O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plural (São Paulo. Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/167988 |
Resumo: | O artigo aborda o processo de aprendizagem da investigação no jornalismo, quando o repórter busca informações para construir uma notícia ou reportagem. O fazer jornalístico emprega diversos meios controversos para obter informações, atingindo de maneira anti-ética tanto camadas sociais mais marginalizadas quanto as mais poderosas. A partir de três situações etnográficas apresentadas para a reflexão (a palestra de uma jornalista consagrada; a aula de um “araponga”, detetive contratado por uma empresa jornalística; e, por fim, a palestra de um ex-“araponga”, agente do SNI, sobre etiqueta e marketing pessoal) serão discutidas as relações entre múltiplas agências sociais de investigação, incluindo o próprio ato de pesquisar o jornalismo. |
id |
USP-61_1cd56164e3c26f29e06c039795de532a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/167988 |
network_acronym_str |
USP-61 |
network_name_str |
Plural (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitusThe business teaching of the investigation in journalism: “scoop” and “leaks" between "arapongas" spies and hackers.jornalismoetnografiaensino de jornalismoditadurajournalism. ethnography. teaching journalism. dictatorship.O artigo aborda o processo de aprendizagem da investigação no jornalismo, quando o repórter busca informações para construir uma notícia ou reportagem. O fazer jornalístico emprega diversos meios controversos para obter informações, atingindo de maneira anti-ética tanto camadas sociais mais marginalizadas quanto as mais poderosas. A partir de três situações etnográficas apresentadas para a reflexão (a palestra de uma jornalista consagrada; a aula de um “araponga”, detetive contratado por uma empresa jornalística; e, por fim, a palestra de um ex-“araponga”, agente do SNI, sobre etiqueta e marketing pessoal) serão discutidas as relações entre múltiplas agências sociais de investigação, incluindo o próprio ato de pesquisar o jornalismo.The article deals with the process of learning about investigation in journalism, when the reporter searches for information to build a news or report. Journalism employs various controversial means to obtain information, unethically affecting both the most marginalized and the most powerful social strata. From three ethnographic situations presented for reflection (the lecture of an established journalist; the lecture of a "araponga", a detective hired by a journalistic company; and, finally, the lecture of a former "araponga", on etiquette and personal marketing) the relations between multiple social investigative agencies will be discussed, including the act of researching journalism.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/16798810.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.167988Plural; v. 27 n. 2 (2020): Sociologia do Jornalismo: Por uma agenda de pesquisa; 120-139Plural; Vol. 27 Núm. 2 (2020): Sociologia do Jornalismo: Por uma agenda de pesquisa; 120-139Plural; Vol. 27 No. 2 (2020): Sociologia do Jornalismo: Por uma agenda de pesquisa; 120-1392176-80990104-6721reponame:Plural (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/plural/article/view/167988/167179https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/167988/180187Copyright (c) 2020 Política de direitos compartilhadoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLobo, Rodrigo Gomes2022-06-30T01:15:20Zoai:revistas.usp.br:article/167988Revistahttp://www.revistas.usp.br/pluralPUBhttp://www.revistas.usp.br/plural/oaiplural@usp.br||2176-80992176-8099opendoar:2022-06-30T01:15:20Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus The business teaching of the investigation in journalism: “scoop” and “leaks" between "arapongas" spies and hackers. |
title |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus |
spellingShingle |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus Lobo, Rodrigo Gomes jornalismo etnografia ensino de jornalismo ditadura journalism. ethnography. teaching journalism. dictatorship. |
title_short |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus |
title_full |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus |
title_fullStr |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus |
title_full_unstemmed |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus |
title_sort |
O ensino empresarial da investigação no jornalismo contemporâneo: processos históricos e formação de habitus |
author |
Lobo, Rodrigo Gomes |
author_facet |
Lobo, Rodrigo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobo, Rodrigo Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jornalismo etnografia ensino de jornalismo ditadura journalism. ethnography. teaching journalism. dictatorship. |
topic |
jornalismo etnografia ensino de jornalismo ditadura journalism. ethnography. teaching journalism. dictatorship. |
description |
O artigo aborda o processo de aprendizagem da investigação no jornalismo, quando o repórter busca informações para construir uma notícia ou reportagem. O fazer jornalístico emprega diversos meios controversos para obter informações, atingindo de maneira anti-ética tanto camadas sociais mais marginalizadas quanto as mais poderosas. A partir de três situações etnográficas apresentadas para a reflexão (a palestra de uma jornalista consagrada; a aula de um “araponga”, detetive contratado por uma empresa jornalística; e, por fim, a palestra de um ex-“araponga”, agente do SNI, sobre etiqueta e marketing pessoal) serão discutidas as relações entre múltiplas agências sociais de investigação, incluindo o próprio ato de pesquisar o jornalismo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/167988 10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.167988 |
url |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/167988 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.167988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/167988/167179 https://www.revistas.usp.br/plural/article/view/167988/180187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Política de direitos compartilhados http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Política de direitos compartilhados http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plural; v. 27 n. 2 (2020): Sociologia do Jornalismo: Por uma agenda de pesquisa; 120-139 Plural; Vol. 27 Núm. 2 (2020): Sociologia do Jornalismo: Por uma agenda de pesquisa; 120-139 Plural; Vol. 27 No. 2 (2020): Sociologia do Jornalismo: Por uma agenda de pesquisa; 120-139 2176-8099 0104-6721 reponame:Plural (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Plural (São Paulo. Online) |
collection |
Plural (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plural (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
plural@usp.br|| |
_version_ |
1797221634983067648 |