo de criação, pude perceber a importância da criação de personagens em meu desenvolvimento autoral, da exploração de materialidades diversas durante meu processo de criação e, ainda, a importância de me basear em meus repertórios, minhas experiências e vivências pessoais, a fim de desenvolver meu estilo na criação de personagens autorais que são criados a partir da materialidade tridimensional. Se por um lado, essa pesquisa encontrou estudos como os de Ana Mae Barbosa e Clarisse Normann que nos mostram como o trabalho a partir do bidimensional permanece, ainda, sendo o mais utilizado nas sala de aula na rede básica de ensino no Brasil, por outro lado os documentos referenciais de ensino de artes, como no caso da Base Nacional Comum Curricular, preveem a oferta de propostas artísticas que explorem as diversas materialidades no ensino básico. Tendo esses pressupostos, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática que possibilite a construção de personagens em sala de aula do Ensino Médio da rede estadual do município Paulínia, proporcionando o uso de materiais tridimensionais, como o papelão e a massa de E.V.A, estimulando a experimentação do processo criativo e a autoral dos alunos. Os resultados dessa pesquisa enfatizaram a importância do uso de outras materialidades em sala de aula, a importância de acolher e estimular os repertórios iniciais dos estudantes, assim como a importância da aprendizagem dos elementos da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de autoria pelos estudantes. |
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Roberto, Jaisa Milena VedovelloPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)Brigatto, Agda Cristina2024-01-17T14:28:11Z2024-01-17T14:28:11Z2023-12-04http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/17123NDA partir do meu processo de criação, pude perceber a importância da criação de personagens em meu desenvolvimento autoral, da exploração de materialidades diversas durante meu processo de criação e, ainda, a importância de me basear em meus repertórios, minhas experiências e vivências pessoais, a fim de desenvolver meu estilo na criação de personagens autorais que são criados a partir da materialidade tridimensional. Se por um lado, essa pesquisa encontrou estudos como os de Ana Mae Barbosa e Clarisse Normann que nos mostram como o trabalho a partir do bidimensional permanece, ainda, sendo o mais utilizado nas sala de aula na rede básica de ensino no Brasil, por outro lado os documentos referenciais de ensino de artes, como no caso da Base Nacional Comum Curricular, preveem a oferta de propostas artísticas que explorem as diversas materialidades no ensino básico. Tendo esses pressupostos, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática que possibilite a construção de personagens em sala de aula do Ensino Médio da rede estadual do município Paulínia, proporcionando o uso de materiais tridimensionais, como o papelão e a massa de E.V.A, estimulando a experimentação do processo criativo e a autoral dos alunos. Os resultados dessa pesquisa enfatizaram a importância do uso de outras materialidades em sala de aula, a importância de acolher e estimular os repertórios iniciais dos estudantes, assim como a importância da aprendizagem dos elementos da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de autoria pelos estudantes.From my creation process, I was able to realize the importance of creating characters in my authorial development, of exploring different materialities during my creation process and, also, the importance of basing myself on my repertoires, my experiences and personal experiences, in order to develop my style in creating authorial characters that are created from three-dimensional materiality. If on the one hand, this research found studies such as those by Ana Mae Barbosa and Clarisse Normann that show us how two-dimensional work still remains the most used in classrooms in the basic education network in Brazil, on the other On the other hand, the reference documents for arts teaching, as in the case of the National Common Curricular Base, provide for the offer of artistic proposals that explore the different materialities in basic education. Having these assumptions, the objective of this work is to propose a didactic sequence that allows the construction of characters in the high school classroom of the state network of the city of Paulínia, providing the use of three-dimensional materials, such as cardboard and E.V.A dough, stimulating experimentation with the students' creative and authorial process. The results of this research emphasized the importance of using other materials in the classroom, the importance of welcoming and stimulating students' initial repertoires, as well as the importance of learning the elements of artistic language to expand the possibilities of authorship by students.Não recebi financiamentoporPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)AutoriaCriação de PersonagemTridimensionalMaterialidadeEnsino de ArteAuthorshipCharacter CreationThree-DimensionalMaterialityArt TeachingCriando autoria: construção de personagens no Ensino MédioCreating authorship: character construction in high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6410292193676994Leme, Mariana SoaresDulianel, Andreia Cristina31989256865477916546476572542146Escola de Arquitetura, Artes e DesignNão se aplicaOnlineArtes VisuaisLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-80http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17123/2/license.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINALeaad_artesvisuais_tcc_roberto_jm.pdfeaad_artesvisuais_tcc_roberto_jm.pdfapplication/pdf147291965http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/17123/1/eaad_artesvisuais_tcc_roberto_jm.pdfefca6b5c9dcec15d4246988008559407MD51123456789/171232024-01-17 12:28:12.36oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/17123Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862024-01-17T14:28:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
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A partir do meu processo de criação, pude perceber a importância da criação de personagens em meu desenvolvimento autoral, da exploração de materialidades diversas durante meu processo de criação e, ainda, a importância de me basear em meus repertórios, minhas experiências e vivências pessoais, a fim de desenvolver meu estilo na criação de personagens autorais que são criados a partir da materialidade tridimensional. Se por um lado, essa pesquisa encontrou estudos como os de Ana Mae Barbosa e Clarisse Normann que nos mostram como o trabalho a partir do bidimensional permanece, ainda, sendo o mais utilizado nas sala de aula na rede básica de ensino no Brasil, por outro lado os documentos referenciais de ensino de artes, como no caso da Base Nacional Comum Curricular, preveem a oferta de propostas artísticas que explorem as diversas materialidades no ensino básico. Tendo esses pressupostos, o objetivo deste trabalho é propor uma sequência didática que possibilite a construção de personagens em sala de aula do Ensino Médio da rede estadual do município Paulínia, proporcionando o uso de materiais tridimensionais, como o papelão e a massa de E.V.A, estimulando a experimentação do processo criativo e a autoral dos alunos. Os resultados dessa pesquisa enfatizaram a importância do uso de outras materialidades em sala de aula, a importância de acolher e estimular os repertórios iniciais dos estudantes, assim como a importância da aprendizagem dos elementos da linguagem artística para a ampliação das possibilidades de autoria pelos estudantes. |
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