O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP], Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP], Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/827
http://hdl.handle.net/11449/142448
Resumo: This article reports a sequence of activities in a classroom of elementary school of a state school partner of the project Pibid/Unesp/Feg/ Mathematics . These activities aimed at improving the learning arithmetic , multiplication and division , through the use of games. These are play activities that let you work these operations in an attractive way.
id UNSP_e9e22f59ab93bc5b1d5b7689cdfbb80c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142448
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola públicaElementary schoolMath educationGamesEnsino fundamentalAritméticaJogosThis article reports a sequence of activities in a classroom of elementary school of a state school partner of the project Pibid/Unesp/Feg/ Mathematics . These activities aimed at improving the learning arithmetic , multiplication and division , through the use of games. These are play activities that let you work these operations in an attractive way.Este artigo relata uma sequência de atividades realizadas em uma sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual parceira do projeto Pibid/Unesp/Feg/Matemática. Estas atividades visaram a melhoria da aprendizagem da aritmética, multiplicação e divisão, utilizando-se do recurso aos jogos, em particular, do Jogo do Resto, atividades lúdicas que permitem trabalhar estas operações de uma maneira atraente. Observou-se que durante os jogos os alunos realizaram dezenas de operações, colaborando e discutindo os resultados entre eles. Isto permitiu que fossem abordadas dificuldades encontradas por alguns alunos, sem que eles se sentissem constrangidos pelo erro. As atividades tiveram uma avaliação positiva pela professora da turma, supervisora do Pibid na escola parceira.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP]Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP]Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP]Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP]2016-08-04T13:35:26Z2016-08-04T13:35:26Z2015-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1-7application/pdfhttp://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/8278º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.2176-9761http://hdl.handle.net/11449/142448ISSN2176-9761-2015-01-07-gavinier.pdf1085755634278513PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de extensão universitária da UNESPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T14:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142448Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:26:33.248517Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
title O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
spellingShingle O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP]
Elementary school
Math education
Games
Ensino fundamental
Aritmética
Jogos
title_short O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
title_full O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
title_fullStr O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
title_full_unstemmed O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
title_sort O jogo como recurso de aprendizagem da matemática: intervenções em sala de aula de uma escola pública
author Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP]
author_facet Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP]
Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP]
Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP]
Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP]
author_role author
author2 Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP]
Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP]
Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gavinier, Sabrina Aparecida dos Santos [UNESP]
Souza, João Guilherme Rufino de [UNESP]
Freire, Marcela Cristina Borges [UNESP]
Zeni, José Ricardo de Rezende [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Elementary school
Math education
Games
Ensino fundamental
Aritmética
Jogos
topic Elementary school
Math education
Games
Ensino fundamental
Aritmética
Jogos
description This article reports a sequence of activities in a classroom of elementary school of a state school partner of the project Pibid/Unesp/Feg/ Mathematics . These activities aimed at improving the learning arithmetic , multiplication and division , through the use of games. These are play activities that let you work these operations in an attractive way.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
2016-08-04T13:35:26Z
2016-08-04T13:35:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/827
8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
http://hdl.handle.net/11449/142448
ISSN2176-9761-2015-01-07-gavinier.pdf
1085755634278513
url http://200.145.6.205/index.php/congressoextensao/8congressoextensao/paper/view/827
http://hdl.handle.net/11449/142448
identifier_str_mv 8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.
2176-9761
ISSN2176-9761-2015-01-07-gavinier.pdf
1085755634278513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de extensão universitária da UNESP
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1-7
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128652051742720