Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakano, Tatiana de Cássia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15615
Resumo: A criatividade tem sido uma característica muito valorizada e encontrar formas de medi-la tem sido desafio para muitos pesquisadores. Este estudo visou a coleta de dados para normatização do Teste Brasileiro de Criatividade Figural. Participaram 1426 estudantes (672F/754M), de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, provenientes de escolas públicas e particulares das regiões Sudeste (n=476, 232F/244M), Nordeste (n=496, 219F/277M) e Centro-Oeste (n=454, 220F/234M). O instrumento é composto por três atividades que devem ser respondidas sob a forma de desenhos a partir dos estímulos propostos, tendo sido aplicado de forma coletiva em sala de aula. Permite avaliar 13 indicadores cognitivos e emocionais da criatividade: Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Fantasia, Movimento, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Uso de Contexto, Combinações, Extensão de Limites e Títulos Expressivos, além dos Índices Criativos Figurais I (soma das quatro primeiras características consideradas cognitivas) e Índice Criativo Figural II (soma de todas as características, cognitivas e emocionais). Ao se comparar os resultados por meio da Análise da Variância encontrou-se efeitos significativos das variáveis série (F=6,93, p≤0,000) em todas as características criativas com exceção de Combinações, região (F=7,09, p≤0,000) em nove das quinze características e sexo (F= 7,08, p≤0,000) em cinco características. Tais dados confirmaram a necessidade de serem apresentadas normas de interpretação específicas, permitindo que os resultados obtidos sejam adequadamente interpretados através de normas representativas por sexo, série e região de moradia.
id PCAM_bfc14bb7f4f0f5c4461eb8ce7fd7f12c
oai_identifier_str oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15615
network_acronym_str PCAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
repository_id_str 4886
spelling Nakano, Tatiana de CássiaPontifícia Universidade Católica de CampinasWechsler, Solange Muglia2022-02-16T18:39:29Z2022-02-16T18:39:29Z2006-06-28http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/156158092049870780985A criatividade tem sido uma característica muito valorizada e encontrar formas de medi-la tem sido desafio para muitos pesquisadores. Este estudo visou a coleta de dados para normatização do Teste Brasileiro de Criatividade Figural. Participaram 1426 estudantes (672F/754M), de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, provenientes de escolas públicas e particulares das regiões Sudeste (n=476, 232F/244M), Nordeste (n=496, 219F/277M) e Centro-Oeste (n=454, 220F/234M). O instrumento é composto por três atividades que devem ser respondidas sob a forma de desenhos a partir dos estímulos propostos, tendo sido aplicado de forma coletiva em sala de aula. Permite avaliar 13 indicadores cognitivos e emocionais da criatividade: Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Fantasia, Movimento, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Uso de Contexto, Combinações, Extensão de Limites e Títulos Expressivos, além dos Índices Criativos Figurais I (soma das quatro primeiras características consideradas cognitivas) e Índice Criativo Figural II (soma de todas as características, cognitivas e emocionais). Ao se comparar os resultados por meio da Análise da Variância encontrou-se efeitos significativos das variáveis série (F=6,93, p≤0,000) em todas as características criativas com exceção de Combinações, região (F=7,09, p≤0,000) em nove das quinze características e sexo (F= 7,08, p≤0,000) em cinco características. Tais dados confirmaram a necessidade de serem apresentadas normas de interpretação específicas, permitindo que os resultados obtidos sejam adequadamente interpretados através de normas representativas por sexo, série e região de moradia.Creativity has been a much valorized characteristic and to find ways to measure it has been a challenge to many searchers. This study aimed to gather data to standardize the Brazilian Test of Figural Creativity. 1,426 students (672F/754M), from 1st to 8th grade of Elementary School, from public and private schools of southeast (n=476, 232F/244M), northeast (n=496, 219F/277M) and center-west regions (n=454, 220F/234M) are comprised on this study. The instrument is composed by three activities that must be answered with drawings from the proposed stimuli, and it was collectively applied in classrooms. It allows to evaluate 13 emotional and cognitive indicators of creativity: Fluency, Flexibility, Elaboration, Originality, Emotion Expression, Fantasy, Movement, Uncommon Perspective, Internal Perspective, Context Use, Combinations, Limits Stretching and Expressive Titles, besides Figural Creative Index I (sum of the four first characteristics considered as cognitive ones) and Figural Creative Index II (sum of all characteristics, cognitive and emotional ones). When comparing the results through a Variance Analysis we found significant effects of the series variables (F=6.93, p≤0.000) in all creative characteristics except Combinations, region (F=7.09, p≤0.000) in nine of fifteen characteristics and sex (F= 7.08, p≤0.000) in five characteristics. Such data confirmed the need of presenting standards of specific interpretation, allowing the obtained results to be properly interpreted through representative standards by sex, grade and domicile region.porPUC-Campinascriatividadeavaliação psicológicatestesnormascreativitypsychological evaluationtestsstandardsTeste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamentalBrazilian test of infantile creativity: instrument standardization on elementary schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Primi, RicardoSiqueira, Luciana Gurgel GuidaGobitta, MônicaYoshida, Elisa Medici Pizao5114152079911903493331274566206929256893518414077673110029487061CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_dr_Tatiana_CK.pdfccv_ppgpsico_dr_Tatiana_CK.pdfapplication/pdf1285486http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15615/1/ccv_ppgpsico_dr_Tatiana_CK.pdfd89c050bc1e18f551a7f6870f68a2207MD51123456789/156152022-09-02 11:36:54.972oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15615Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Brazilian test of infantile creativity: instrument standardization on elementary school
title Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
spellingShingle Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
Nakano, Tatiana de Cássia
criatividade
avaliação psicológica
testes
normas
creativity
psychological evaluation
tests
standards
title_short Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
title_full Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
title_fullStr Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
title_full_unstemmed Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
title_sort Teste brasileiro de criatividade infantil: normatização de instrumento no ensino fundamental
author Nakano, Tatiana de Cássia
author_facet Nakano, Tatiana de Cássia
author_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakano, Tatiana de Cássia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wechsler, Solange Muglia
contributor_str_mv Wechsler, Solange Muglia
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
avaliação psicológica
testes
normas
creativity
psychological evaluation
tests
standards
topic criatividade
avaliação psicológica
testes
normas
creativity
psychological evaluation
tests
standards
description A criatividade tem sido uma característica muito valorizada e encontrar formas de medi-la tem sido desafio para muitos pesquisadores. Este estudo visou a coleta de dados para normatização do Teste Brasileiro de Criatividade Figural. Participaram 1426 estudantes (672F/754M), de 1ª a 8ª série do Ensino Fundamental, provenientes de escolas públicas e particulares das regiões Sudeste (n=476, 232F/244M), Nordeste (n=496, 219F/277M) e Centro-Oeste (n=454, 220F/234M). O instrumento é composto por três atividades que devem ser respondidas sob a forma de desenhos a partir dos estímulos propostos, tendo sido aplicado de forma coletiva em sala de aula. Permite avaliar 13 indicadores cognitivos e emocionais da criatividade: Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Fantasia, Movimento, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Uso de Contexto, Combinações, Extensão de Limites e Títulos Expressivos, além dos Índices Criativos Figurais I (soma das quatro primeiras características consideradas cognitivas) e Índice Criativo Figural II (soma de todas as características, cognitivas e emocionais). Ao se comparar os resultados por meio da Análise da Variância encontrou-se efeitos significativos das variáveis série (F=6,93, p≤0,000) em todas as características criativas com exceção de Combinações, região (F=7,09, p≤0,000) em nove das quinze características e sexo (F= 7,08, p≤0,000) em cinco características. Tais dados confirmaram a necessidade de serem apresentadas normas de interpretação específicas, permitindo que os resultados obtidos sejam adequadamente interpretados através de normas representativas por sexo, série e região de moradia.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-06-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-16T18:39:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15615
dc.identifier.lattes.none.fl_str_mv 8092049870780985
url http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15615
identifier_str_mv 8092049870780985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
publisher.none.fl_str_mv PUC-Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
instname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron:PUC_CAMP
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
instacron_str PUC_CAMP
institution PUC_CAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15615/1/ccv_ppgpsico_dr_Tatiana_CK.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d89c050bc1e18f551a7f6870f68a2207
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)
repository.mail.fl_str_mv sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.br
_version_ 1796790716054110208