Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortotto Junior, Ataliba
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14906
Resumo: O envolvimento paterno na criação e educação dos filhos tem impacto no desenvolvimento de rotinas e comportamentos saudáveis da criança, sendo um fator de proteção do desenvolvimento infantil contra problemas de comportamento, como a agressividade, além de promover competências sociais e cognitivas, a segurança, a autoestima, a independência e a estabilidade emocional. O envolvimento ou engajamento paterno é definido como a participação e a preocupação contínua do pai biológico ou substituto como o desenvolvimento e bem-estar físico e psicológico de seus filhos. São poucos os estudos no país que avaliam o envolvimento paterno por meio de instrumentos quantitativos, destacando-se o Questionnaire d’Engagement Paternel/Questionário de Envolvimento Paterno (QEP), adaptado para a população brasileira. Este estudo teve por objetivo analisar o envolvimento paterno em pais com filhos entre 4 e 6 anos de idade. Trata-se de uma pesquisa com delineamento transversal, correlacional, com uma amostra de conveniência. A coleta de dados foi realizada em cinco pré-escolas municipais de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Participaram 90 pais (figura masculina), com idade entre 18 e 72 anos (M = 36,8 anos; DP = 9,1), casados (76,7%); católicos (51,1%), com Ensino Médio (55,6%), empregados (86,7%) e com nível socioeconômico classificado baixo (55,6%). Os pais responderam, individualmente, a Ficha de Caracterização do Participante da Pesquisa, com o Critério de Classificação Socioeconômica Brasil, dados pessoais e familiares, e o QEP. Esta é uma escala de seis pontos, ponderados para cinco pontos, com 36 itens, que avalia os cuidados paternos diretos e indiretos de seus filhos, classificando os resultados em cinco dimensões – Cuidados Diretos e Indiretos, Suporte Emocional, Evocações, Disciplina, Jogos Físicos e Abertura ao Mundo. Foram feitas análises estatísticas descritivas e inferenciais (p < 0,05). A amostra apresentou maiores médias em Suporte Emocional (M = 3,94; DP = 0,90) e Evocações (M = 3,84; DP = 0,96), indicando um envolvimento paterno pouco frequente (duas a três vezes por mês), e menor média em Cuidados Diretos e Indiretos (M = 3,27; DP = 0,93), diferentemente de outros estudos. Houve diferenças significativas no domínio Jogos Físicos e Abertura ao Mundo para filho único e do sexo masculino, confirmando outros estudos. O Suporte Emocional e Evocações foram significativamente maiores para filhos mais novos. Não houve correlações entre o envolvimento paterno e a idade do pai, seu estado civil (casado ou solteiro), religião, estar ou não empregado. Observou-se correlação forte entre Suporte Emocional e Evocações, indicando que apoiar o filho diante de dificuldades associa-se a lembrar da criança quando não está presente. A aplicação do QEP em uma amostra de pais de duas cidades de São Paulo contribui para o conhecimento sobre o envolvimento paterno na população brasileira.
id PCAM_9aa393e1e2ef2574745f3af25082055d
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14906
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Bortotto Junior, AtalibaPontifícia Universidade Católica de CampinasEnumo, Sônia Regina Fiorim2022-02-16T13:57:02Z2022-02-16T13:57:02Z2019-06-19http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/149065839193513076453O envolvimento paterno na criação e educação dos filhos tem impacto no desenvolvimento de rotinas e comportamentos saudáveis da criança, sendo um fator de proteção do desenvolvimento infantil contra problemas de comportamento, como a agressividade, além de promover competências sociais e cognitivas, a segurança, a autoestima, a independência e a estabilidade emocional. O envolvimento ou engajamento paterno é definido como a participação e a preocupação contínua do pai biológico ou substituto como o desenvolvimento e bem-estar físico e psicológico de seus filhos. São poucos os estudos no país que avaliam o envolvimento paterno por meio de instrumentos quantitativos, destacando-se o Questionnaire d’Engagement Paternel/Questionário de Envolvimento Paterno (QEP), adaptado para a população brasileira. Este estudo teve por objetivo analisar o envolvimento paterno em pais com filhos entre 4 e 6 anos de idade. Trata-se de uma pesquisa com delineamento transversal, correlacional, com uma amostra de conveniência. A coleta de dados foi realizada em cinco pré-escolas municipais de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Participaram 90 pais (figura masculina), com idade entre 18 e 72 anos (M = 36,8 anos; DP = 9,1), casados (76,7%); católicos (51,1%), com Ensino Médio (55,6%), empregados (86,7%) e com nível socioeconômico classificado baixo (55,6%). Os pais responderam, individualmente, a Ficha de Caracterização do Participante da Pesquisa, com o Critério de Classificação Socioeconômica Brasil, dados pessoais e familiares, e o QEP. Esta é uma escala de seis pontos, ponderados para cinco pontos, com 36 itens, que avalia os cuidados paternos diretos e indiretos de seus filhos, classificando os resultados em cinco dimensões – Cuidados Diretos e Indiretos, Suporte Emocional, Evocações, Disciplina, Jogos Físicos e Abertura ao Mundo. Foram feitas análises estatísticas descritivas e inferenciais (p < 0,05). A amostra apresentou maiores médias em Suporte Emocional (M = 3,94; DP = 0,90) e Evocações (M = 3,84; DP = 0,96), indicando um envolvimento paterno pouco frequente (duas a três vezes por mês), e menor média em Cuidados Diretos e Indiretos (M = 3,27; DP = 0,93), diferentemente de outros estudos. Houve diferenças significativas no domínio Jogos Físicos e Abertura ao Mundo para filho único e do sexo masculino, confirmando outros estudos. O Suporte Emocional e Evocações foram significativamente maiores para filhos mais novos. Não houve correlações entre o envolvimento paterno e a idade do pai, seu estado civil (casado ou solteiro), religião, estar ou não empregado. Observou-se correlação forte entre Suporte Emocional e Evocações, indicando que apoiar o filho diante de dificuldades associa-se a lembrar da criança quando não está presente. A aplicação do QEP em uma amostra de pais de duas cidades de São Paulo contribui para o conhecimento sobre o envolvimento paterno na população brasileira.Parental involvement in rearing and education of children has an impact on the development of healthy routines and behaviors of the child, being a factor of protection of the child development against behavior problems, such as aggressiveness, besides promote social and cognitive skills, safety, self-esteem, independence and emotional stability. Parental involvement or engagement is defined as the involvement and continued concern of the biological or substitute parent as the development and physical and psychological wellbeing of their children. There are few studies in the country that evaluate paternal involvement through quantitative instruments, especially the Questionnaire d'Engagement Paternel / Questionnaire on Parental Involvement (QEP), adapted for the Brazilian population. This study aimed to analyze the paternal involvement of a sample of parents with children between 4 and 6 years of age. It is a cross-sectional, correlational, research with a convenience sample. Data collection was performed in five pre-schools in two cities in the interior of the State of São Paulo. Ninety fathers (male figure), aged between 18 and 72 years (M = 36.8 years, SD = 9.1), married (76.7%) participated; high school (55.6%), employed (86.7%) and socioeconomic level classified in social classes C or D (55.6%). The parents individually answered the Characterization Form of the Research Participant, with the Socioeconomic Classification Criteria Brazil, personal and family data, and the QEP. This is a six point scale, weighted to five points, with 36 items, that assesses the direct and indirect paternal care of their children by categorizing the results into five dimensions – Direct and Indirect Care, Emotional Support, Evocations, Discipline, Physical Play and Openness to the World. Descriptive and inferential statistical analyzes were performed (p < 0.05). The sample presented higher averages in Emotional Support ((M = 3.94; DP = 0.90) and Evocations (M = 3.84; DP = 0.96), indicating an infrequent paternal involvement (two to three times a month) and lower averages in Direct and Indirect Care (M = 3.27; DP = 0.93), unlike other studies in the area. There were no correlations between paternal involvement and the father's age, marital status (married or single), religion, whether or not employed, gender or age of the child, except in the areas of Physical Play and Openness to the World, who presented significant correlations when the child was male, confirming other studies. There was a strong correlation between Emotional Support and Evocations, indicating that supporting the child in the face of difficulties is associated with remembering the child when he is not present. The application of QEP in a sample of parents from two cities of São Paulo contributes to the knowledge about the paternal involvement in the Brazilian population.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasPaternidadeEducação InfantilRelações Pai-FilhoPaternityChild EducationFather-Son RelationshipEnvolvimento paterno com filhos em idade pré-escolarParental involvement with preschool childreninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP66118751895431033452462942187599Gaspardo, Cláudia MariaTedrus, Gloria Maria de Almeida Souza41825543098065866419385508557772CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em Ciências da SaúdeAndrade, André Luiz MoneziORIGINALccv_ppgcs_me_Ataliba_BJ.pdfccv_ppgcs_me_Ataliba_BJ.pdfapplication/pdf6322438http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14906/1/ccv_ppgcs_me_Ataliba_BJ.pdfd59e92b151e49a756e0027200996e4feMD51123456789/149062023-02-16 10:18:59.869oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/14906Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862023-02-16T12:18:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Parental involvement with preschool children
title Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
spellingShingle Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
Bortotto Junior, Ataliba
Paternidade
Educação Infantil
Relações Pai-Filho
Paternity
Child Education
Father-Son Relationship
title_short Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
title_full Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
title_fullStr Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
title_sort Envolvimento paterno com filhos em idade pré-escolar
author Bortotto Junior, Ataliba
author_facet Bortotto Junior, Ataliba
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortotto Junior, Ataliba
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enumo, Sônia Regina Fiorim
contributor_str_mv Enumo, Sônia Regina Fiorim
dc.subject.por.fl_str_mv Paternidade
Educação Infantil
Relações Pai-Filho
Paternity
Child Education
Father-Son Relationship
topic Paternidade
Educação Infantil
Relações Pai-Filho
Paternity
Child Education
Father-Son Relationship
description O envolvimento paterno na criação e educação dos filhos tem impacto no desenvolvimento de rotinas e comportamentos saudáveis da criança, sendo um fator de proteção do desenvolvimento infantil contra problemas de comportamento, como a agressividade, além de promover competências sociais e cognitivas, a segurança, a autoestima, a independência e a estabilidade emocional. O envolvimento ou engajamento paterno é definido como a participação e a preocupação contínua do pai biológico ou substituto como o desenvolvimento e bem-estar físico e psicológico de seus filhos. São poucos os estudos no país que avaliam o envolvimento paterno por meio de instrumentos quantitativos, destacando-se o Questionnaire d’Engagement Paternel/Questionário de Envolvimento Paterno (QEP), adaptado para a população brasileira. Este estudo teve por objetivo analisar o envolvimento paterno em pais com filhos entre 4 e 6 anos de idade. Trata-se de uma pesquisa com delineamento transversal, correlacional, com uma amostra de conveniência. A coleta de dados foi realizada em cinco pré-escolas municipais de duas cidades do interior do Estado de São Paulo. Participaram 90 pais (figura masculina), com idade entre 18 e 72 anos (M = 36,8 anos; DP = 9,1), casados (76,7%); católicos (51,1%), com Ensino Médio (55,6%), empregados (86,7%) e com nível socioeconômico classificado baixo (55,6%). Os pais responderam, individualmente, a Ficha de Caracterização do Participante da Pesquisa, com o Critério de Classificação Socioeconômica Brasil, dados pessoais e familiares, e o QEP. Esta é uma escala de seis pontos, ponderados para cinco pontos, com 36 itens, que avalia os cuidados paternos diretos e indiretos de seus filhos, classificando os resultados em cinco dimensões – Cuidados Diretos e Indiretos, Suporte Emocional, Evocações, Disciplina, Jogos Físicos e Abertura ao Mundo. Foram feitas análises estatísticas descritivas e inferenciais (p < 0,05). A amostra apresentou maiores médias em Suporte Emocional (M = 3,94; DP = 0,90) e Evocações (M = 3,84; DP = 0,96), indicando um envolvimento paterno pouco frequente (duas a três vezes por mês), e menor média em Cuidados Diretos e Indiretos (M = 3,27; DP = 0,93), diferentemente de outros estudos. Houve diferenças significativas no domínio Jogos Físicos e Abertura ao Mundo para filho único e do sexo masculino, confirmando outros estudos. O Suporte Emocional e Evocações foram significativamente maiores para filhos mais novos. Não houve correlações entre o envolvimento paterno e a idade do pai, seu estado civil (casado ou solteiro), religião, estar ou não empregado. Observou-se correlação forte entre Suporte Emocional e Evocações, indicando que apoiar o filho diante de dificuldades associa-se a lembrar da criança quando não está presente. A aplicação do QEP em uma amostra de pais de duas cidades de São Paulo contribui para o conhecimento sobre o envolvimento paterno na população brasileira.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T13:57:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T13:57:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14906
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 5839193513076453
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14906
identifier_str_mv 5839193513076453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/14906/1/ccv_ppgcs_me_Ataliba_BJ.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d59e92b151e49a756e0027200996e4fe
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790729622683648