Criatividade figural: proposta de um instrumento de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakano, Tatiana de Cássia
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS
Texto Completo: http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15810
Resumo: A criatividade é um fenômeno multidimensional, cada vez mais valorizado como forma de promover o desenvolvimento completo do indivíduo. Considerando o desenho como uma das formas de expressão da criatividade, o objetivo deste estudo foi a criação de um instrumento de avaliação da criatividade figural e a determinação da sua validade e precisão. A amostra foi composta por 120 crianças, 60M e 60F, de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. Os instrumentos foram dois testes de criatividade figural: Pensando Criativamente com Figuras de Torrance, validado e padronizado para a população brasileira por Wechsler (2002) e Teste Brasileiro de Criatividade Figural, criado como resultado deste estudo, compostos por três atividades que devem ser respondidas sob a forma de desenhos a partir de estímulos propostos, permitindo avaliar os indicadores da criatividade (Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Movimento, Fantasia, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Uso de Contexto, Extensão de Limites, Títulos Expressivos, Índice Criativo Figural I (soma das quatro primeiras características, consideradas cognitivas) e Índice Criativo Figural II (soma de todas as características, englobando cognitivas e afetivas), corrigidas de acordo com o manual de Wechsler (2002), com exceção da categoria Originalidade, pela necessidade de quantificação baseada na amostra estudada. Ao se comparar os resultados por meio da validade simultânea, pela Correlação de Pearson, encontrou-se relações variando de 0,81 a 0,94 para todas as características criativas avaliadas, e entre 0,84 e 0,99 de precisão, por meio do teste e reteste. A Análise Univariada da Variância demonstrou que existem efeitos de sexo (F=10,02; p<=0,00), série (F=7,07; p<=0,00) e da interação destas duas variáveis (F=5,55; p<=0,00) no desempenho dos participantes, demonstrando a necessidade de se apresentar, em estudos futuros, normas de interpretação específicas por sexo e nível de escolaridade.
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Os instrumentos foram dois testes de criatividade figural: Pensando Criativamente com Figuras de Torrance, validado e padronizado para a população brasileira por Wechsler (2002) e Teste Brasileiro de Criatividade Figural, criado como resultado deste estudo, compostos por três atividades que devem ser respondidas sob a forma de desenhos a partir de estímulos propostos, permitindo avaliar os indicadores da criatividade (Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Movimento, Fantasia, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Uso de Contexto, Extensão de Limites, Títulos Expressivos, Índice Criativo Figural I (soma das quatro primeiras características, consideradas cognitivas) e Índice Criativo Figural II (soma de todas as características, englobando cognitivas e afetivas), corrigidas de acordo com o manual de Wechsler (2002), com exceção da categoria Originalidade, pela necessidade de quantificação baseada na amostra estudada. Ao se comparar os resultados por meio da validade simultânea, pela Correlação de Pearson, encontrou-se relações variando de 0,81 a 0,94 para todas as características criativas avaliadas, e entre 0,84 e 0,99 de precisão, por meio do teste e reteste. A Análise Univariada da Variância demonstrou que existem efeitos de sexo (F=10,02; p<=0,00), série (F=7,07; p<=0,00) e da interação destas duas variáveis (F=5,55; p<=0,00) no desempenho dos participantes, demonstrando a necessidade de se apresentar, em estudos futuros, normas de interpretação específicas por sexo e nível de escolaridade.Creativity is a multidimensional phenomenon, being an importance aspect to promote the development complete of the person. Considering the drawing as one of the forms of expression of the creativity, the purpose of this study was to create an instrument for evaluate figural creativity among Brazilian children and to investigate the validity and reliability of this instruments. The sample was composed by 120 children, 60 male, 60 female, who were estuding at public Brazilian middle school located in Sao Paulo state. The instruments used were Thinking Creatively with Pictures of Torrance (1990) which had been valited by Wechsler (2002) to the Brazilian culture and another test, Brazilian Test of Figural Creativity, as resulted of this study. Both are tests are comprised of three activities that have to be answered under the form of drawings allowing to evaluate following creative characteristcs: fluency, flexibility, elaboration, originality, emotional expression, movement, fantasy, uncommon perspective, internal perspective, expressiveness of titles, extension of boundaries and synthesis of ideas. Both tests were administred in group situations and scored by trained psychology students and professionals in accordance with the scoring by Wechsler (2002), with exception of the Originality category, due to the need categorizing this dimension within the sample. Concurrent validity for the Brazilian instrument was verified through Pearson Correlation (r=0,81-0,94; p<=0,000). Reliability coefficient for the Brazilian test of figural ranged from r=0,84-0,99 (p<=0,000). Concluding, the Brazilian test of figural creativity had validity and reliability, and need to be normed in order to be used for psychologist to assess Brazilian children´s creativity.porPUC-Campinascriatividadeavaliação psicológicatestescreativitypsychological evaluationtestsCriatividade figural: proposta de um instrumento de avaliaçãoBrazilian test of figural creativity: instrument proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINASinstname:Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)instacron:PUC_CAMP8649532766623043Tonelotto, Josiane Maria de FreitasPrimi, Ricardo79806527993570545114152079911903CCV – Centro de Ciências da VidaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaORIGINALccv_ppgpsico_me_Tatiana_CN.pdf.pdfccv_ppgpsico_me_Tatiana_CN.pdf.pdfapplication/pdf2890688http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/bitstream/123456789/15810/1/ccv_ppgpsico_me_Tatiana_CN.pdf.pdf558573651d599a45de17dd0ed6b8f279MD51123456789/158102022-09-02 11:36:13.934oai:repositorio.sis.puc-campinas.edu.br:123456789/15810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/oai/requestsbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.b||sbi.bibliotecadigital@puc-campinas.edu.bropendoar:48862022-09-02T14:36:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_CAMPINAS - Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS)false
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