Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
Texto Completo: | http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15501 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. Justificamos nossa investigação por entender que a utilização de jogos para ensinar matemática pode resultar em importante ferramenta no auxílio do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o levantamento de dados foi feito através de dois momentos em sala do 3º ano, um com o jogo "Produto com dadinhos" e o outro com o exercício de multiplicação no caderno. Após os dois momentos os alunos tiveram que responder qual tinham gostado mais, justificando a resposta. Trabalhamos numa escola da rede pública estadual que utiliza o PLE, com a turma de 3º ano que contava com 25 alunos de oito anos de idade. Para nossa investigação configuramos a seguinte questão problema: Quais são as perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos em aulas de Matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental presentes nas práticas apresentadas no PLE? No que se refere às perspectivas do trabalho com os jogos, respondemos a questão problema analisando o que o material propõe como jogo. Encontramos jogos que privilegiam o conteúdo, jogos de conhecimento e que são propostos em páginas sequenciais da Coletânea de atividades. Esses jogos não estimulam a problematização, nem o registro de conceitos e estratégias. Através das respostas dos alunos percebemos que é preciso reconstruir as formas de envolver os conteúdos de matemática com os jogos no PLE, procurando promover jogos que possam ampliar as possibilidades de raciocínio, criatividade e busca por resultados. |
id |
PCAM_9ae1532d0c1083ac38e91120fb80277a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15501 |
network_acronym_str |
PCAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
repository_id_str |
4886 |
spelling |
Thomaz, Poliana Helena BatistaPontifícia Universidade Católica de CampinasMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2022-02-16T18:15:58Z2022-02-16T18:15:58Z2013-11-22http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/155010907521175340448A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. Justificamos nossa investigação por entender que a utilização de jogos para ensinar matemática pode resultar em importante ferramenta no auxílio do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o levantamento de dados foi feito através de dois momentos em sala do 3º ano, um com o jogo "Produto com dadinhos" e o outro com o exercício de multiplicação no caderno. Após os dois momentos os alunos tiveram que responder qual tinham gostado mais, justificando a resposta. Trabalhamos numa escola da rede pública estadual que utiliza o PLE, com a turma de 3º ano que contava com 25 alunos de oito anos de idade. Para nossa investigação configuramos a seguinte questão problema: Quais são as perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos em aulas de Matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental presentes nas práticas apresentadas no PLE? No que se refere às perspectivas do trabalho com os jogos, respondemos a questão problema analisando o que o material propõe como jogo. Encontramos jogos que privilegiam o conteúdo, jogos de conhecimento e que são propostos em páginas sequenciais da Coletânea de atividades. Esses jogos não estimulam a problematização, nem o registro de conceitos e estratégias. Através das respostas dos alunos percebemos que é preciso reconstruir as formas de envolver os conteúdos de matemática com os jogos no PLE, procurando promover jogos que possam ampliar as possibilidades de raciocínio, criatividade e busca por resultados.This research aims to investigate the proposed game in Reading and Writing Program math (courseware instituted by the state government of São Paulo) 3rd year of elementary school. We justify our investigation to understand that the use of games to teach mathematics can result in important tool to aid in the development of mathematical knowledge by students. This is a qualitative research and data collection was done through two moments in the 3rd grade classroom, with the game "Product with dices" and the other with the exercise of multiplication in notebook. After the two moments the students had to answer what they liked most, justifying the answer. We work in a school of public schools using this program, with the class of 3rd year we had 25 students from the age of eight. For our research, we set up the following problem question: What are the prospects for a teaching job with games in mathematics lessons for 3rd grade of elementary school present in the practices presented in Reading and Writing Program? With regard to the prospects of working with the games, we answer the question by analyzing the problem that the material proposed as a game. Find games that emphasize content, games and knowledge that are proposed in sequential pages of the Collected activities. These games do not stimulate questioning, neither the registration of concepts and strategies. Through the students' answers we realize that we must reconstruct the ways to engage with content math games in program, seeking to promote games that can expand the possibilities of reasoning, creativity and search results.porPUC-Campinasensino de matemáticajogo em sala de aulaanos iniciais do Ensino Fundamentalprogramas educacionaismath teachinggames in classroomelementary schooleducation program.Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e EscreverProspects for a teaching job with games and Mathematics in Reading and Writing Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP7733644439876265Tassoni, Elvira Cristina MartinsGrando, Regina Celia70253806795582166878232320203358CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Poliana_HBT.pdfcchsa_ppgedu_me_Poliana_HBT.pdfapplication/pdf9941612http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15501/1/cchsa_ppgedu_me_Poliana_HBT.pdf5e62ae61807343306d8597855cdbccd4MD51123456789/155012022-09-02 11:36:29.796oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
Prospects for a teaching job with games and Mathematics in Reading and Writing Program |
title |
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever |
spellingShingle |
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever Thomaz, Poliana Helena Batista ensino de matemática jogo em sala de aula anos iniciais do Ensino Fundamental programas educacionais math teaching games in classroom elementary school education program. |
title_short |
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever |
title_full |
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever |
title_fullStr |
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever |
title_full_unstemmed |
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever |
title_sort |
Perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos e a matemática no Programa Ler e Escrever |
author |
Thomaz, Poliana Helena Batista |
author_facet |
Thomaz, Poliana Helena Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomaz, Poliana Helena Batista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
contributor_str_mv |
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de matemática jogo em sala de aula anos iniciais do Ensino Fundamental programas educacionais math teaching games in classroom elementary school education program. |
topic |
ensino de matemática jogo em sala de aula anos iniciais do Ensino Fundamental programas educacionais math teaching games in classroom elementary school education program. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as propostas de jogo no Programa Ler e Escrever (PLE) de matemática (material didático instituído pelo governo do Estado de São Paulo) do 3º ano do Ensino Fundamental. Justificamos nossa investigação por entender que a utilização de jogos para ensinar matemática pode resultar em importante ferramenta no auxílio do desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e o levantamento de dados foi feito através de dois momentos em sala do 3º ano, um com o jogo "Produto com dadinhos" e o outro com o exercício de multiplicação no caderno. Após os dois momentos os alunos tiveram que responder qual tinham gostado mais, justificando a resposta. Trabalhamos numa escola da rede pública estadual que utiliza o PLE, com a turma de 3º ano que contava com 25 alunos de oito anos de idade. Para nossa investigação configuramos a seguinte questão problema: Quais são as perspectivas de um trabalho pedagógico com jogos em aulas de Matemática para o 3º ano do Ensino Fundamental presentes nas práticas apresentadas no PLE? No que se refere às perspectivas do trabalho com os jogos, respondemos a questão problema analisando o que o material propõe como jogo. Encontramos jogos que privilegiam o conteúdo, jogos de conhecimento e que são propostos em páginas sequenciais da Coletânea de atividades. Esses jogos não estimulam a problematização, nem o registro de conceitos e estratégias. Através das respostas dos alunos percebemos que é preciso reconstruir as formas de envolver os conteúdos de matemática com os jogos no PLE, procurando promover jogos que possam ampliar as possibilidades de raciocínio, criatividade e busca por resultados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-16T18:15:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-16T18:15:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15501 |
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv |
0907521175340448 |
url |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15501 |
identifier_str_mv |
0907521175340448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
PUC-Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) instacron:PUC_CAMP |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
instacron_str |
PUC_CAMP |
institution |
PUC_CAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15501/1/cchsa_ppgedu_me_Poliana_HBT.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e62ae61807343306d8597855cdbccd4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br |
_version_ |
1796790731594006528 |