A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Regina de Brito
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349
Resumo: Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na construção/reconstrução da realidade , o jornalismo nos seus diferentes formatos é produtor deste conhecimento do mundo contemporâneo, o presente estudo analisa a chamada formação humanística dos jornalistas. Os conhecimentos necessários ao ofício de narrar o cotidiano são examinados à luz desta formação. Resgatando historicamente o ensino de jornalismo no Brasil, pesquisa-se a evolução desta formação humanística ao longo das sucessivas transformações do país, para situar num estudo de caso o Curso de Jornalismo da PUC Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Com o exame dos documentos (projeto pedagógico, ementas, planos de cursos e textos selecionados) e entrevistas semi-estruturadas com os agentes educacionais envolvidos (professores das disciplinas de formação humanística, da formação técnica e da formação para pesquisa, direção do curso e alunos ingressantes e concluintes) problematiza-se a prática efetiva desenvolvida. A pesquisa utiliza-se das ferramentas da análise de discurso para, num ir e vir do discurso à realidade vivida pelos agentes envolvidos, examinar os dados de uma perspectiva dialética, salientando as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos; professores e alunos; formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Destaca ainda o papel da interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos propostos com a formação humanística.
id PCAM_bf5208307c00583cd0e87f20201340cc
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15349
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Rodrigues, Regina de BritoPontifícia Universidade Católica de CampinasBalzan, Newton Cesar2022-02-16T18:12:50Z2022-02-16T18:12:50Z2007-06-18http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na construção/reconstrução da realidade , o jornalismo nos seus diferentes formatos é produtor deste conhecimento do mundo contemporâneo, o presente estudo analisa a chamada formação humanística dos jornalistas. Os conhecimentos necessários ao ofício de narrar o cotidiano são examinados à luz desta formação. Resgatando historicamente o ensino de jornalismo no Brasil, pesquisa-se a evolução desta formação humanística ao longo das sucessivas transformações do país, para situar num estudo de caso o Curso de Jornalismo da PUC Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Com o exame dos documentos (projeto pedagógico, ementas, planos de cursos e textos selecionados) e entrevistas semi-estruturadas com os agentes educacionais envolvidos (professores das disciplinas de formação humanística, da formação técnica e da formação para pesquisa, direção do curso e alunos ingressantes e concluintes) problematiza-se a prática efetiva desenvolvida. A pesquisa utiliza-se das ferramentas da análise de discurso para, num ir e vir do discurso à realidade vivida pelos agentes envolvidos, examinar os dados de uma perspectiva dialética, salientando as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos; professores e alunos; formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Destaca ainda o papel da interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos propostos com a formação humanística.Starting from a presupposition that knowing reality is a condition to exercise citizenship, and taking into account that in a society in which mass communication media become ever more important in building/rebuilding reality, journalism in its different forms acts as a producer of this knowledge of the contemporary world, the present study analyses the so called humanistic education of journalists. The knowledge required in narrating everyday events is examined in the light of this type of education. Historically recovering journalism education in Brazil, this work researches the evolution of humanistic education throughout the consecutive transformations experienced in the country in order to situate in a case study the journalism course of a Pontifícia Universidade Católica in Campinas, located inland in the State of São Paulo. With the analysis of documents (pedagogic project, digests, course planning material and selected texts) and semistructured interviews with educational agents involved (professors for humanistic education, technical education and research education disciplines, course direction and incoming and graduating students) the practices effectively developed are problematized. The research uses discourse analysis tools in order to examine the data from a dialectic perspective through the process of going back and forth from discourse to the reality experienced by the agents involved, emphasizing the contradictions that exist among theory and practice; intentions and objectives; professors and students; technical and humanistic education; objectives and results. It also points out the role played by interdisciplinarity in the achievement of the objectives set forth by humanistic education.porPUC-Campinasformação de jornalistasensino de jornalismo no Brasilformação humanísticametodologia do ensino de jornalismointerdisciplinaridadejournalism teaching in Brazilhumanistic educationjournalism teaching methodologyinterdisciplinarityA formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticasHumanistic education in journalism course: from intent to practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP6995142158435943Castanho, Sérgio Eduardo MontesCarnicel, Amarildo Batista05682504541012834010655245929217CCHSA – Centro de Ciências Humanas e Sociais AplicadasPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoORIGINALcchsa_ppgedu_me_Regina_BR.pdfcchsa_ppgedu_me_Regina_BR.pdfapplication/pdf1068616http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15349/1/cchsa_ppgedu_me_Regina_BR.pdf17be49596ee5b712917c2ba01eb52943MD51123456789/153492022-09-02 11:36:24.86oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Humanistic education in journalism course: from intent to practice
title A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
spellingShingle A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
Rodrigues, Regina de Brito
formação de jornalistas
ensino de jornalismo no Brasil
formação humanística
metodologia do ensino de jornalismo
interdisciplinaridade
journalism teaching in Brazil
humanistic education
journalism teaching methodology
interdisciplinarity
title_short A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
title_full A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
title_fullStr A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
title_full_unstemmed A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
title_sort A formação humanística no curso de jornalismo: das intenções às práticas
author Rodrigues, Regina de Brito
author_facet Rodrigues, Regina de Brito
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Regina de Brito
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Balzan, Newton Cesar
contributor_str_mv Balzan, Newton Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv formação de jornalistas
ensino de jornalismo no Brasil
formação humanística
metodologia do ensino de jornalismo
interdisciplinaridade
journalism teaching in Brazil
humanistic education
journalism teaching methodology
interdisciplinarity
topic formação de jornalistas
ensino de jornalismo no Brasil
formação humanística
metodologia do ensino de jornalismo
interdisciplinaridade
journalism teaching in Brazil
humanistic education
journalism teaching methodology
interdisciplinarity
description Partindo do pressuposto de que o conhecimento da realidade é condição para o exercício da cidadania e tendo em conta que, numa sociedade em que os meios de comunicação de massa ganham cada vez maior importância na construção/reconstrução da realidade , o jornalismo nos seus diferentes formatos é produtor deste conhecimento do mundo contemporâneo, o presente estudo analisa a chamada formação humanística dos jornalistas. Os conhecimentos necessários ao ofício de narrar o cotidiano são examinados à luz desta formação. Resgatando historicamente o ensino de jornalismo no Brasil, pesquisa-se a evolução desta formação humanística ao longo das sucessivas transformações do país, para situar num estudo de caso o Curso de Jornalismo da PUC Campinas, no interior do Estado de São Paulo. Com o exame dos documentos (projeto pedagógico, ementas, planos de cursos e textos selecionados) e entrevistas semi-estruturadas com os agentes educacionais envolvidos (professores das disciplinas de formação humanística, da formação técnica e da formação para pesquisa, direção do curso e alunos ingressantes e concluintes) problematiza-se a prática efetiva desenvolvida. A pesquisa utiliza-se das ferramentas da análise de discurso para, num ir e vir do discurso à realidade vivida pelos agentes envolvidos, examinar os dados de uma perspectiva dialética, salientando as contradições entre teoria e prática; intenções e objetivos; professores e alunos; formação técnica e formação humanística; objetivos e resultados. Destaca ainda o papel da interdisciplinaridade para a consecução dos objetivos propostos com a formação humanística.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-06-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:12:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15349/1/cchsa_ppgedu_me_Regina_BR.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 17be49596ee5b712917c2ba01eb52943
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790723598614528