O retorno dos jesuítas ao Brasil: o caso ituano entre 1856-1918

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Lais da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16308
Resumo: A presente pesquisa busca analisar a trajetória dos clérigos jesuítas instalados em Itú, desde o retorno da Ordem, em 1856, até 1918, quando transferem-se para São Paulo. Antes um dos principais redutos da formação regalista de clérigos – como de Diogo Antonio Feijó –, Itú tornou-se um dos locais de fixação dos jesuítas no momento do retorno da Ordem ao Brasil. Tal fenômeno se insere no contexto das reformas ultramontanas, iniciadas em 1844, cujas principais diretrizes eram: a normatização da formação clerical, a afirmação da infalibilidade papal e a subordinação da Igreja a Roma. Tais reformas foram realizadas através da ação de diversos atores, não podendo dispensar a participação de leigos – presentes nas irmandades – e das Ordens Religiosas, as quais instauraram-se no Brasil a partir da segunda metade do século XIX. Dentre estas, os jesuítas exerceram papel marcante no sul do Brasil e na então Vila de Itú, local que se tornara palco da atuação ultramontana. Tomando como pano de fundo o momento em que se verificava uma transição em relação à orientação do modelo de Igreja Católica proposto, bem como de seu relacionamento com o Estado - processo denominado pela historiografia como “romanização” -, a presente pesquisa buscará compreender quais as estratégias de atuação adotadas pelos clérigos jesuítas instalados em Itú, dentre as quais a imprensa e a educação demonstraram-se fundamentais. Através da análise do discurso religioso proposta por Orlandi (1983), buscou-se compreender as articulações entre os princípios fundamentais da Ordem, as orientações provindas de Roma (os ditames do Papa Pio IX, a partir da encíclica Quanta Cura de 8 de dezembro de 1864, seguida pelo Syllabus errorum) e as contingências locais da sociedade ituana. Visa, ainda, observar a dinâmica conflitiva entre os representantes da Ordem e as instâncias do poder local e provincial, compreendendo que sua ação não se restringiu ao campo religioso, já que também fora determinada pelas profundas e complexas relações entre este campo e o político, conforme alerta Pierre Bourdieu. Da mesma forma, visa compreender como o aspecto doutrinário, baseado na tradição da Ordem, fora moldado e influenciado pelos novos ideiais em voga representativos da modernidade ocidental, tais como o progresso, a ciência e a educação. Dessa forma, a presente pesquisa busca colaborar na compreensão dos rumos assumidos pelas reformas ultramontanas ocorridas no Brasil durante o século XIX, bem como na problematização de interpretações consagradas pela historiografia sobre o processo de “romanização”.
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Tais reformas foram realizadas através da ação de diversos atores, não podendo dispensar a participação de leigos – presentes nas irmandades – e das Ordens Religiosas, as quais instauraram-se no Brasil a partir da segunda metade do século XIX. Dentre estas, os jesuítas exerceram papel marcante no sul do Brasil e na então Vila de Itú, local que se tornara palco da atuação ultramontana. Tomando como pano de fundo o momento em que se verificava uma transição em relação à orientação do modelo de Igreja Católica proposto, bem como de seu relacionamento com o Estado - processo denominado pela historiografia como “romanização” -, a presente pesquisa buscará compreender quais as estratégias de atuação adotadas pelos clérigos jesuítas instalados em Itú, dentre as quais a imprensa e a educação demonstraram-se fundamentais. Através da análise do discurso religioso proposta por Orlandi (1983), buscou-se compreender as articulações entre os princípios fundamentais da Ordem, as orientações provindas de Roma (os ditames do Papa Pio IX, a partir da encíclica Quanta Cura de 8 de dezembro de 1864, seguida pelo Syllabus errorum) e as contingências locais da sociedade ituana. Visa, ainda, observar a dinâmica conflitiva entre os representantes da Ordem e as instâncias do poder local e provincial, compreendendo que sua ação não se restringiu ao campo religioso, já que também fora determinada pelas profundas e complexas relações entre este campo e o político, conforme alerta Pierre Bourdieu. Da mesma forma, visa compreender como o aspecto doutrinário, baseado na tradição da Ordem, fora moldado e influenciado pelos novos ideiais em voga representativos da modernidade ocidental, tais como o progresso, a ciência e a educação. Dessa forma, a presente pesquisa busca colaborar na compreensão dos rumos assumidos pelas reformas ultramontanas ocorridas no Brasil durante o século XIX, bem como na problematização de interpretações consagradas pela historiografia sobre o processo de “romanização”.The main aim of this discussion is to pursue, from Bartolomé de Las Casas (1484- 1566) thought, how the religion crises process in the period of Christianity have developed, which outlines in the enterprise of conquer and evangelization of the Spanish America (1492). By the end of XV century, and the beginning of XVI, Portugal and Spain, saw themselves in a position of replace the problem regarding Salvation in relevance, that is, the question that imposes: do the new peoples which are going to be known, have the same right to the benefit of Christian salvation, as much as the Europeans? Therefore, it`s possible to realize in Las Casas the viability of the proposal about the absolute respect to the consciences, it`s position in defense to the Indian peoples, the debate about slavery and the search for a peaceful colonization. After all, there were many previous process, dynamics, at their moments, they based habits, dynamics, at their moments they based habits, and dynamics, and at their moments, and they based habits and types of behaviors, which would indicate a new religious awareness. Even though, in the perspective that Las Casas had chosen, it had utopic structure. In this context, religion has become reference regarding the colonial expansion by being sat as core that makes possible the supposed inferiority from the conquered peoples. Therefore, it is going to identify the religious practices from Indian and African people as idolatrous, primitive and irrational, which will lead to the polemic between truth and false religion. Found in the “Controversies de Valladolid” (1550- 1551), having as background the occurrences from the Protestant Reformation, the new postures from the internal religious orders, as the religiosity of new consequed people, it`s resistance and the process of religious tolerance.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporPUC-CampinasReligiãoUltramontanismoRomanizaçãoItúJesuítasImprensa CatólicaReligionUltramontanismRomanizationItúJesuitsMedia CatholicO retorno dos jesuítas ao Brasil: o caso ituano entre 1856-1918info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6648577383927409Santirocchi, Ítalo DomingosGodoy, João Miguel Teixeira de70564179133038348077230876092443CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReligiãoORIGINALcchsa_ppgcr_me_Lais_SL.pdfcchsa_ppgcr_me_Lais_SL.pdfapplication/pdf3680222http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/16308/1/cchsa_ppgcr_me_Lais_SL.pdf6c2ecf54298fb3dd347acacaf4d1f0caMD51123456789/163082022-09-02 11:36:38.801oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/16308Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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