Esculturas têxteis: a corporificação do íntimo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/239595 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida, traz como objeto de estudo a produção poética autoral de obras tridimensionais têxteis, como veículo das expressões íntimas. Percorrendo, primeiramente, os cenários das soft sculptures e das linguagens têxteis no âmbito da tapeçaria, a contextualização das esculturas têxteis como linguagem escultórica caminha também para uma interpretação poética, na qual artistas contemporâneos são referência. Dito isso, diante de uma abordagem que predomina a subjetividade, Bachelard (1993) e Stallybrass (2016) dão tom ao texto, e a materialidade, que ganha sentido simbólico, passa ser entendida como vínculo entre intimidade e corpo nas obras apresentadas. |
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Esculturas têxteis: a corporificação do íntimoTextile sculptures: the embodiment of intimacyTridimensionalArte têxtilIntimidadeMaterialidadeCorpoThree-dimensionalTextile artIntimacyBodyMaterialityA pesquisa desenvolvida, traz como objeto de estudo a produção poética autoral de obras tridimensionais têxteis, como veículo das expressões íntimas. Percorrendo, primeiramente, os cenários das soft sculptures e das linguagens têxteis no âmbito da tapeçaria, a contextualização das esculturas têxteis como linguagem escultórica caminha também para uma interpretação poética, na qual artistas contemporâneos são referência. Dito isso, diante de uma abordagem que predomina a subjetividade, Bachelard (1993) e Stallybrass (2016) dão tom ao texto, e a materialidade, que ganha sentido simbólico, passa ser entendida como vínculo entre intimidade e corpo nas obras apresentadas.The research developed here aims to study the poetic authorial production of three- dimensional textile works, as vehicles of intimate expressions. First, covering the scenarios of soft sculptures and textile languages in the context of tapestry, the contextualization of textile sculptures as a sculptural language also moves towards a poetic interpretation, in which contemporary artists are a reference. That said, faced with an approach that predominates subjectivity, Bachelard (1993) and Stallybrass (2016) give tone to the text and to the materiality, which gain symbolic sense, being understood as a link between intimacy and body in the works presented.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Bamonte, Joedy Luciana Barros Marins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lanza, Júlia Lasry Benchimol2023-02-17T12:27:42Z2023-02-17T12:27:42Z2023-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/239595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-08T06:30:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:29:26.202773Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A pesquisa desenvolvida, traz como objeto de estudo a produção poética autoral de obras tridimensionais têxteis, como veículo das expressões íntimas. Percorrendo, primeiramente, os cenários das soft sculptures e das linguagens têxteis no âmbito da tapeçaria, a contextualização das esculturas têxteis como linguagem escultórica caminha também para uma interpretação poética, na qual artistas contemporâneos são referência. Dito isso, diante de uma abordagem que predomina a subjetividade, Bachelard (1993) e Stallybrass (2016) dão tom ao texto, e a materialidade, que ganha sentido simbólico, passa ser entendida como vínculo entre intimidade e corpo nas obras apresentadas. |
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