Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tabacow, Luiz Samuel
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15326
Resumo: Este trabalho, inserido na linha de Pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores, constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores de ensino/aprendizagem que relevam o papel do cérebro no referido processo. Partiu-se da problemática levantada por estudiosos da área, e publicada em jornais e revistas, de que o processo de ensino/aprendizagem, no Brasil, mostra-se deficiente, haja vista o desempenho de estudantes brasileiros em testes nacionais e internacionais. Considerando os avanços sobre o funcionamento do cérebro, o objetivo desse trabalho é o de investigar a necessidade da incorporação de estudos relacionados à Neurociência Cognitiva na área educacional, em cursos de formação de professores e de pedagogos, como contribuição para a melhoria do processo de aprendizagem na educação básica. Para tal, fez-se uso de estudos de pesquisas recentes relacionadas a processos cerebrais e cognitivos da mente considerados ou não no contexto da formação inicial ou continuada de professores. A trajetória metodológica, dado o caráter investigativo do assunto, abarcou uma pesquisa qualitativa em que os seis entrevistados são professores universitários com algum envolvimento em estudos no campo da Neurociência Cognitiva. A análise das entrevistas trouxe contribuições para que se entenda melhor o sujeito cognoscente em seu processo de construção do conhecimento, processo esse que deve também ser considerado pelos promotores da educação formal
id PCAM_ba2d9cf4d519c552183aa76dc31144c0
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15326
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Tabacow, Luiz SamuelPontifícia Universidade Católica de CampinasLopes, Jairo de Araujo2022-02-16T18:12:03Z2022-02-16T18:12:03Z2006-05-29http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15326Este trabalho, inserido na linha de Pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores, constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores de ensino/aprendizagem que relevam o papel do cérebro no referido processo. Partiu-se da problemática levantada por estudiosos da área, e publicada em jornais e revistas, de que o processo de ensino/aprendizagem, no Brasil, mostra-se deficiente, haja vista o desempenho de estudantes brasileiros em testes nacionais e internacionais. Considerando os avanços sobre o funcionamento do cérebro, o objetivo desse trabalho é o de investigar a necessidade da incorporação de estudos relacionados à Neurociência Cognitiva na área educacional, em cursos de formação de professores e de pedagogos, como contribuição para a melhoria do processo de aprendizagem na educação básica. Para tal, fez-se uso de estudos de pesquisas recentes relacionadas a processos cerebrais e cognitivos da mente considerados ou não no contexto da formação inicial ou continuada de professores. A trajetória metodológica, dado o caráter investigativo do assunto, abarcou uma pesquisa qualitativa em que os seis entrevistados são professores universitários com algum envolvimento em estudos no campo da Neurociência Cognitiva. A análise das entrevistas trouxe contribuições para que se entenda melhor o sujeito cognoscente em seu processo de construção do conhecimento, processo esse que deve também ser considerado pelos promotores da educação formalThis work , inserted in the Research line, University , Teaching and Teacher s Formation, consists of a study of theoretical production of teaching/learning researchers that reveal the role of the brain in the referred process. It arouse from the discussion raised by field studious and published in newspapers and magazines that the teaching / learning process in Brazil reveals itself as defective concerning the performance of Brazilian students in national and international tests. Taking into account the advance of the studies about the brain behavior, the goal of this paper is to search into the necessity of incorporating the studies related to the Cognitive Neuroscience to the educational field, in teaching and pedagogue formation courses as a contribution for the improvement of the learning process in basic education. For this were used recent research studies related to brain and cognitive mind processes considered or not in the context of initial or continued teachers formation. The methodological tragetory, given the investigative character of the subject , embraced a qualitative research in which six interviewees are professors with some kind of involvement in the Cognitive Neuroscience field. The analysis of the interviews brought contributions for a better understanding of the cognoscent subject in the process of knowledge construction, process which must also be considered by the formal education promotersporPUC-Campinasformação de professoresneurociência cognitivaprocesso de ensino/aprendizagemteachers formationcognitive neuroscienceteaching / learning processContribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogosContributions of the cognitive neuroscience for teacher and pedagogue formationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP4244247989810231Bruns, Maria Alves de ToledoAlmeida Junior, João Baptista de03629605647088805318059095732281CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Luiz_T.pdfcchsa_ppgedu_me_Luiz_T.pdfapplication/pdf6880231http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15326/1/cchsa_ppgedu_me_Luiz_T.pdf11ca307dfa8194cf08fbe833157c9829MD51123456789/153262022-09-02 11:36:23.612oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15326Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Contributions of the cognitive neuroscience for teacher and pedagogue formation
title Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
spellingShingle Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
Tabacow, Luiz Samuel
formação de professores
neurociência cognitiva
processo de ensino/aprendizagem
teachers formation
cognitive neuroscience
teaching / learning process
title_short Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
title_full Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
title_fullStr Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
title_full_unstemmed Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
title_sort Contribuições da neurociência cognitiva para a formação de professores e pedagogos
author Tabacow, Luiz Samuel
author_facet Tabacow, Luiz Samuel
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Tabacow, Luiz Samuel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
contributor_str_mv Lopes, Jairo de Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
neurociência cognitiva
processo de ensino/aprendizagem
teachers formation
cognitive neuroscience
teaching / learning process
topic formação de professores
neurociência cognitiva
processo de ensino/aprendizagem
teachers formation
cognitive neuroscience
teaching / learning process
description Este trabalho, inserido na linha de Pesquisa, Universidade, Docência e Formação de Professores, constitui-se num estudo de produção teórica de pesquisadores de ensino/aprendizagem que relevam o papel do cérebro no referido processo. Partiu-se da problemática levantada por estudiosos da área, e publicada em jornais e revistas, de que o processo de ensino/aprendizagem, no Brasil, mostra-se deficiente, haja vista o desempenho de estudantes brasileiros em testes nacionais e internacionais. Considerando os avanços sobre o funcionamento do cérebro, o objetivo desse trabalho é o de investigar a necessidade da incorporação de estudos relacionados à Neurociência Cognitiva na área educacional, em cursos de formação de professores e de pedagogos, como contribuição para a melhoria do processo de aprendizagem na educação básica. Para tal, fez-se uso de estudos de pesquisas recentes relacionadas a processos cerebrais e cognitivos da mente considerados ou não no contexto da formação inicial ou continuada de professores. A trajetória metodológica, dado o caráter investigativo do assunto, abarcou uma pesquisa qualitativa em que os seis entrevistados são professores universitários com algum envolvimento em estudos no campo da Neurociência Cognitiva. A análise das entrevistas trouxe contribuições para que se entenda melhor o sujeito cognoscente em seu processo de construção do conhecimento, processo esse que deve também ser considerado pelos promotores da educação formal
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15326
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15326/1/cchsa_ppgedu_me_Luiz_T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 11ca307dfa8194cf08fbe833157c9829
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790736502390784